Transtornos do desenvolvimento e deficiência – Inclusão e escola

R$70,00

ISBN 978-85-7854-307-5

Organizador: Rogério Drago

Formato: 14x21cm

224 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014

Resumo:

Neste livro, discutimos questões teóricas e práticas que nos mostram que a Educação de sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento tem passado por transformações significativas nos últimos anos, principalmente a partir da última década do século XX e início do século XXI, com o reconhecimento do direito de acesso e permanência nas salas regulares da educação comum dessas pessoas.

Tais transformações envolvem o repensar de ações que incidem sobre a identidade, escolarização e o reconhecimento dos sujeitos públicos-alvo da educação especial como sujeitos produtores de história e cultura. Isso tem mobilizado pesquisadores e profissionais da educação para a investigação e diálogo constante, a fim de compreenderem teorias e práticas educativas na construção de processos inclusivos, seja em âmbito escolar ou não escolar, uma vez que nosso conceito de inclusão ultrapassa os muros escolares.

Categoria:

Descrição

Currículo do organizador:

ROGÉRIO DRAGO

Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994, 1999). Doutorado em Ciências Humanas – Educação pela PUC-Rio (2005). Professor adjunto do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Inclusão, desenvolvendo estudos nas áreas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tem vários artigos científicos publicados em periódicos da área da educação e livros na área da educação especial em uma perspectiva inclusiva, com destaque para “Inclusão na Educação Infantil” (2011); “Síndromes: conhecer, planejar e incluir” (2012); “Estudos e Pesquisas sobre Síndromes: relatos de casos” (2013), todos pela Editora Wak.

Sumário:

Prefácio………………………………………………………………………. 9

Apresentação…………………………………………………………….. 13

1 – EM BUSCA DA INCLUSÃO
Rogério Drago / Paulo da Silva Rodrigues / Israel Rocha Dias……………………………………………………….. 17

2 – A CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO SER HUMANO COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E DEFICIÊNCIA À LUZ DOS PRESSUPOSTOS SOCIO-HISTÓRICOS
Michell Pedruzzi Mendes Araújo………………………………….. 29

3 – DEFICIÊNCIA(S): SER, TER, ESTAR E ACEITAR
Douglas Christian Ferrari de Melo……………………………….. 47

4 – NA PESQUISA COM ADULTOS COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: AS HISTÓRIAS DE VIDA
Camila Reis dos Santos……………………………………………….. 67

5 – ADOLESCÊNCIA E AFETIVIDADE SOB O OLHAR DE VIGOTSKI E WALLON
Marlinda Gomes Ferrari……………………………………………… 85

6 – ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O ALUNO CEGO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanessa Pita Barreira Burgos Manga………………………….. 111

7 – A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ALUNO CEGO: EM FOCO A LÍNGUA INGLESA
Sanandreia Torezani Perinni………………………………………. 127

8 – A INCLUSÃO ESCOLAR E O PAPEL DO PROFESSOR NA VOZ DOS SUJEITOS: DESVELANDO NARRATIVAS
Lívia Vares da Silveira……………………………………………….. 155

9 – O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vilmara Mendes Gonring…………………………………………… 179

10 – A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM TGD – SÍNDROME DE ASPERGER – NAS AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Geide Rosa Coelho
Daniely Bárbara Bollis Rabelo
Drielli Mascarenhas Gava Nunes………………………………… 203

 

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

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