Descrição
Vítor da Fonseca
Professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação Especial e Reabilitação e agregado em Perturbações do Desenvolvimento Humano. Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestern (Evanston – Chicago – Estados Unidos). Psicopedagogo. Psicomotricista. É responsável clínico ao longo de 30 anos por mais de 3.500 casos, em vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados. Desenvolve ações de formação há vários anos com professores, psicólogos, médicos e terapeutas no país e no estrangeiro. Autor de várias obras e artigos no domínio da Psicomotricidade, da Antropologia, das perturbações do desenvolvimento humano, das dificuldades de aprendizagem, da intervenção precoce, da educação especial, da Neuropsicopedagogia e da Educação Cognitiva, publicados em Portugal e no estrangeiro. Formador internacional em Psicomotricidade pela OIPR (Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação), em dificuldades de aprendizagem pela IARLD (International Academy for Research in Learning Disabilities) e em programas de intervenção cognitiva, para os Ensinos Pré-Escolar, Primário e Secundário, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e de formação.
sumário
Prefácio – Marta Relvas………………………………………. 9
Apresentação…………………………………………………. 11
- O Papel da Educabilidade Cognitiva
e da Neuropsicopedagogia ………………………………….. 15
- Cognição e Inteligência:
alguns paradigmas diferenciados …………………………… 19
- Transmissão Cultural Intergeracional:
papel da imitação e da intersubjetividade ……………….. 25
- Neuropsicopedagogia e Aprendizagem ……………….. 31
- Tríade Neurofuncional da Aprendizagem: funções
cognitivas, conativas, ou emocionais, e executivas ……. 51
- Especialização Hemisférica, Dominância Manual
e Aprendizagem Escolar …………………………………….. 65 - Automaticidade, Fluência e Cerebelo:
papel da prática deliberada …………………………………. 75
- Inteligências Múltiplas …………………………………… 99
- Genética e Cognição …………………………………….. 109
- Perfectibilidade e Excelência Cognitiva …………….. 119
- Processo Ensino-Aprendizagem:
o ser ensinante e o ser aprendente ………………………… 159
- Escola Cognitiva ………………………………………… 175
- Repensar o Sucesso Escolar
à luz da Neuropsicopedagogia ……………………………… 203
Posfácio …………………………………………………………. 211
Referências 215
Avaliações
Não há avaliações ainda.