Guia de Fonoaudiologia – Pesquisa, ensino e extensão

R$158,00

ISBN 978-85-7854-634-2

Autores: Cláudia Drummond e Rodrigo Dornelas

Formato: 21×28 cm

324 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2024

 

Resumo

Ao completar 30 anos do Curso de Fonoaudiologia da UFRJ, este livro foi pensado como um produto para comemorar a data. É uma coletânea com a produção de diversos professores do curso de Fonoaudiologia da UFRJ e colaboradores internos e externos, que buscam apresentar o amplo cenário da Fonoaudiologia com perspectivas atualizadas nas mais diversas áreas.

Destinado a estudantes de graduação e profissionais fonoaudiólogos de todas as áreas, o livro traz a pluralidade de temas organizados em pilares fundamentais da formação universitária e atuação profissional na área de saúde: Parte 1 – Pesquisa e Extensão, Parte 2 – Ensino e Formação e Parte 3 – Assistência.

Descrição

Cláudia Drummond

Fonoaudióloga. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-RJ. Doutora em Ciências Morfológicas – Neurociência básico-clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Pesquisadora do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino/UFRJ.

 

Rodrigo Dornelas

Fonoaudiólogo. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Ciências da Comunicação Humana pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFRJ. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Edmée Brandi (LEPEB-VOZ). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ intitulado Fonoaudiologia e suas interfaces nos diversos ciclos de vida – UFRJ.

 

 

SUMÁRIO

 

Prefácio ………………………………………………………………….. 27

 

Prefácio 2 ……………………………………………………………….. 29

 

Apresentação ………………………………………………………… 31

 

PARTE I – PESQUISA E EXTENSÃO …………………………… 33

 

CAPÍTULO 1 – RELATO DE EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÃO DA ORIENTAÇÃO FAMILIAR EM FONOAUDIOLOGIA PARA O

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Gladis dos Santos, Marcia Mendonça Lucena,

Jéssica Maria de Souza, Quezia de Lima Miranda Bonze …. 35

 

CAPÍTULO 2 – ACOMPANHAMENTO DA LINGUAGEM DURANTE A VIDA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA LONGITUDINAL

Renata Mousinho, Fernanda Mesquita ………………………… 53

 

CAPÍTULO 3 – ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM VOZ E DOENÇAS INFECCIOSAS

Ana Cristina Nunes Ruas, Ananda Dutra da Costa,

Cláudia Maria Valete-Rosalino, Jefferson Vilela da Silva Lima,

Lívia Maria Santiago, Marcia Mendonça Lucena …………… 69

 

CAPÍTULO 4 – CARACTERIZAÇÃO DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL EM MULHERES NATURAIS DO RIO DE JANEIRO

Rafael Herms Maia, Domingos Sávio Ferreira de Oliveira,

Lídia Becker ……………………………………………………………. 91

 

PARTE II – ENSINO E FORMAÇÃO ……………………………… 103

 

CAPÍTULO 5 – EFEITO INIBITÓRIO DAS VIAS EFERENTES

Martha Marcela Bazilio, Silvana Frota …………………………. 105

 

CAPÍTULO 6 – POTENCIAL EVOCADO AUDITIVODE TRONCO ENCEFÁLICO AUTOMÁTICO (PEATE-A) NA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

Cristiane Fregonesi Dutra Garcia,

Maria Helena de Magalhães Barbosa,

Ana Cláudia Figueiredo Frizzo ……………………………………. 121

 

CAPÍTULO 7 – POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO DE TRONCO ENCEFÁLICO EM BEBÊS: PADRONIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO

Cristiane Fregonesi Dutra Garcia,

Érica de Melo Gonçalves,

Maria Helena de Magalhães Barbosa …………………………… 145

 

CAPÍTULO 8 – APRENDER TAMBÉM É O MUNDO

Denise Silva Mattos, Monica Rocha,

Maria Paula Cerqueira ………………………………………………. 165

 

CAPÍTULO 9 – A POTÊNCIA DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA NO PROCESSO DA (DES)APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO(A) FONOAUDIÓLOGO(A) PARA O NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Cláudia Maria de Lima Graça, Bárbara Barbosa Valle Ottoni,

Ana Maria Santos Vicente Ribeiro ………………………………. 177

 

CAPÍTULO 10 – A FORMAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO CUIDADO À PESSOA COM FISSURA LABIOPALATINA

Ingrid Cristine Santos da Silva, Beatriz Tomaz Lemos,

Ana Maria Bezerra Bandeira, Lena Dutra,

Rodrigo Dornelas …………………………………………………….. 197

 

CAPÍTULO 11 – TRANSCENDER A SAÚDE E A EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA EM SAÚDE LGBTQIA+

Matheus Henrique Fernandes, Larissa dos Santos Rocha,

Ressan Anderson Neves Ferreira, Livia Maria Santiago,

Rodrigo Dornelas …………………………………………………….. 209

 

PARTE III – ASSISTÊNCIA ………………………………………… 223

 

CAPÍTULO 12 – APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL E PRÓTESES IMPLANTÁVEIS: DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS FACILITADORES NO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM

Maria Isabel Kós, Francisco José Osterne ……………………… 225

 

CAPÍTULO 13 – PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL NAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA

Marcia Cavadas, Vania Pavão ……………………………………… 241

 

CAPÍTULO 14 – CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE (CIF) E AFASIA

Cláudia Drummond, Maria Cristina Pedro Biz …………….. 263

 

CAPÍTULO 15 – A TRAJETÓRIA DO ATENDIMENTO PARA SURDOS NA UFRJ: POR UMA FONOAUDIOLOGIA BILÍNGUE

Carolina Magalhães, Priscila Starosky,

Melissa França de Souza Bastita ………………………………….. 279

 

CAPÍTULO 16 – AVALIAÇÃO VIDEOENDOSCÓPICA DA DEGLUTIÇÃO

Mariana Pinheiro Brendim, Flavia Rodrigues Ferreira ……. 301

Informação adicional

Peso 600 g
Dimensões 21 × 28 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?