Descrição
André Codea
Palestrante e professor em Neurociência Pedagógica. Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Pós-graduado em Anatomia Humana e Biomecânica, em Gestão Escolar. Pós-graduando em Neurociência e Educação. Profissional de Educação Física. Professor de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Professor dos Cursos de Neurociência Pedagógica, Psicomotricidade, Docência do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Terapia de Família e Transmídia: gestão de mídias digitais, da AVM Educacional. Professor de pós-graduação da AGOS Educação. Autor dos livros “Neurodidática: fundamentos e princípios” e “Anatomia Humana: matéria resumida para o estudante”. Coautor em vários livros. Colunista em revistas de divulgação científica e articulista.
Marta Relvas
Professora de Biologia. Pesquisadora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano. Dra. H.C. em Educação. Dra. e Ms. em Psicanálise. Neurocientista da Educação. Neuroanatomista. Psicopedagoga. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Neuropsicomotricidade e Didática do Ensino Superior. Membro efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Conselho Regional de Biologia (RJ) e da ABPp (RJ). Tem Certificação no Program Aproch Study em Reggio Emília na Itália e Title the Education of Neuroscience – Eramus Europa, Portugal. Autora de livros da Wak Editora (RJ) e da Qualconsoante Editora (Portugal).
Sumário
PREFÁCIO ……………………………………………………………………………… 11
Vitor da Fonseca
PARTE I – BASES DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA ……………………… 15
CAPÍTULO 1 – Neurodidática:
a Neurociência na Prática Pedagógica ……………………………………………… 17
André Luiz de Britto Teles Codea
CAPÍTULO 2 – A Contribuição da Ciência do Cérebro
para uma Escola Inclusiva e Humanizadora ……………………………………… 39
Marta Pires Relvas
CAPÍTULO 3 – Neuroplasticidade: quebra
de um dogma da Neurociência ………………………………………………………… 49
Isabele Henze
CAPÍTULO 4 – Neurociência da Adolescência ………………………………….. 59
Paulo Rodrigues
CAPÍTULO 5 – O Estresse no Processo de Aprendizagem ……………….. 69
Sylvia Pabst
CAPÍTULO 6 – Afetividade e Emoção
no Processo de Ensino e Aprendizagem ………………………………………….. 87
Monica Panasco
CAPÍTULO 7 – Criatividade, Inteligência e Bem-Estar Psicológico:
um olhar em jovens e idosos …………………………………………………………….. 101
Adriana Miranda
PARTE II – MOVIMENTO E APLICAÇÕES
DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA …………………………………………….. 119
CAPÍTULO 8 – Neurociência e Motricidade na Educação Infantil ……. 121
Vasco Manuel Martins do Amaral
CAPÍTULO 9 – Neurociência da Psicomotricidade ……………………………. 141
Fátima Alves
CAPÍTULO 10 – O Componente Emocional da Motricidade
Humana segundo a Neurociência …………………………………………………….. 151
Fátima Vasconcellos
CAPÍTULO 11 – Neurociência e Estimulação Congnitiva ………………….. 165
Michelle Rebello
CAPÍTULO 12 – Transtornos Específicos de Aprendizagem …………….. 177
Bruna Fonseca
CAPÍTULO 13 – A Importância do Estudo Encefalográfico
para os Processos Atencionais durante o Aprendizado …………………… 189
Cláudia Diniz da Silva
CAPÍTULO 14 – O olhar para a Inclusão: afeto,
sensório-percepção, movimento e o sujeito cerebral ………………………. 199
Patrícia Monteiro Lima Chagas
CAPÍTULO 15 – Elementos Afetivos e Cognitivos no Ensino
e Aprendizagem da Química: uma abordagem neurocientífica ………. 211
Pedro Henrique Schumann
POSFÁCIO ……………………………………………………………………………… 221
Fernando Arduini Ayres
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