Descrição
Currículo da autora:
Profª. Ivanise Corrêa Rezende Meyer – RJ
Licenciada em Ciências Biológicas. Professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio). O Curso de Extensão em Educação Infantil da PUC-Rio possibilitou que sua narrativa tratasse dos percursos de formação, procurando estabelecer a relação entre prática e teoria através da perspectiva da professora com sua turma. É coautora do livro Competências e Habilidades: da teoria à prática, publicado pela Wak Editora. Participa de espaços de formação e divulga seus trabalhos em oficinas sobre projetos em Educação Infantil.
Sumário:
Apresentação
Introdução
- A formação em questão
- “Por que a criança foi matriculada na Educação Infantil?”
2.1. Concepções de Educação Infantil
2.2. Pressupostos teóricos das ações
2.3. “Brincando se aprende a viver
2.4. Proposta de trabalho na Educação Infantil: “Brincar & Viver”
2.4.1. Objetivos gerais da Educação Infantil
2.4.2. Conteúdos – conceitos, procedimentos e atitudes
III. Competências desenvolvidas na Educação Infantil
3.1. Participando do Projeto Político-Pedagógico
3.2. Competências, habilidades e conteúdos
3.2.1. Crianças com necessidades educativas especiais
3.3. Eixos de trabalho na Educação Infantil
3.3.1. Identidade e autonomia
3.3.2. Linguagem oral e escrita
3.3.3. Movimento
3.3.4. Música
3.3.5. Artes plásticas
3.3.6. Matemática
3.3.7. Conhecimentos naturais
3.3.8. Conhecimentos sociais
- Trabalhando com Projetos
4.1. Tipos de Projetos
4.2. Relato de um Projeto da Turma 20
4.3. Projeto: Participar, conhecer e construir
4.3.1. Trabalhando com os Contos de Fadas
- Discutindo e refletindo – implicações metodológicas
5.1. Rotina – estruturando o tempo/espaço no cotidiano
5.2. Planejamento e estratégias
5.2.1. Relato de estratégias: a vida na sala de aula
5.3. Observação, registro e avaliação
- Considerações finais
Avaliações
Não há avaliações ainda.