Atuação da Fonoaudiologia na escola

R$78,00

ISBN 978-85-7854-209-2

Organizadoras: Ana Paula Zaboroski e Jáima Pinheiro de Oliveira

Formato: 14x21cm

216 páginas

Resumo:

Essa coletânea apresenta experiências de atuação no espaço escolar, enfatizando ações com vistas à promoção de saúde e à educação inclusiva, demonstrando uma articulação entre a saúde e a educação, possibilitando, assim, novos debates, novos interlocutores e, principalmente, novas práticas profissionais, capazes de instigarem a discussão, cada vez mais polêmica, sobre a atuação do fonoaudiólogo em ambiente escolar.

Descrição

Currículo das organizadoras:

Ana Paula Zaboroski

Fonoaudióloga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Graduada pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR. Fonoaudióloga clínica do consultório médico Cirurgia e Diagnóstico em Otorrinolaringologia de Irati/PR (CDOI). Atuou como docente colaboradora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR.

Contato: anapaulazaboroski@yahoo.com.br

Jáima Pinheiro de Oliveira

Fonoaudióloga. Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP e Universidade do Minho (Portugal) – apoio do CNPq. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília/SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-graduação em Educação (Mestrado) e em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR.

Contato: jaimafono@gmail.com

Sumário:

Capítulo 1

Reflexões sobre os avanços da atuação do fonoaudiólogo na escola

Jáima Pinheiro de Oliveira

Ana Paula Zaboroski

Capítulo 2

O projeto político pedagógico enquanto instrumento de inclusão e sua relação com a fonoaudiologia escolar

Mário de Souza Martins

Jáima Pinheiro de Oliveira

Luciana Branco Carnevale

Capítulo 3

Comunicação alternativa na escola: possibilidades para o ensino do aluno com deficiência

Débora Deliberato

Capítulo 4

A atuação fonoaudiológica com alunos surdos: reflexões sobre os paradigmas da educação inclusiva e a perspectiva Bilíngue

Maria Fernanda Bagarollo

Capítulo 5

Formação continuada com educadores: adaptações de práticas pedagógicas para a promoção da linguagem e da aprendizagem

Ana Paula Zaboroski

Capítulo 6

Formação continuada de professores: inspirações para práticas docentes

Patrícia Prado Calheta

Capítulo 7

Minicursos e grupos de discussão como estratégias de assessoria fonoaudiológica na escola

Ana Paula Zaboroski

Jáima Pinheiro de Oliveira

Capítulo 8

Proposta de instrumentos para verificação da demanda de dificuldades de aprendizagem em ambiente escolar

Jáima Pinheiro de Oliveira

Tania Moron Saes Braga

Ana Cândida Schier

Informação adicional

Peso 320 g
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?