Favorecendo a inclusão pelos caminhos do coração

R$62,00

ISBN 978-85-7854-073-9

Autora: Maria Dolores Fortes Alves

Formato: 14x21cm

228 páginas

Resumo:

Neste livro, a autora, enquanto mulher com um corpo com deficiência física, professora, escritora e agora doutoranda, fala sobre estes novos princípios, metodologias, reflexões geradoras de novos pensamentos, procurando enlaçar a inclusão e a ressignificação de valores como um importante passo para celebrarmos este abraço. Este volume, pelo fato de ser decorrente de uma pesquisa de científica, apresenta algumas diretrizes e estratégias que podem servir como norteadores para elaboração de projetos interdisciplinares e transdisciplinares. Que seja algo a inspirar novas práticas ou estratégias de ensino e aprendizagem. São projetos ecossistêmicos que celebram a união da unidade com a diversidade. Pretende-se lançar luz sobre alguns conceitos novos, ou relativamente novos, para nós, educadores, como a TRANSDISCIPLINARIDADE, o PENSAMENTO ECOSSISTÊMICO e o PENSAMENTO COMPLEXO, além de trabalhar e enriquecer o nosso olhar sobre a interdisciplinaridade, reconhecendo também a importância da pluridisciplinaridade ou da multidisciplinaridade presentes nos processos de construção do conhecimento. Deseja-se expor como estes novos conceitos influenciam os aspectos epistemológicos e, consequentemente, requerem novas práticas pedagógicas e geram novas metodologias capazes de trazerem a vida para dentro da sala de aula, resgatar a vida nos ambientes de aprendizagem, religando seres, saberes e contextos e favorecendo a inclusão, acima de tudo, valorizando a diversidade, celebrando a vida!

Fora de estoque

Categoria:

Descrição

Currículo da Autora:

DOUTORA em EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP e Universidade de Barcelona-UB; MESTRADO em EDUCAÇÃO: Currículo pela PUC/SP, MESTRADO em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade de Santo Amaro – UNISA(2004). Pós- graduação em Disturbios de Aprendizagem pela Universidade de Buenos Aires -UBA; graduação em PEDAGOGIA pela UNISA (2001); Professora convidada da UB, Docente de pós-graduação. Consultora Educacional. Pesquisadora ECOTRANSD-Ecologia dos saberes, Complexidade e Transdisciplinaridade. (CNPq) , ADESTE- A Adversidade Esconde um Tesouro-e RIES – Rede Internacional Ecologia dos Saberes. PALESTRANTE, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria de pensamento, valores humanos, inclusão, psicopedagogia, eco-formação, autoconhecimento, complexidade, inter e transdisciplinaridade.

Site pessoal: www.edupsicotrans.net
E-mail: mdfortes@gmail.com

Sumário:

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

CAPITULO I. A COMPREENSÃO DOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO E DE SEUS VALORES. Apontando novas trajetórias
1.1. Refletindo sobre o os valores. Refletindo sobre o valor de viver: o valor de Ser
1.2. Breve histórico dos caminhos da educação: os caminhos de nossos valores
1.3. Tempo de ressignificar valores: encontrar-se no mais dentro, proclamando a autoria de pensamento
1.4. Tecendo caminhos do Pensamento Complexo, Eco-Sistêmico, Transdisciplinar: religando-se com a teia da Vida

CAPITULO II. A CONTEMPORANEIDADE: O ALVORECER DO NOVO PARADIGMA INTER E TRANSDISCIPLINAR. Ressignificando Valores
2.1. Multidisciplinaridade
2.2. Pluridisciplinaridade
2.3. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade
2.4. Interdisciplinaridade: a maiêutica do si-mesmo
2.4.1. O Homem, cósmico. O homem eco-sistêmico
2.5. Metáfora Multi, Pluri, Inter e Transdisciplinaridade
2.6. Construção de novos cenários de aprendizagem
2.6.1. Entre a Ciência e a Consciência
2.6.2. Entre a efetividade e a afetividade
2.6.3. Entre a objetividade e a subjetividade: os valores como norteadores
2.6.4. Do Ser Físico ao Quântico

CAPITULO III- DESVELANDO AS DIRETRIZES DE UM PROJETO PEDAGÓGICO TRANSDISCIPLINAR. Ressignificando valores, construindo autoria, despertando a humanidade do humano
3.1. Ressignificando valores, construindo novos caminhos
3.2. Diretrizes norteadoras do projeto de Educação em Valores Humanos
3.3. Refletindo um pouquinho mais sobre um Projeto Pedagógico Transdisciplinar

CAPITULO IV- UM CURRÍCULO DO INÉDITO VIÁVEL: O DESVELAR DO HUMANO DO HUMANO, A AMOROSIDADE DO SER
5.1. Um Currículo do Inédito Viável
5.2. O currículo-caminho- jornada
5.3. A espiritualidade e amorosidade no currículo
5.4. Os sujeitos em um espaço de amorosidade
5.5. Afetividade e inteligência.
5.6. Pensamento ecossistêmico, caminhos para coerência interna

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Caminho Que Se Fez Caminhando
REFERÊNCIAS

R$44,00

Este produto foi adicionado em nosso catálogo em terça 29 outubro, 2013.

Informação adicional

Peso 0,340 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?