Atuação da Fonoaudiologia na escola

R$78,00

ISBN 978-85-7854-209-2

Organizadoras: Ana Paula Zaboroski e Jáima Pinheiro de Oliveira

Formato: 14x21cm

216 páginas

Resumo:

Essa coletânea apresenta experiências de atuação no espaço escolar, enfatizando ações com vistas à promoção de saúde e à educação inclusiva, demonstrando uma articulação entre a saúde e a educação, possibilitando, assim, novos debates, novos interlocutores e, principalmente, novas práticas profissionais, capazes de instigarem a discussão, cada vez mais polêmica, sobre a atuação do fonoaudiólogo em ambiente escolar.

Descrição

Currículo das organizadoras:

Ana Paula Zaboroski

Fonoaudióloga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Graduada pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR. Fonoaudióloga clínica do consultório médico Cirurgia e Diagnóstico em Otorrinolaringologia de Irati/PR (CDOI). Atuou como docente colaboradora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR.

Contato: anapaulazaboroski@yahoo.com.br

Jáima Pinheiro de Oliveira

Fonoaudióloga. Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP e Universidade do Minho (Portugal) – apoio do CNPq. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-graduação em Educação (Mestrado) e em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR.

Contato: jaimafono@gmail.com

Sumário:

Capítulo 1

Reflexões sobre os avanços da atuação do fonoaudiólogo na escola

Jáima Pinheiro de Oliveira

Ana Paula Zaboroski

Capítulo 2

O projeto político pedagógico enquanto instrumento de inclusão e sua relação com a fonoaudiologia escolar

Mário de Souza Martins

Jáima Pinheiro de Oliveira

Luciana Branco Carnevale

Capítulo 3

Comunicação alternativa na escola: possibilidades para o ensino do aluno com deficiência

Débora Deliberato

Capítulo 4

A atuação fonoaudiológica com alunos surdos: reflexões sobre os paradigmas da educação inclusiva e a perspectiva Bilíngue

Maria Fernanda Bagarollo

Capítulo 5

Formação continuada com educadores: adaptações de práticas pedagógicas para a promoção da linguagem e da aprendizagem

Ana Paula Zaboroski

Capítulo 6

Formação continuada de professores: inspirações para práticas docentes

Patrícia Prado Calheta

Capítulo 7

Minicursos e grupos de discussão como estratégias de assessoria fonoaudiológica na escola

Ana Paula Zaboroski

Jáima Pinheiro de Oliveira

Capítulo 8

Proposta de instrumentos para verificação da demanda de dificuldades de aprendizagem em ambiente escolar

Jáima Pinheiro de Oliveira

Tania Moron Saes Braga

Ana Cândida Schier

Informação adicional

Peso 0,320 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?