O Jogo Psicomotor – Psicomotricidade psicodinâmica

R$138,00

ISBN 978-85-7854-548-2

Autor: Mauro Vecchiato

Formato: 17x24cm

448 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2022

Resumo:

Mauro Vecchiato é um dos mais importantes pesquisadores da Psicomotricidade na Itália. Nesta obra, ele apresenta, de maneira didática, todo saber que vivenciou por meio do trabalho na Educação Física, da sua atuação como psicomotricista e formador e da sucessiva prática como psicólogo e pesquisador.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, o enfoque do autor é sobre a linguagem corporal, o significado do tônus muscular e as posturas como formas privilegiadas da criança comunicar-se e relacionar-se.

Na segunda parte, ele realiza um aprofundamento sobre as expressivas tipologias do jogo psicomotor – o sensório-motor, o jogo simbólico e o de socialização – e a importância dessas instâncias para o favorecimento do processo de maturação, que são cuidadosamente explicitadas neste trabalho.

A terceira parte é inteiramente dedicada ao método e às aplicações na educação, psicoprofilaxia e terapia. Nesse momento, há uma grande seção dedicada à definição das condições de funcionamento para implementar um programa de Psicomotricidade projetado para as diversas faixas etárias da criança, sobre as principais dificuldades que encontra durante o crescimento e sobre as estratégias para superá-las.

Categoria:

Descrição

Mauro Vecchiato nasceu em Veneza, em 1957. Trabalhou inicialmente como professor de Educação Física e, mais tarde, como psicólogo. Especialização em Educação e Terapia Psicomotora. Atualmente, é uma das vozes mais originais na área da Psicomotricidade na Itália. Diretor do Istituto Italiano di Psicologia della Relazione, onde trabalha como terapeuta e docente. Ensina Reabilitação e Semiótica Psicomotora na Universidade de Pádova. Coordena cursos de formação na Itália, na Espanha e em países da América do Sul. Realizou inúmeros estágios e seminários de formação na Europa e no Brasil. Entre as suas publicações, estão “Psicomotricidade Relacional e Terapia” (Porto Alegre, 1989) e “Terapia Psicomotora” (UNB 2003).

 

Sumário

Prefácio: Prof. Antonio Condini ……………………………………………………     19

Introdução: Dr. Mauro Vecchiato …………………………………………………     23

PRIMEIRA PARTE

A LINGUAGEM DO CORPO ……………………………………………………………………………     31

        CAPÍTULO 1 – TÔNUS MUSCULAR ………………………………………………………     33

        1.1 BASES NEURO E PSICOFISIOLÓGICAS …………………………………………….     33

        1.2 TÔNUS MUSCULAR E SISTEMAS FISIOLÓGICOS ……………………………     40

        1.3 A PASSAGEM DO SOMÁTICO AO PSÍQUICO …………………………………     43

        1.4 TÔNUS DE FUSÃO …………………………………………………………………………….     52

        1.5 TÔNUS DE DIFUSÃO …………………………………………………………………………     55

          1.5.1 Tônus de difusão centrípeta …………………………………………………………………       57

          1.5.2 Tônus de difusão centrífuga ………………………………………………………………..       57

        CAPÍTULO 2 – O DIÁLOGO TÔNICO ……………………………………………………     59

        2.1 DIÁLOGO TÔNICO FUSIONAL …………………………………………………………     60

        2.2 DIÁLOGO TÔNICO DE DIFUSÃO ……………………………………………………..     61

        2.3 ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DO DESEJO ……………………………..     62

          2.3.1 A necessidade real ………………………………………………………………………………       64

          2.3.2 A representação do desejo ………………………………………………………………….       64

        2.4 DIÁLOGO TÔNICO POR MEIO DO RITMO ………………………………………     65

        CAPÍTULO 3 – TÔNUS MUSCULAR E
PSICOPATOLOGIA DE RELAÇÕES PRIMÁRIAS …………………………………..     69

        3.1 O TÔNUS NA PSICOSE SIMBIÓTICA ……………………………………………….     69

        3.2 O TÔNUS NAS PSICOSES GENÉRICAS …………………………………………….     70

        3.3 TÔNUS NO AUTISMO ………………………………………………………………………     71

          3.3.1 Autismo primário ………………………………………………………………………………..        71

          3.3.2 Autismo secundário ……………………………………………………………………………       72

        3.4 TÔNUS NO COMPORTAMENTO NEURÓTICO ……………………………….     73

          3.4.1 Inibição ………………………………………………………………………………………………       73

          3.4.2 Agressividade ……………………………………………………………………………………..       74

        3.5 TÔNUS NOS MENORES DISTÚRBIOS DO MOVIMENTO ……………….     76

        CAPÍTULO 4 – A POSTURA CORPORAL ………………………………………………     77

        4.1 O CORPO OBJETO PARCIAL …………………………………………………………….     78

        4.2 O CORPO OBJETO TOTAL ………………………………………………………………..     80

        4.3 O CORPO OBJETO PARCIAL BOM/MAU …………………………………………     83

        4.4 O CORPO OBJETO TOTAL BOM/MAU …………………………………………….     84

        4.5 AS POSTURAS CORPORAIS DE ORIGEM FILOGENÉTICA ……………….     87

          4.5.1 O sorriso do terceiro mês e as posturas de abertura e contato ……………..       88

          4.5.2 A angústia do oitavo mês e as posturas de fuga e agressão …………………        91

          4.5.3 A oposição do décimo oitavo mês e as posturas

          de ofensiva e de afirmação ………………………………………………………………………….       94

        4.6 POSTURAS FUSIONAIS …………………………………………………………………….     96

          4.6.1 Posturas fusionais introvertidas ……………………………………………………………       97

          4.6.2 Posturas fusionais extrovertidas …………………………………………………………..       98

        4.7 POSTURAS DE DIFUSÃO …………………………………………………………………..   101

          4.7.1 Postura supina …………………………………………………………………………………….      102

          4.7.2 Postura prono …………………………………………………………………………………….      104

          4.7.3 Postura de sentar-se …………………………………………………………………………..      106

          4.7.4 A quadrupedia ……………………………………………………………………………………      108

          4.7.5 Caminhada e corrida …………………………………………………………………………..      109

          4.7.6 A postura dos braços ………………………………………………………………………….       111

          4.7.7 A postura das pernas e dos pés …………………………………………………………..       111

        4.8 DIÁLOGO POSTURAL ……………………………………………………………………….   114

          4.8.1 Posturas de suporte e/ou complementariedade …………………………………..      115

          4.8.2 Posturas de simultaneidade e compartilhamento …………………………………      116

        CAPÍTULO 5 – ESQUEMA, IMAGEM E CONSCIÊNCIA CORPORAL ….    119

        5.1 O ESQUEMA CORPORAL ………………………………………………………………….   119

        5.2 IMAGEM CORPORAL ………………………………………………………………………..   120

        5.3 A CONSCIÊNCIA CORPORAL ……………………………………………………………   121

        5.4 LINGUAGEM ANALÓGICA DO CORPO ……………………………………………   123

SEGUNDA PARTE

O JOGO PSICOMOTOR …………………………………………………………………………………..   129

INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………………………..   129

        CAPÍTULO 6 – O JOGO SENSÓRIO-MOTOR ………………………………………    139

        6.1 JOGO SENSÓRIO-MOTOR CENTRÍPETO SETORIAL ……………………….   141

          6.1.1 Jogos de contato consigo mesmo ………………………………………………………..      141

          6.1.2 Jogos de contato externo …………………………………………………………………….      143

          6.1.3 Jogos de preensão ………………………………………………………………………………      143

          6.2 JOGO SENSÓRIO-MOTOR CENTRÍPETO GLOBAL ………………………….   144

          6.2.1 Jogos de equilíbrio – desequilíbrio ……………………………………………………….     144

          6.2.2 O balanço …………………………………………………………………………………………..      145

          6.2.3 A queda ……………………………………………………………………………………………..      146

          6.2.4 A cambalhota ……………………………………………………………………………………..      146

          6.2.5 Jogos de deslocamento ………………………………………………………………………      147

          6.2.6 O escorregar ………………………………………………………………………………………      147

          6.2.7 O rolar ……………………………………………………………………………………………….      148

          6.2.8 O girar sobre si mesmo ………………………………………………………………………      148

          6.2.9 O saltitar com os pés juntos ………………………………………………………………..      149

        6.3 JOGO SENSÓRIO-MOTOR CENTRÍFUGO SETORIAL ………………………   150

          6.3.1 Tocar para descobrir ……………………………………………………………………………      150

          6.3.2 Tocar para manipular – possuir ……………………………………………………………      150

        6.4 JOGO SENSÓRIO-MOTOR CENTRÍFUGO GLOBAL …………………………   151

          6.4.1 Jogos de deslocamento ……………………………………………………………………….      151

          6.4.2 O engatinhar ………………………………………………………………………………………      151

          6.4.3 O passo e a corrida …………………………………………………………………………….      152

          6.4.4 O esbarrão …………………………………………………………………………………………      153

          6.4.5 O erguer-se ………………………………………………………………………………………..      154

          6.4.6 A escalada ………………………………………………………………………………………….      154

          6.4.7 O salto para baixo ………………………………………………………………………………      155

          6.4.8 Penetrar nas cavidades, preencher e esvaziar ………………………………………      156

        CAPÍTULO 7 – O JOGO SIMBÓLICO …………………………………………………….    159

        7.1 OS PROCESSOS ANALÓGICOS ……………………………………………………….   161

          7.1.1 Simbologia própria da área cognitivo-social …………………………………………      161

          7.1.2 Simbologia própria da área emotivo-afetiva …………………………………………      162

          7.1.3 Analogia dos objetos – objetual …………………………………………………………..      164

          7.1.4 Analogia espacial ………………………………………………………………………………..      166

          7.1.5 Analogia temporal ………………………………………………………………………………      168

          7.1.6 Analogia de sensação ………………………………………………………………………….      171

          7.1.7 Analogia de função e relação ………………………………………………………………      173

          7.2 AS FIGURAS RETÓRICAS …………………………………………………………………..   175

          7.2.1 A comparação …………………………………………………………………………………….      177

          7.2.2 A metáfora …………………………………………………………………………………………      178

          7.2.3 A alegoria …………………………………………………………………………………………..      180

          7.2.4 A metonímia ………………………………………………………………………………………      182

          7.2.5 A sinédoque ……………………………………………………………………………………….      183

          7.2.6 A hipérbole ………………………………………………………………………………………..      184

          7.2.7 A sinestesia ………………………………………………………………………………………..      186

          CAPÍTULO 8 – O JOGO DE SOCIALIZAÇÃO ………………………………………..    189

        8.1 OS COMPORTAMENTOS PROTOSSOCIAIS ……………………………………   191

          8.1.1 A interrupção da ação ………………………………………………………………………….      192

          8.1.2 A aproximação ……………………………………………………………………………………      193

          8.1.3 O lançamento de objetos …………………………………………………………………….      193

          8.1.4 Pegar e trazer para perto de si …………………………………………………………….      194

          8.2 OS COMPORTAMENTOS METASSOCIAIS ………………………………………   195

          8.2.1 Jogo de aparecer – desaparecer …………………………………………………………..      195

          8.2.2 Jogo de tomar e dar ……………………………………………………………………………      196

          8.2.3 A imitação ………………………………………………………………………………………….      198

        8.3 A FORMAÇÃO DO GRUPO E SUA EVOLUÇÃO ………………………………   199

        8.3.1 Dimensão fusional ………………………………………………………………………………     200

          8.3.2 Dimensão afirmativa …………………………………………………………………………..      201

          8.3.3 O líder ………………………………………………………………………………………………..     202

          8.3.4 O gregário ………………………………………………………………………………………….     203

          8.3.5 O líder complementar …………………………………………………………………………     204

          8.3.6 Mudança cíclica de líder ……………………………………………………………………..     205

          8.3.7 Os subgrupos funcionais …………………………………………………………………….     206

          8.3.8 Os novos grupos ………………………………………………………………………………..     207

          8.3.9 O personagem ……………………………………………………………………………………     208

        8.4 JOGOS DE GRUPO ……………………………………………………………………………   210

        8.4.1 Grupos de interesse …………………………………………………………………………….      210

          8.4.2 Grupos de identidade de gênero …………………………………………………………      214

          8.4.3 Jogos de personagens ………………………………………………………………………..      215

          8.4.4 Jogos de papéis e profissões ………………………………………………………………      217

          8.4.5 Jogos triangulares ………………………………………………………………………………      219

          8.4.6 Jogos de habilidade ……………………………………………………………………………     220

          8.4.7 Jogos de equipe …………………………………………………………………………………      221

          8.4.8 As histórias animadas e as dramatizações ……………………………………………     222

TERCEIRA PARTE

O MÉTODO ………………………………………………………………………………………………………   225

        CAPÍTULO 9 – ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO
DA RELAÇÃO PSICOMOTORA ……………………………………………………………..   227

        9.1 A ESCUTA …………………………………………………………………………………………   227

        9.2 A OBSERVAÇÃO ………………………………………………………………………………   228

        9.3 A IMITAÇÃO …………………………………………………………………………………….   230

        9.4 A EMPATIA ……………………………………………………………………………………….   232

        CAPÍTULO 10 – A RELAÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO …………   235

        10.1 A RELAÇÃO PSICOMOTORA NA CRECHE-BERÇÁRIO …………….   238

        10.1.1 Os pequeninos (8 a 18 meses) …………………………………………………………….     239

          10.1.2 Os semilactantes (18 a 24 meses) ………………………………………………………..     244

          10.1.3 Os pós-lactantes (2 a 3 anos) ……………………………………………………………..     250

          10.2 A RELAÇÃO PSICOMOTORA NO JARDIM DA INFÂNCIA ………   256

          10.2.1 As crianças pequenas e as médias (3 a 4 anos) ……………………………………     258

          10.2.2 As crianças médias e as grandes (4 a 6 anos) ……………………………………..      261

        10.3 A RELAÇÃO PSICOMOTORA NO ENSINO FUNDAMENTAL I ..   268

        10.3.1 Os primeiros anos (6 a 7 anos) ……………………………………………………………     269

          10.3.2 Os anos seguintes (8 a 10 anos) …………………………………………………………     278

        10.4 A RELAÇÃO PSICOMOTORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
E ENSINO MÉDIO ………………………………………………………………………………….   284

        CAPÍTULO 11 – A RELAÇÃO PSICOMOTORA NA PSICOPROFILAXIA   287

        11.1 PSICOPROFILAXIA NA CRECHE-BERÇÁRIO ………………………………   295

        11.1.1 Psicoprofilaxia com os pequenos (8 a 18 meses) …………………………………..     295

          11.1.2 Psicoprofilaxia com os semilactantes (18 a 24 MESES) ………………………….     304

          11.1.3 Psicoprofilaxia com os pós-lactantes (24 a 36 MESES) ………………………….     307

11.2 PSICOPROFILAXIA NO JARDIM DE INFÂNCIA …………………………   310

          11.2.1 Crise de integração …………………………………………………………………………….      310

          11.2.2 Crise de confronto ……………………………………………………………………………..      312

          11.2.3 Os Múltiplos recursos …………………………………………………………………………      313

          11.2.4 A crise edípica ……………………………………………………………………………………      315

          11.2.5 Comportamentos regressivos–agressivos ……………………………………………      318

          11.2.6 A hiperafirmação da identidade de gênero …………………………………………      319

        11.3 PSICOPROFILAXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ……………………   322

        11.3.1 Ciclotimia do comportamento e do humor ………………………………………….     324

          11.3.2 As somatizações ………………………………………………………………………………..     326

          11.3.3 As confabulações e verbalizações ……………………………………………………….     327

          11.3.4 Os excessos de gregarismo e individualismo ………………………………………     329

        CAPÍTULO 12 – A RELAÇÃO PSICOMOTORA NA TERAPIA ………………   335

        12.1 MODALIDADE INDIRETA ……………………………………………………………..   336

        12.2 MODALIDADE DIRETA …………………………………………………………………   338

        CAPÍTULO 13 – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
DA SESSÃO DE PSICOMOTRICIDADE …………………………………………………   343

        13.1 O TEMPO DA SESSÃO DE PSICOMOTRICIDADE ……………………..   345

        13.2 AS FASES DA SESSÃO DE PSICOMOTRICIDADE ……………………..   349

          13.2.1 A fase inicial ………………………………………………………………………………………     350

          13.2.2 A fase central …………………………………………………………………………………….     350

          13.2.3 A fase final da sessão …………………………………………………………………………     354

        13.3 OS RITUAIS …………………………………………………………………………………….   355

        13.3.1 O ritual inicial …………………………………………………………………………………….     356

          13.3.2 O ritual de encerramento …………………………………………………………………..     357

          13.4 O ESPAÇO DA SESSÃO DE PSICOMOTRICIDADE …………………….   358

        13.5 O MATERIAL NA SESSÃO DE PSICOMOTRICIDADE ……………….   361

        CAPÍTULO 14 – A AVALIAÇÃO PSICOMOTORA …………………………………    371

        14.1 AS BASES EPISTEMOLÓGICAS ……………………………………………………   371

        14.2 O MODELO TEÓRICO …………………………………………………………………..   378

        14.2.1 AS Categorias cognitivas…………………………………………………………………….     380

          14.2.2 O jogo psicomotor ……………………………………………………………………………     380

          14.2.3 O desempenho psicomotor ……………………………………………………………….      381

          14.3 A TABELA DE OBSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO ……………………………..   382

        14.4 A AVALIAÇÃO NA CRECHE-BERÇÁRIO ……………………………………..   384

        14.4.1 Tabela de avaliação: 8 a 18 meses ………………………………………………………     384

          14.4.2 Tabela de avaliação 18 a 36 meses ……………………………………………………..     388

        14.5 A AVALIAÇÃO NA ESCOLA INFANTIL ……………………………………….   392

        14.6 A AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I …………………………   396

        14.7 O MODELO METODOLÓGICO ……………………………………………………   400

        14.7.1 Observação participante …………………………………………………………………….      401

          14.7.2 O desenvolvimento psicomotor …………………………………………………………     402

          14.7.3 O tempo da observação …………………………………………………………………….     404

        14.8 A AVALIAÇÃO NO ÂMBITO EDUCATIVO ………………………………….   405

        14.8.1 Verificação da situação inicial ……………………………………………………………..     405

          14.8.2 Verificação no meio do percurso psicomotor ……………………………………..     406

          14.8.3 Avaliação final …………………………………………………………………………………..     406

        14.9 A AVALIAÇÃO EM PSICOPROFILAXIA ……………………………………….   407

          14.9.1 Verificação da situação inicial ……………………………………………………………..     408

          14.9.2 Verificações mensais sobre as modalidades do jogo psicomotor …………     409

          14.9.3 A supervisão ……………………………………………………………………………………..     409

          14.9.4 Avaliação final …………………………………………………………………………………..      410

          14.10 A AVALIAÇÃO NA TERAPIA ………………………………………………………..   410

        14.10.1 A anamnese ……………………………………………………………………………………..      411

          14.10.2 A avaliação específica ………………………………………………………………………      411

          14.10.3 A observação psicomotora ……………………………………………………………….      411

          14.10.4 Avaliação do percurso psicomotor ……………………………………………………      412

          14.10.5 Supervisão ……………………………………………………………………………………….      413

          14.10.6 Avaliação familiar …………………………………………………………………………….     414

          14.10.7 Avaliação final ………………………………………………………………………………….     414

          14.10.8 Avaliação específica …………………………………………………………………………      415

          14.10.9 Avaliação geral ………………………………………………………………………………..      415

Apêndice ……………………………………………………………………………………   417

       

Programas de educação psicomotora …………………………………………..   428

       

Referências ………………………………………………………………………………..   443

 

Informação adicional

Peso 0,800 kg
Dimensões 17 × 24 × 4 cm

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