Neurociência Pedagógica – Ciência do cérebro aplicada à aprendizagem escolar

R$92,00

ISBN 978-85-7854-547-5

Organizadora: André Codea e Marta Relvas

Formato: 17x24cm

224 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2023

Resumo:

O livro Neurociência Pedagógica: a Ciência do Cérebro aplicada à Aprendizagem Escolar se destaca no cenário nacional por sua abordagem única, fruto acumulado da formação e experiência de diversos profissionais da área. É de leitura obrigatória para todos aqueles que desejam estar atualizados com as demandas atuais da educação e da ciência do cérebro.

 

Dirigido a professores, realiza a importante integração entre os conhecimentos advindos da Neurociência Pedagógica com o fazer docente na sala de aula, fornecendo os fundamentos científicos necessários para o trabalho com as novas exigências do século XXI na área educacional. Conhecer os fundamentos da Aprendizagem baseada na Ciência do Cérebro é uma exigência cada vez mais presente na formação de professores que desejam contribuir para que seus alunos se tornem cidadãos conscientes, responsáveis e condutores da própria existência para um mundo melhor, mais inclusivo e mais humano.

 

 

“O livro Neurociência Pedagógica revela-nos com clareza ímpar as habilidades do cérebro dos alunos para se comportarem social e emocionalmente de forma positiva e adequada e para aprenderem a usar as funções cognitivas, quer da linguagem corporal e motora, quer da criatividade artística, bem como subsequentemente, da linguagem falada e da linguagem escrita nas suas modalidades receptivas e expressivas, assim como da linguagem quantitativa e científica”.

Vitor da Fonseca

Descrição

André Codea

Palestrante e professor em Neurociência Pedagógica. Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Pós-graduado em Anatomia Humana e Biomecânica, em Gestão Escolar. Pós-graduando em Neurociência e Educação. Profissional de Educação Física. Professor de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Professor dos Cursos de Neurociência Pedagógica, Psicomotricidade, Docência do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Terapia de Família e Transmídia: gestão de mídias digitais, da AVM Educacional. Professor de pós-graduação da AGOS Educação. Autor dos livros “Neurodidática: fundamentos e princípios” e “Anatomia Humana: matéria resumida para o estudante”. Coautor em vários livros. Colunista em revistas de divulgação científica e articulista.

 

Marta Relvas

Professora de Biologia. Pesquisadora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano. Dra. H.C. em Educação. Dra. e Ms. em Psicanálise. Neurocientista da Educação. Neuroanatomista. Psicopedagoga. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada, Neuropsicomotricidade e Didática do Ensino Superior. Membro efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Conselho Regional de Biologia (RJ) e da ABPp (RJ). Tem Certificação no Program Aproch Study em Reggio Emília na Itália e Title the Education of Neuroscience – Eramus Europa, Portugal. Autora de livros da Wak Editora (RJ) e da Qualconsoante Editora (Portugal).

 

 

Sumário

 

 

PREFÁCIO ………………………………………………………………………………       11
Vitor da Fonseca

 

PARTE I – BASES DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA ………………………       15

 

CAPÍTULO 1 – Neurodidática:
a Neurociência na Prática Pedagógica ………………………………………………       17
André Luiz de Britto Teles Codea

 

CAPÍTULO 2 – A Contribuição da Ciência do Cérebro
para uma Escola Inclusiva e Humanizadora ………………………………………       39
Marta Pires Relvas

 

CAPÍTULO 3 – Neuroplasticidade: quebra
de um dogma da Neurociência …………………………………………………………       49

       Isabele Henze

 

CAPÍTULO 4 – Neurociência da Adolescência …………………………………..       59
Paulo Rodrigues

 

CAPÍTULO 5 – O Estresse no Processo de Aprendizagem ………………..       69
Sylvia Pabst

 

CAPÍTULO 6 – Afetividade e Emoção
no Processo de Ensino e Aprendizagem …………………………………………..       87
Monica Panasco

 

CAPÍTULO 7 – Criatividade, Inteligência e Bem-Estar Psicológico:
um olhar em jovens e idosos ……………………………………………………………..     101

Adriana Miranda

 

 

PARTE II – MOVIMENTO E APLICAÇÕES
DA 
NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA ……………………………………………..     119

 

CAPÍTULO 8 – Neurociência e Motricidade na Educação Infantil …….     121

Vasco Manuel Martins do Amaral

 

CAPÍTULO 9 – Neurociência da Psicomotricidade …………………………….     141
Fátima Alves

 

CAPÍTULO 10 – O Componente Emocional da Motricidade
Humana segundo a Neurociência ……………………………………………………..     151

Fátima Vasconcellos

 

CAPÍTULO 11 – Neurociência e Estimulação Congnitiva …………………..     165
Michelle Rebello

 

CAPÍTULO 12 – Transtornos Específicos de Aprendizagem ……………..     177
Bruna Fonseca

 

CAPÍTULO 13 – A Importância do Estudo Encefalográfico
para os Processos Atencionais durante o Aprendizado ……………………     189

Cláudia Diniz da Silva

 

CAPÍTULO 14 – O olhar para a Inclusão: afeto,
sensório-percepção, movimento e o sujeito cerebral ……………………….     199

Patrícia Monteiro Lima Chagas

 

CAPÍTULO 15 – Elementos Afetivos e Cognitivos no Ensino
e Aprendizagem da Química: uma abordagem neurocientífica ……….     211

Pedro Henrique Schumann

 

 

POSFÁCIO ………………………………………………………………………………     221

Fernando Arduini Ayres

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 17 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?