Descrição
Currículo dos tradutores:
CLÁUDIO J. P. SALTINI
Estudou Medicina (Itália). Psicólogo e psicanalista (Brasil). Membro fundador e ex-presidente do Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento do Ser Humano da Faculdade de Saúde (USP). Membro Associado da Sociedade Paulista de Psicoterapia Analítica de Grupo. Membro fundador e presidente do Centro de Estudos e Práxis Jean Piaget. Psicanalista pela Escola Freudiana de São Paulo.
Terapeuta e psicanalista do indivíduo, do grupo e da família.
Especialista em Terapia Familiar Sistêmica/PUC-SP.
Fundador do Instituto Educacional Jean Piaget – Escola Casinha Pequenina (escola modelo construtivista).
Autor do livro Afetividade & Inteligência – a emoção na educação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008 (5ª edição).
Coautor do livro Destruição e resgate do feminino no homem e na mulher. São Paulo: República Literária, 1999.
Organizador do livro Lacaneando. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
DORALICE B. CAVENAGHI
Psicóloga (PUCAMP). Pedagoga. Mestra em Psicologia Educacional (UNICAMP). Psicopedagoga e especialista em Educação Pré-Escolar. Coordenadora do Centro de Estudos e Práxis Jean Piaget. Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, casal e família. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica/PUC-SP.
Coautora do livro Destruição e resgate do feminino no homem e na mulher. São Paulo: República Literária, 1999.
Coautora do livro Lacaneando. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
E-mail: doracavenaghi@yahoo.com.br
Sumário:
Apresentação da versão portuguesa
Silvia Parrat-Dayan
Encontro com Jean Piaget
Cláudio J. P. Saltini
INTRODUÇÃO GERAL
- Posição do problema ……………………………………………………….
- Definições básicas …………………………………………………………
- A afetividade ………………………………………………………….
- Funções afetivas e funções cognitivas ………………………….
- Adaptação: assimilação e acomodação …………………………
III. Conclusão ……………………………………………………………………..
PARTE I
Período dos sentimentos intra-individuais
Estágios: I, II, III
AFETIVIDADE E ESTRUTURAS COGNITIVAS
- Exemplos básicos …………………………………………………………..
- Operações matemáticas ……………………………………………..
- Operações lógicas ……………………………………………………..
- Percepção …………………………………………………………………
- Exame de três teorias da conduta(clássicos) …………………….
- Teoria de CLAPARÈDE …………………………………………….
- Teoria de PIERRE JANET ………………………………………….
- Teoria de KURT LEWIN ……………………………………………
III. Análise da Noção de Estrutura …………………………………………….
- Exame de uma objeção: pode-se falar em estruturas afetivas
- Definição da estrutura: caracteres negativos …………………
- Definição da estrutura: caracteres positivos …………………..
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
- Paralelismo entre conduta afetiva e estrutura cognitiva ……..
- Resposta a duas objeções contra o paralelismo …………………..
- Primeira objeção ………………………………………………………….
- Segunda objeção ………………………………………………………….
III. Tabelas paralelas dos estágios do desenvolvimento intelectual e afetivo …………………………………………………………..
PRIMEIRO ESTÁGIO: AS FORMAÇÕES HEREDITÁRIAS
- Tendências elementares e emções …………………………………………
- Ambigüidade do termo “instinto” ……………………………………
- Tentativas de inventário(LARGUIER de BANCELS) ………..
- Conclusões …………………………………………………………………….
- As Emoções ………………………………………………………………………..
- Teoria intelectualista (HERBART e NEHLOWSKY) ……..
- Teoria periférica (JAMES e LANGE) …………………………….
- Teorias “instintivas”( Mac DOUGALL, por exemplo) ……..
- Teorias cerebrais …………………………………………………………..
SEGUNDO ESTÁGIO: AFETOS PERCEPTIVOS E FORMAS DIFERENCIADAS DO CONTENTAMENTO E DA DECEPÇÃO
- Pontos de vista(características) …………………………………………….
- Do ponto de vista cognitivo ………………………………………….
- Do ponto de vista afetivo ……………………………………………..
- Retomada de algumas noções clássicas ………………………………….
- Dor …………………………………………………………………………….
- Prazer …………………………………………………………………………
- Sentimentos de agrado e desagrado ………………………………..
- Vida afetiva: ponto de vista clássico e ponto de vista atual …
III. Conclusão sobre os dois primeiros estágios …………………………..
- Papel da afetividade nas aquisições cognitivas e a tese de MALRIEU …………………………………………………….
- Exposição ……………………………………………………………………
- Crítica a essa teoria ……………………………………………………….
TERCEIRO ESTÁGIO: OS AFETOS INTENCIONAIS
- Ponto de Vista (características) ………………………………………..
- Do ponto de vista cognitivo …………………………………….
- Do ponto de vista afetivo ………………………………………..
- Teoria dos sentimentos: JANET ………………………………………..
- Esquema geral da teoria da conduta …………………………..
- Estudos das regulações …………………………………………….
- Resumo do conjunto: a força psicológica ………………….
- Crítica …………………………………………………………………….
III. Noções de valor e de interesse ……………………………………………
- CLAPARÈDE e a noção de interesse …………………………..
- KURT LEWIN e o esquema topológico da conduta ……..
- Primeiras descentrações afetivas e o problema da “escolha do objeto” ……………………………………………………………………………..
- Evolução afetiva: (FREUD ) …………………………………………
- Crítica ao esquema freudiano ……………………………………….
- Elaboração do objeto e a descentração …………………………..
- Conclusão sobre o terceiro estágio …………………………………………..
JANET E A NOÇÃO DE VALORIZAÇÃO
- Os Valores e a afetividade – a regulação interna das forças …………
- Economia da ação ………………………………………………………………..
- A expansão da atividade ……………………………………………………….
- Sistema das valorizações ………………………………………………………….
- Valor afetivo do objeto e as necessidades do sujeito ……………….
- A finalidade da ação …………………………………………………………….
CLAPARÈDE E A TEORIA DA NECESSIDADE
- A Regulação das energias ………………………………………………………….
- Necessidade como função …………………………………………………
- A noção de homeostase e a necessidade do sono …………………………
III. Necessidade: função e estrutura ……………………………………………
- As duas leis do interesse …………………………………………………………
- Sistema das valorizações e a regulação interna ………………………….
LEWIN E A TEORIA DAS FORMAS
- Esquemas gestaltistas ………………………………………………………….
- Campo afetivo e campo perceptivo …………………………………….
- Dinâmica do campo ………………………………………………………….
- A necessidade em sentido gestáltico …………………………………..
- Noção de campo total: topologia de LEWIN …………………………
- Polarização do espaço: atração do objeto e barreira psíquica ………………………………………………………….
- Ausência de terminação: o problema da ação interrompida ………………………………………………………..
III. Sistema de valores e regulação interna: diacronia e sincronia …………………………………………………………..
FREUD – O NARCISISMO E A ESCOLHA DO OBJETO
- Aspecto cognitivo e afetivo do esquema do objeto …………………….
- Escolha do objeto afetivo: a libido freudiana ………………………..
- Deslocamento das pulsões: o narcisismo ………………………………
- Noção de recalque ………………………………………………………………
- Crítica às interpretações freudianas ………………………………………….
- Memória de evocação …………………………………………………………
- Um narcisismo sem Narciso ………………………………………………..
- Duas interpretações da escolha do objeto ………………………………
- Localização: o critério do objeto ………………………………………….
- A memória de recognição ……………………………………………………
- Construção cognitiva do objeto ……………………………………………
III. Conclusões sobre a questão do narcisismo e da escolha do objeto ……………………………………………………………
- Localização e deslocamento do objeto ………………………………….
- Espacialização da causalidade …………………………………………….
- Pessoas como objetos …………………………………………………………
- Papel da imitação ……………………………………………………………….
- A construção correlativa do eu e do outro ……………………………..
CONSTRUÇÃO SIMULTÂNEA DO OBJETO AFETIVO E COGNITIVO
- Tese da Prioridade do Afetivo …………………………………………………..
- Por que essa tese não se sustenta? ……………………………………………..
- Os objetos são simultaneamente afetivos e cognitivos ……………..
- Papel das reações individuais ……………………………………………
- Perturbações do motor afetivo …………………………………………
III. Regulação interna e finalidade da ação: uma revisão ……………..
- Sentimentos interindividuais representativos ……………………..
- Valores altruístas: o pensamento egocêntrico …………………….
- A reciprocidade: o dom e a dívida …………………………………….
PARTE I I
Período dos sentimentos interindividuais
– Estágios: IV, V, VI
QUARTO ESTÁGIO: LINGUAGEM E A REPRESENTAÇÃO INTELIGÊNCIA VERBAL E SENTIMENTOS INTERINDIVIDUAIS
- Aparecimento da função simbólica – a linguagem …………………….
- Socialização da inteligência e a permanência dos sentimentos ………………………………………….
- Fenômenos de valorização interindividuais ………………………………
- Interpretação de JANET ……………………………………………………..
- Hipótese utilitarista …………………………………………………………….
- Objeções à hipótese utilitarista ……………………………………………
- A fase egocêntrica: um estado de não diferenciação ……………….
III. Escalas de valores – tipos de valores ………………………………………..
- Valores reais e atuais: ação e satisfação …………………………………..
- Valores virtuais ……………………………………………………………………..
- Reconhecimento e a reciprocidade (WESTERMARCK) …………….
- Tipos de relação entre os valores ……………………………………………..
O PROBLEMA DA AUTOVALORIZAÇÃO: A TROCA CONSIGO MESMO
- Sentimentos de inferioridade e superioridade – causas sociais diretas ………………………………………………………….
- O sentimento de inferioridade e sua compensação: ADLER e CLAPARÈDE ………………………………………………………………..
- Causas dos sentimentos de inferioridade e superioridade ………
- Situações de desvalorização – três soluções ………………………..
- Sentimentos de inferioridade e superioridade – causas internas ……………………………………………………………
- A lei de ROYCE- BALDWIN ……………………………………………
- Reciprocidade consigo mesmo: dívidas e obrigações ……………
III. Economia interna da ação e os valores econômicos na troca com o outro ………………………………………………………………………….
- Quantificação e a medida ……………………………………………………
Avaliações
Não há avaliações ainda.