Descrição
Currículo da Autora:
DOUTORA em EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP e Universidade de Barcelona-UB; MESTRADO em EDUCAÇÃO: Currículo pela PUC/SP, MESTRADO em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade de Santo Amaro – UNISA(2004). Pós- graduação em Disturbios de Aprendizagem pela Universidade de Buenos Aires -UBA; graduação em PEDAGOGIA pela UNISA (2001); Professora convidada da UB, Docente de pós-graduação. Consultora Educacional. Pesquisadora ECOTRANSD-Ecologia dos saberes, Complexidade e Transdisciplinaridade. (CNPq) , ADESTE- A Adversidade Esconde um Tesouro-e RIES – Rede Internacional Ecologia dos Saberes. PALESTRANTE, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria de pensamento, valores humanos, inclusão, psicopedagogia, eco-formação, autoconhecimento, complexidade, inter e transdisciplinaridade.
Site pessoal: www.edupsicotrans.net
E-mail: mdfortes@gmail.com
Sumário:
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPITULO I. A COMPREENSÃO DOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO E DE SEUS VALORES. Apontando novas trajetórias
1.1. Refletindo sobre o os valores. Refletindo sobre o valor de viver: o valor de Ser
1.2. Breve histórico dos caminhos da educação: os caminhos de nossos valores
1.3. Tempo de ressignificar valores: encontrar-se no mais dentro, proclamando a autoria de pensamento
1.4. Tecendo caminhos do Pensamento Complexo, Eco-Sistêmico, Transdisciplinar: religando-se com a teia da Vida
CAPITULO II. A CONTEMPORANEIDADE: O ALVORECER DO NOVO PARADIGMA INTER E TRANSDISCIPLINAR. Ressignificando Valores
2.1. Multidisciplinaridade
2.2. Pluridisciplinaridade
2.3. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade
2.4. Interdisciplinaridade: a maiêutica do si-mesmo
2.4.1. O Homem, cósmico. O homem eco-sistêmico
2.5. Metáfora Multi, Pluri, Inter e Transdisciplinaridade
2.6. Construção de novos cenários de aprendizagem
2.6.1. Entre a Ciência e a Consciência
2.6.2. Entre a efetividade e a afetividade
2.6.3. Entre a objetividade e a subjetividade: os valores como norteadores
2.6.4. Do Ser Físico ao Quântico
CAPITULO III- DESVELANDO AS DIRETRIZES DE UM PROJETO PEDAGÓGICO TRANSDISCIPLINAR. Ressignificando valores, construindo autoria, despertando a humanidade do humano
3.1. Ressignificando valores, construindo novos caminhos
3.2. Diretrizes norteadoras do projeto de Educação em Valores Humanos
3.3. Refletindo um pouquinho mais sobre um Projeto Pedagógico Transdisciplinar
CAPITULO IV- UM CURRÍCULO DO INÉDITO VIÁVEL: O DESVELAR DO HUMANO DO HUMANO, A AMOROSIDADE DO SER
5.1. Um Currículo do Inédito Viável
5.2. O currículo-caminho- jornada
5.3. A espiritualidade e amorosidade no currículo
5.4. Os sujeitos em um espaço de amorosidade
5.5. Afetividade e inteligência.
5.6. Pensamento ecossistêmico, caminhos para coerência interna
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Caminho Que Se Fez Caminhando
REFERÊNCIAS
R$44,00
Este produto foi adicionado em nosso catálogo em terça 29 outubro, 2013.
Avaliações
Não há avaliações ainda.