Que cérebro é esse que chegou à escola? As bases neurocientíficas da aprendizagem

R$72,00

  ISBN 978-85-7854-207-8

Organizadora: Marta Pires Relvas

Formato: 14x21cm

260 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2012 / 4º edição – 2022

Resumo:

Esta é uma obra que traz uma coletânea de artigos nos quais seus autores, de forma extremamente didática, trazem conhecimentos sobre o cérebro e o seu funcionamento, mostrando como matéria-prima para o processo de aprendizagem e como principal responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente e, ao considerarmos a aprendizagem como resultante da interação do indivíduo com o meio, perceberemos que é ele que propicia o arcabouço biológico para o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Sem dúvida, para o profissional de educação, a leitura deste livro é, além de esclarecedora, essencial, pois é incoerente que se trabalhe com processamentos cognitivos, tais como: a linguagem e a aprendizagem, sem o conhecimento da estrutura biológica em que esses processos se dão.

Conheça a coleção!

Descrição

Currículo da organizadora:

Palestrante, conferencista e consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Escolar.

Professora. Bióloga. Neurobióloga. Psicopedagoga. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Doutora e mestre em Psicanálise. Pós-Graduada em Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem.

Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM, ministrando as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional.

Autora dos livros: Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem;Neurociência e os Transtornos da AprendizagemNeurociência e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula; eNeurociência na Prática Pedagógica, todos publicados pela Wak Editora.

Sumário:

Prefácio

Que Cérebro é esse que chegou à Escola?

Por uma Pedagogia mais Neurocientífica!

– Capítulo 1 –

Neuroaprendizagem na Educação Inclusiva

Marta Pires Relvas

– Capítulo 2 –

Plasticidade Cerebral e Aprendizagem

Geraldo Peçanha de Almeida

– Capítulo 3 –

A Influência da Escolaridade na Avaliação Neuropsicológica

Luciano Bicchieri Medeiros

– Capítulo 4 –

O Jogo no Contexto Escolar diante da Dificuldade de Aprendizagem

Simone Magalhães

– Capítulo 5 –

Cérebro: Rede de Energia

Claudia Nunes

– Capítulo 6 –

Neurociência dos Movimentos e da Aprendizagem Afetiva e Motora

Vasco Manuel Martins do Amaral

– Capítulo 7 –

Cérebro e Educação – Aspectos que perpassam nas Teorias da Aprendizagem

Mary Sue Carvalho Pereira

– Capítulo 8 –

Neurociência e Psicopedagogia: Um Diálogo Possível!

Josele Teixeira

– Capítulo 9 –

Neurociência e Criatividade

Dina Lucia Chaves Rocha

– Capítulo 10 –

Neurociência e a Psicomotricidade

Fátima Alves

– Capítulo 11 –

Neuroplasticidade Cerebral e Aprendizagem

Luiz Antonio Costa Tarcitano

– Capítulo 12 –

Nutrição na formação do Sistema Nervoso

Carolina Relvas Chaves

– Capítulo 13 –

Devir Cérebro – Um Universo Extremamente Desafiador

Luiz Gustavo Vasconcellos

Posfácio

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?