Descrição
Rogério Drago
Pós-doutor em Educação pelo PPGE/CE/UFES. Doutor em Educação pela PUC-Rio. Mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES. Professor associado IV do Centro de Educação e do PPGE/CE/UFES.
Israel Rocha Dias
Pós-doutor. Doutor e mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES. Professor do Atendimento Educacional Especializado do Município de Vila Velha – ES.
Yasmin Rocha dos Santos
Doutoranda e mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES. Professora do Atendimento Educacional Especializado do Município de Cariacica – ES.
PREFÁCIO 11
PALAVRAS INICIAIS 15
INTRODUÇÃO 1 – SÍNDROME DE SMITH-LEMLI-OPITZ 17
INTRODUÇÃO 2 – SÍNDROME DE JOUBERT 21
PARTE 1 – SÍNDROME DE SMITH-LEMLI-OPITZ 25
1.1 – CARACTERIZAÇÃO GERAL 27
1.2 – ASPECTOS GENOTÍPICOS E FENOTÍPICOS 31
1.3 – FILIPE E SEU COTIDIANO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 34
1.4 – FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: CONVERSANDO COM AS CATEGORIAS 52
PARTE 2 –
SÍNDROME DE JOUBERT 63
2.1 ASPECTOS GENOTÍPICOS E FENOTÍPICOS 65
2.2 LUNA SOB OLHAR HUMANIZADO DAQUELES QUE COMPARTILHAM SEU COTIDIANO 79
2.3 INCLUSÃO, APRENDIZADO, DESENVOLVIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 84
2.3.1 SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR 84
2.3.2 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO 97
2.3.3 PRÁTICAS PEGAGÓGICAS 112
ARROZOADOS REFLEXIVOS DOS AUTORES 125
REFERÊNCIAS 129
SOBRE OS AUTORES 136
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