Síndrome de Smith-Lemli-Opitz e Síndrome de Joubert – Aprendizagem, desenvolvimento e processo inclusivos

R$64,00

ISBN 978-85-7854-613-7

Autores: Israel Rocha Dias / Yasmin Rocha dos Santos / Rogério Drago

Formato: 14x21cm

140 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2023

Resumo:

A inclusão escolar de pessoas com deficiência que compõem o público-alvo da Educação Especial é uma realidade da qual não se pode mais fugir. Entretanto, ainda temos percebido muito desconhecimento por parte dos profissionais da educação de quem realmente são esses sujeitos. Pesquisas na área médica têm sido feitas todos os dias e têm dado as características que podem ser encontradas nos manuais, como o CID-10 e o DSM. Mas, e no contexto escolar, social, histórico e cultural, onde estão e como são tratados esses sujeitos? E, mais especificamente, sujeitos com síndromes raras, será que são conhecidos? Que trabalho recebem? São visibilizados ou invisíveis dentro da escola?

Estas e tantas outras questões movem a existência deste livro. E, por moverem nossos interesses de pesquisa, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão – GEPEI, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, tem se debruçado em mostrar que essas pessoas existem além dos manuais médicos. Elas estão na escola, elas são cidadãs de direito, elas merecem ser reconhecidas e receberem uma educação de qualidade e, para isso, precisam ter suas particularidades e peculiaridades desveladas. Este livro se propõe a isto: desvelar duas síndromes pouco conhecidas pelo público e pelos profissionais da educação.

Descrição

Rogério Drago

Pós-doutor em Educação pelo PPGE/CE/UFES. Doutor em Educação pela PUC-Rio. Mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES. Professor associado IV do Centro de Educação e do PPGE/CE/UFES.

 

Israel Rocha Dias

Pós-doutor. Doutor e mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES. Professor do Atendimento Educacional Especializado do Município de Vila Velha – ES.

 

Yasmin Rocha dos Santos

Doutoranda e mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES. Professora do Atendimento Educacional Especializado do Município de Cariacica – ES.

 

PREFÁCIO                           11

PALAVRAS INICIAIS                       15

 

INTRODUÇÃO 1 – SÍNDROME DE  SMITH-LEMLI-OPITZ                 17

 

INTRODUÇÃO 2 –  SÍNDROME DE JOUBERT                        21

 

PARTE 1 – SÍNDROME DE  SMITH-LEMLI-OPITZ                 25

1.1 – CARACTERIZAÇÃO GERAL                 27

1.2 – ASPECTOS GENOTÍPICOS E FENOTÍPICOS                  31

1.3 – FILIPE E SEU COTIDIANO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO                          34

1.4 – FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: CONVERSANDO COM AS CATEGORIAS                     52

 

PARTE 2 –

SÍNDROME DE JOUBERT                              63

2.1 ASPECTOS GENOTÍPICOS E FENOTÍPICOS                     65

2.2 LUNA SOB OLHAR HUMANIZADO DAQUELES QUE COMPARTILHAM SEU COTIDIANO                            79

2.3 INCLUSÃO, APRENDIZADO, DESENVOLVIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS                            84

2.3.1 SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR                            84

2.3.2 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO                   97

2.3.3 PRÁTICAS PEGAGÓGICAS                                112

 

 

ARROZOADOS REFLEXIVOS  DOS AUTORES                        125

 

REFERÊNCIAS                    129

 

SOBRE OS AUTORES                      136

 

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

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