Descrição
Marta Relvas
Professora de Biologia. Pesquisadora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano. Dra. H.C. em Educação. Dra. e Ms. em Psicanálise. Neurocientista da Educação. Neuroanatomista. Psicopedagoga. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Neuropsicomotricidade e Didática do Ensino Superior. Membro efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Conselho Regional de Biologia (RJ) e da ABPp (RJ). Tem Certificação no Program Aproch Study em Reggio Emília na Itália e Title the Education of Neuroscience – Eramus Europa, Portugal. Autora de livros da Wak Editora (RJ) e da Qualconsoante Editora (Portugal).
Sheyla Baum
Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia. Especialista em Neuroaprendizagem, Cognição e Psicomotricidade. Professora em sala de aula durante 37 anos. Atualmente é escritora e palestrante. Possui cursos nas áreas de Transtorno do Espectro Autista na Puc-Rio e Transtornos de Aprendizagem na Santa Casa de Misericórdia. Realizou cursos sobre Neurociência translacional no Idor sobre Educação e sobre Sociedade. Laureada com o “Special Tribute International” do Congresso Brain Connection Erasmus. Realizou, também, trabalhos voluntários no Hospital Pedro Ernesto, no Hospital Martagão Gesteira, no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro e no Projeto Gerando Falcões.
Sumário
PREFÁCIO 13
Waldir Pedro
CAPÍTULO 1 17
Diálogo entre a Aprendizagem e as Neurociências
Vitor da Fonseca
CAPÍTULO 2 63
A Biologia Celular do Sistema Nervoso e a Interface com a
Neurociência da Aprendizagem: uma exploração em profundidade
Marta Relvas
CAPÍTULO 3 79
Afeto na Educação – estratégias para o professor do século XXI
Sheyla Baumworcel – Itaceni de Araujo Souza
CAPÍTULO 4 91
Diálogo entre a Neurociência e a Filosofia
Sheyla Baumworcel – Thais Publio
CAPÍTULO 5 107
Neurociência e Fonoaudiologia
Renata Mousinho – Carla Gikovate
Evelin Schmid – Fernanda Mesquita
Juliana Pereira – Luciana Mendes
Vanessa Nóbrega
CAPÍTULO 6 123
Os Impactos Ambientais nas Funções Cerebrais
Gláucio Diré Feliciano
CAPÍTULO 7 135
Medicina Chinesa e sua sabedoria milenar
Liliane Moitinho Fonseca
CAPÍTULO 8 147
Mindfulness no Ambiente Educacional – práticas lúdicas
para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais
Letícia Maria Batista Pegorá
Mônica Maria Souza de Oliveira
CAPÍTULO 9 159
Multilinguismo e Neurociência
Mirela C. C. Ramacciotti
Cyntia Bailer
André Hedlund
Rodolfo Mattiello
CAPÍTULO 10 183
As contribuições da Neurociência para a Pedagogia
Katia Chedid
CAPÍTULO 11 195
Psicopedagogia para além das dificuldades de aprendizagem
Alana Sineiro
CAPÍTULO 12 207
As emoções positivas e sua importância para o processo de
aprendizagem: interface entre as Neurociências e a Psicologia Positiva
Renata Vetere
CAPÍTULO 13 219
Saúde mental e desenvolvimento escolar
Claudia Diniz
CAPÍTULO 14 231
Compreensão da prática psicomotora à luz das Neurociências
Fátima Vasconcelos
CAPÍTULO 15 245
Sono e aprendizagem: implicações educacionais
Jefferson Souza Santos
POSFÁCIO 261
André Hedlund
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.