Dificuldades de Coordenação Psicomotora na Criança – A organização práxica e a dispraxia infantil

R$98,00

ISBN 978-85-7854-274-0

Autor: Vitor da Fonseca

Formato: 17x24cm

308 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014

Resumo:

O livro dedica-se ao estudo teórico e clínico das dificuldades de coordenação psicomotora na criança, essencialmente, aos aspectos do seu diagnóstico, visando compreender o papel das perturbações do desenvolvimento psicomotor no seu equilíbrio emocional, no seu potencial de aprendizagem e na sua adaptação social.

Tendo em consideração que a ação na criança está no coração da sua sociabilização e da sua aprendizagem, as dificuldades de coordenação podem efetivamente complicar múltiplas facetas do seu desenvolvimento integral.

Muitas destas dificuldades coordenativas, que se podem manifestar nas atividades da vida diária, nos jogos, nos desportos, nas aprendizagens expressivas da dança e da música e, também, na escola, especialmente no desenho, na arte ou na escrita, podem causar muitas preocupações aos pais e muitas frustrações às crianças.

Categoria:

Descrição

Currículo do autor:

Vitor da Fonseca é professor catedrático agregado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestem (Evanston – Chicago).

Especializado em Psicopedagogia, Neuropsicologia e Psicomotricidade, tem sido responsável clínico ao longo de 30 anos, em vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados, dedicados a crianças com atrasos de desenvolvimento e a crianças com as mais diversas dificuldades desenvolvimentais.

Desenvolve ações de formação há vários anos com professores, psicólogos, médicos e terapeutas no país e no estrangeiro, especialmente no Brasil.

É autor de várias obras e artigos no domínio da Psicomotricidade, da Antropologia, das perturbações do desenvolvimento, das dificuldades de aprendizagem, da estimulação precoce, da educação especial e inclusiva, da Psicopedagogia geral e especial, da Neuropsicologia e da educação cognitiva, publicados em Portugal e no estrangeiro.

É formador especializado pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação (com sede em Paris), pela qual foi distinguido com o título de professor Honoris Causa em 2010.

Exerce consultoria clínica e realiza conferências e cursos de formação especializada em perturbações do desenvolvimento, Psicomotricidade, dificuldades de aprendizagem, educabilidade cognitiva  e Neuropsicopedagogia.

Sumário:

  1. – Introdução à noção de Praxia como paradigma entre o Psiquismo e a Motricidade
  2. – Concepção neuropsicológica da praxia em Wallon
  3. – Concepção neurofuncional da praxia em Luria
  4. – As três unidades funcionais e os sete  módulos psicomotores da Organização Práxica

4.1. – Concepção Sistémica da Praxia e da Dispraxia

4.2. – Primeira Unidade da Tonicidade e da Postura

4.2.1. – Módulo da Tonicidade

4.2.2. – Módulo da Postura

4.3. – Segunda Unidade da Somatognosia e da Ecognosia

4.3.1. – Módulo da Lateralização

4.3.2. – Módulo da Somatognosia

4.3.3. – Módulo da Ecognosia: objeto, espaço e tempo

4.4. – Terceira Unidade da Planificação e da Execução Práxica

4.4.1. – Módulo da Praxia global (macropraxia)

44.2. – Módulo da Praxia fina (micropraxia)

  1. – Implicações da Organização Práxica para a avaliação dinâmica e para a Intervenção

5.1. – Implicações para a Avaliação Psicomotora Dinâmica

5.2. – Implicações para a Intervenção Psicomotora (reeducativa e o terapêutica)

 

 

Informação adicional

Peso 0,550 kg
Dimensões 17 × 24 × 3 cm

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