Brincar e viver – Projetos em Educação Infantil

R$46,00

ISBN 978-85-88081-14-7

Autora: Ivanise Meyer

Formato: 14x21cm

148 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2004 / 5º edição – 2011

Resumo:

A brincadeira, muitas vezes, é vista como se existisse apenas fora da escola. Ivanise Meyer apresenta uma proposta onde ‘brincar’ faz parte do processo de aprendizagem. Neste livro a autora mostra relatos que discutem as contribuições teóricas nas práticas escolares. A experiência de Ivanise está baseada na metodologia dos ‘projetos’. Desenvolver os projetos em sala de aula, torna a prática pedagógica significativa e dinâmica, além de ampliar as possibilidades de aprendizado da criança. O livro traz o mapeamento das competências, conteúdos e habilidades na Educação Infantil tratados por meio dos eixos; identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, movimento, música, artes plásticas, matemática, conhecimentos naturais e sociais.

Categoria:

Descrição

Currículo da autora:

Profª. Ivanise Corrêa Rezende Meyer – RJ
Licenciada em Ciências Biológicas. Professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio). O Curso de Extensão em Educação Infantil da PUC-Rio possibilitou que sua narrativa tratasse dos percursos de formação, procurando estabelecer a relação entre prática e teoria através da perspectiva da professora com sua turma. É coautora do livro Competências e Habilidades: da teoria à prática, publicado pela Wak Editora. Participa de espaços de formação e divulga seus trabalhos em oficinas sobre projetos em Educação Infantil.

Sumário:

Apresentação

Introdução

  1. A formação em questão
  2. “Por que a criança foi matriculada na Educação Infantil?

        2.1. Concepções de Educação Infantil

2.2.  Pressupostos teóricos  das ações

2.3.  “Brincando se aprende a viver

2.4.  Proposta de trabalho na Educação Infantil: “Brincar & Viver”

2.4.1.  Objetivos gerais da Educação Infantil

2.4.2.  Conteúdos – conceitos, procedimentos e atitudes

III. Competências desenvolvidas na Educação Infantil

3.1.  Participando do Projeto  Político-Pedagógico

3.2.  Competências, habilidades e conteúdos

        3.2.1. Crianças com necessidades educativas especiais

        3.3.  Eixos de trabalho na Educação Infantil

3.3.1.     Identidade e autonomia

3.3.2.     Linguagem oral e escrita

3.3.3.     Movimento

3.3.4.     Música

3.3.5.     Artes plásticas

3.3.6.     Matemática

3.3.7.     Conhecimentos naturais

3.3.8.     Conhecimentos sociais

  1. Trabalhando com Projetos

                        4.1. Tipos de Projetos

                        4.2. Relato de um Projeto da Turma 20

                        4.3. Projeto: Participar, conhecer e construir

                                       4.3.1. Trabalhando com os Contos de Fadas

  1. Discutindo e refletindo – implicações metodológicas

5.1. Rotina – estruturando o tempo/espaço no cotidiano

5.2. Planejamento e estratégias

         5.2.1. Relato de estratégias: a vida na sala de aula

5.3. Observação, registro e avaliação

  1. Considerações finais

Informação adicional

Peso 200 g
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?