Estudos e pesquisas sobre síndromes – relatos de casos

R$72,00

ISBN 978-85-7854-263-4

Organizador: Rogério Drago

Formato: 14x21cm

236 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2013

Resumo:

O Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação e Inclusão – GEPEI, vinculado à Linha de Pesquisa de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, tem se debruçado sobre estudos que têm como foco analítico os processos de inclusão escolar de sujeitos com deficiência (mental, física, sensorial) e transtornos globais do desenvolvimento, principalmente como foco em síndromes raras e, às vezes, não tão raras, mas que ainda causam muitas dúvidas, incertezas e ansiedade nos profissionais da educação. Essas dúvidas, incertezas e ansiedades geralmente são causadas pelo desconhecimento das potencialidades desses indivíduos, por vezes únicos.

Assim, neste livro, trazemos estudos que têm a intenção de promover uma discussão sobre os conhecimentos, as experiências e o trabalho pedagógico desenvolvido com sujeitos sociais que apresentam síndromes peculiares e que estão inseridos nas salas comuns da escola regular, em processo de inclusão, tendo seus direitos reconhecidos. São sujeitos únicos, que produzem história, cultura e conhecimento. São práticas únicas, que podem e devem ser valorizadas, reconhecidas e potencializadas. São relatos que nos fazem refletir sobre a verdadeira essência da educação: reconhecer o sujeito para além das características médicas e biológicas.

Categoria:

Descrição

Currículo do organizador:

Rogério Drago

Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994, 1999). Doutorado em Ciências Humanas – Educação pela PUC-Rio (2005). Professor adjunto do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Inclusão, desenvolvendo estudos nas áreas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na educação infantil e ensino fundamental. Tem vários artigos científicos publicados em periódicos da área da educação e livros na área da educação especial em uma perspectiva inclusiva, com destaque para “Inclusão na Educação Infantil” pela Wak Editora, em 2011, e “Síndromes: conhecer, planejar e incluir”, também pela Wak Editora, em 2012.

 

Sumário:

Prefácio

1 ABRINDO A TEMÁTICA: INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

Rogério Drago

2 SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI

Rogério Drago

Lívia Vares da Silveira

3 SÍNDROME DO CROMOSSOMO 18 EM ANEL

Camila Reis dos Santos

Vanessa Pita Barreira Burgos Manga

4 SÍNDROME DE PRADER WILLI

Lívia Vares da Silveira

Maria Angélica Ferreira Alomba

5 SÍNDROME DE APERT

Sanandreia Torezani Perinni

Vilmara Mendes Gonring

6 SÍNDROME DE ANGELMAN

Daniella Messa e Mello Cruz

Geide Rosa Coelho

7 SÍNDROME DE MOEBIUS

Dirlan de Oliveira Machado Bravo

Michell Pedruzzi Mendes Araújo

8 SÍNDROME CRI-DU-CHAT

Vanessa Pita Barreira Burgos Manga

Camila Reis dos Santos

9 SÍNDROME DE TURNER

Michell Pedruzzi Mendes Araújo

Dirlan de Oliveira Machado Bravo

10 AUTISMO

Sanandreia Torezani Perinni

Vilmara Mendes Gonring

11 SÍNDROME DO X FRÁGIL

Israel Rocha Dias

Rogério Drago

12 SÍNDROME DE PATAU

Geide Rosa Coelho

Daniella Messa e Mello Cruz

13 SÍNDROME CORNÉLIA DE LANGE

Marlinda Gomes Ferrari

Mirella Guedes Lima de Castro

14 SÍNDROME DE DOWN

Mirella Guedes Lima de Castro

Marlinda Gomes Ferrari

 

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

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