Dislexia na Educação Infantil intervenção com jogos, brinquedos e brincadeiras

R$62,00

ISBN 978-85-7854-218-4

AUTORAS: SIRLÂNDIA TEIXEIRA E SOLANGE MARTINS

FORMATO 14X21CM

171 PÁGINAS

Ano de publicação: 1º edição – 2012 / 3º edição – 2019

RESUMO

É comum nos depararmos com casos de crianças no ensino fundamental que ainda não sabem ler ou escrever, isso porque a atenção aos sintomas da dislexia normalmente ocorre no momento em que a criança se depara com os códigos da leitura e não consegue decodificar os símbolos da nossa escrita. Diante deste quadro, salientamos a possibilidade de prevenção, como maneira eficaz de lidar com os sintomas da dislexia.

Nesta perspectiva, esta obra foi organizada em seis capítulos, inicia com uma ideia geral sobre as dificuldades de aprendizagem, posteriormente enfoca os aspectos históricos desta condição, mostrando a dificuldade que persiste ainda hoje para nomear e intervir principalmente nos primeiros anos da Educação Pré-escolar. Em seguida, salienta a importância dos brinquedos e das brincadeiras nos anos iniciais da escolarização. No capítulo três, ficam evidente as relações entre a ludicidade, à cognição e o corpo. No capítulo quatro, justifica-se o título deste livro, pois mostra na prática como fazer as intervenções dos principais sintomas da dislexia na educação infantil, usando jogos, brinquedos e brincadeiras. Para finalizar, são sugeridos jogos, brinquedos e brincadeiras que visam minimizar sintomas específicos e sintomas mais globais da dislexia e de outras dificuldades. Assim, o leitor deste livro tem em mãos uma ferramenta que possibilita intervenções nas dificuldades de aprendizagem e, em especial, nas oriundas da dislexia.

 

Categorias: ,

Descrição

Currículo da autora:

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
Psicóloga. Psicopedagoga. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Faz parte da Presidência da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBrin). Membro da International Toy Library Association (ITLA). Pesquisadora do CIEI (Contextos Integrados em Educação Infantil) da
Faculdade de Educação da USP. Coordena curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora da Graduação, Pós-Graduação e MBA em Gestão de Pessoas e Competência. Autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Contato: sireoli@yahoo.com.br

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. ASPECTOS HISTÓRICOS DA DISLEXIA

2. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1. O direito de brincar
2.2. Pensamento e linguagem em uma perspectiva lúdica
2.3. Contribuições das atividades lúdicas para aprendizagem da leitura e da escrita
2.3.1. Brinquedo e aprendizagem

3. LUDICIDADE, COGNIÇÃO E CORPO
3.1. Valorização do movimento diante do fracasso escolar

4. O USO DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA INTERVENÇÃO DOS SINTOMAS DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
4.1. Avaliação da dislexia na educação infantil

5. INTERVENÇÃO LÚDICA: SINTOMAS ESPECÍFICOS DA DISLEXIA

6. INTERVENÇÃO LÚDICA: SINTOMAS GLOBAIS DA DISLEXIA

7. CONCLUSÃO

8. REFERÊNCIAS

 

 

Informação adicional

Peso 0,250 kg
Dimensões 14 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?