Descrição
Currículo do autor:
José Abrantes é natural do bairro do Catete, no Rio de Janeiro, onde nasceu em 7 de fevereiro de 1951. Técnico de nível médio em máquinas e motores (CEFET/RJ – 1969). Engenheiro mecânico (UERJ – 1976). Especialista em Docência do Ensino Superior (FABES/ISEP – 1995). Mestre em Tecnologia (CEFET/RJ – 1997). Licenciado em Desenho (UCAM – 2001). Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ – 2001). Pós-doutorado na área de Educação (FEAGRI/UNICAMP – 2003) e Pedagogia Empresarial (UFF – 2009). Entre 1970 e 1998, atuou como técnico e engenheiro, principalmente trabalhando em projeto, construção, operação e manutenção de indústrias. Desde 1998, atua como professor e pesquisador. Autor de vários artigos acadêmicos e, até 2013, além deste, já tinha publicado 14 livros das áreas de Educação, Engenharia e Gestão Empresarial. Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor adjunto do Centro Universitário UNIABEU e da Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Pesquisador do núcleo de inteligência em gestão e meio ambiente do programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF.
Sumário:
Apresentação
Por que se cola?
O que é inteligência? O teste de QI
Quadro 1: O que o teste de QI mede
As inteligências múltiplas
Inteligência Verbo-Linguística
Inteligência Lógico-Matemática
Inteligência Visuo-Espacial
Inteligência Corporal-Cinestésica
Inteligência Musical
Inteligência Interpessoal
Inteligência Intrapessoal
Inteligência Naturalista
Inteligência Emocional
Inteligência Existencial (ou Espiritual)
Inteligência Pictórica
Inteligência Social
Outras inteligências
Breve história da cola: passado, presente e futuro
A cola na escola, segundo a visão de nossos alunos
Análise dos resultados
Tabela1: Índice de cola nos três níveis de ensino
A cola na escola, segundo a visão de
nossos professores
Análise dos resultados
Tabela 2: Percentuais de respostas de professores
É possível acabar com a cola na escola? Que tipo
de aula devemos ministrar, para motivar
nossos alunos?
A Pedagogia da cola
Andragogia, Antropogogia e Heutagogia
Tabela 3: Comparação entre Pedagogia
e Andragogia
Qual a solução para acabar ou reduzir ao
mínimo a cola na escola?
Que tipo de aula devemos ministrar, para motivar
nossos alunos e assim impedir ou reduzir a cola?
Descubra quais são as suas inteligências múltiplas
fortes (e as dos seus alunos)
Avaliações das inteligências múltiplas
É possível estimular as inteligências múltiplas?
Como estimular as inteligências múltiplas?
Considerações finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.