Descrição
Currículo do organizador:
ROGÉRIO DRAGO
Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994, 1999). Doutorado em Ciências Humanas – Educação pela PUC-Rio (2005). Professor adjunto do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Inclusão, desenvolvendo estudos nas áreas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Tem vários artigos científicos publicados em periódicos da área da educação e livros na área da educação especial em uma perspectiva inclusiva, com destaque para “Inclusão na Educação Infantil” (2011); “Síndromes: conhecer, planejar e incluir” (2012); “Estudos e Pesquisas sobre Síndromes: relatos de casos” (2013), todos pela Editora Wak.
Sumário:
Prefácio………………………………………………………………………. 9
Apresentação…………………………………………………………….. 13
1 – EM BUSCA DA INCLUSÃO
Rogério Drago / Paulo da Silva Rodrigues / Israel Rocha Dias……………………………………………………….. 17
2 – A CONSTRUÇÃO SUBJETIVA DO SER HUMANO COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E DEFICIÊNCIA À LUZ DOS PRESSUPOSTOS SOCIO-HISTÓRICOS
Michell Pedruzzi Mendes Araújo………………………………….. 29
3 – DEFICIÊNCIA(S): SER, TER, ESTAR E ACEITAR
Douglas Christian Ferrari de Melo……………………………….. 47
4 – NA PESQUISA COM ADULTOS COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: AS HISTÓRIAS DE VIDA
Camila Reis dos Santos……………………………………………….. 67
5 – ADOLESCÊNCIA E AFETIVIDADE SOB O OLHAR DE VIGOTSKI E WALLON
Marlinda Gomes Ferrari……………………………………………… 85
6 – ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O ALUNO CEGO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanessa Pita Barreira Burgos Manga………………………….. 111
7 – A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ALUNO CEGO: EM FOCO A LÍNGUA INGLESA
Sanandreia Torezani Perinni………………………………………. 127
8 – A INCLUSÃO ESCOLAR E O PAPEL DO PROFESSOR NA VOZ DOS SUJEITOS: DESVELANDO NARRATIVAS
Lívia Vares da Silveira……………………………………………….. 155
9 – O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Vilmara Mendes Gonring…………………………………………… 179
10 – A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM TGD – SÍNDROME DE ASPERGER – NAS AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Geide Rosa Coelho
Daniely Bárbara Bollis Rabelo
Drielli Mascarenhas Gava Nunes………………………………… 203
Avaliações
Não há avaliações ainda.