Descrição
Currículo do autor:
Doutor e mestre em Educação, professor, psicopedagogo e jornalista. Leciona na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisador na área educacional vinculado ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação da Universidade Federal Fluminense – GRUPPE/UFF/CNPq. Trabalha, também, na educação de alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais especiais. Autor dos livros “Afetividade na prática pedagógica”, “Afeto e aprendizagem” “Autismo e inclusão”, e “Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade”, publicados pela Wak Editora.
www.eugeniocunha.com
Sumário:
Uma palavra inicial
Prefácio
1 – Um pouco sobre diversidade, escola e inclusão
2 – Um currículo inclusivo
3- O que estimular no aluno?
4 – Teoria e prática: utilizando ideias pedagógicas para educar
5 – Estágios da aprendizagem discente (diretivo, autônomo, criativo e colaborativo)
6 – Etapas da atuação docente (observação, avaliação e mediação)
7 – O que é preciso saber? Um olhar sobre algumas necessidades especiais mais comuns na escola Autismo, Síndrome de Down, TDAH, Transtornos Emocionais, Transtorno da Conduta, Dislexia, Dispraxia, Discalculia, Disgrafia e Disortografia
8 – Família e escola
9 – O afeto e as suas três dimensões: pessoal, social e pedagógica
10 – Breve histórico de políticas inclusivas
11- Propostas de atividades
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.