A Educação Brasileira – Sob a luz de novos tempos

R$98,00

 ISBN 978-85-7854-358-7

Autor: Roberto Giancaterino

Formato: 17x24cm

296 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2018

Resumo:

Ao analisarmos as Políticas Educacionais do Brasil, observa-se que as propostas governamentais, discutidas ou ainda em discussão tornam-se pouco fértil, justificando-se assim a necessidade de governos comprometidos não só teoricamente mas também com a prática política. As perspectivas para a construção de uma educação livre, realista, com bases concretas e envolvimento popular estão dadas na forma da Lei n.º 9.394/96.

Na verdade, há certa distância entre a prática e a teoria.

 Sabemos que transformar a educação brasileira é tarefa longa. Nesse processo, é imperativo nos questionarmos qual é o tipo de educação que desejamos. Por essa razão, é preciso deixar para trás de uma vez por toda a situação caracterizada por uma acentuada dicotomia entre uma escola em ótimas condições para poucos e uma escola com poucas e precárias condições para muitos.

 A escola única que ofereça iguais condições para todos ainda não foi adotada efetivamente pelos governantes para se transformar em realidade.

 Nesse momento, faz-se necessário traçar uma análise do contexto social, político e econômico brasileiro para melhor compreensão de tais fenômenos.

 Este é um livro recomendável para educadores de todos os níveis e leitores no geral.

Categoria:

Descrição

Currículo do autor:

Pós-Doutorado em Educação. Doutor em Filosofia e Tecnologia Educacional. Mestre em Ciências da Educação e Valores Humanos.

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Valores Humanos Transdisciplinares; Docência do Ensino Superior; Administração e Supervisão Educacional.

Bacharel e Licenciado em Filosofia, Física, Matemática e Pedagogia.

Escritor. Educador. Pesquisador. Palestrante. Congressista. Conferencista Internacional na Área Educacional. Autor de vários trabalhos científicos reconhecidos por acadêmicos, entre eles: The Best da Educação “Escola, Professor, Aluno – Os Participantes do Processo Educacional”.

Iniciou-se no magistério em 1984 na disciplina de Matemática, posteriormente, ao final da mesma década, já lecionava também na disciplina de Física.

Atualmente atua como professor universitário em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação e, na rede pública estadual, leciona Matemática e Física.

 

Sumário

Apresentação ………………………………………………………………………………….. 17

 

Capítulo I – Compreensão e Contextualização das Políticas Educacionais no Brasil …………………….. 25

Política, Estado e Políticas Públicas: um Novo Entendimento ….. 26

Políticas Educacionais no Brasil: Sínteses Retrospectivas …………. 28

A Educação no Brasil e Suas Possibilidades Segundo a LDB ……. 31

A Qualidade na Educação ………………………………………………….. 32 O Ensino Fundamental …………………………………………………….. 34

O Papel do Professor ………………………………………………………… 35

A Formação Profissional ……………………………………………………. 37

Considerações Finais ………………………………………………………… 41

Referências ……………………………………………………………………… 42

 

Capítulo I I – Trajetória Histórica da Educação Brasileira ………….. 43

Educação no Período Colonial ……………………………………………. 43

Educação no Império ……………………………………………………….. 44

Educação na Primeira República …………………………………………. 45

Educação na Segunda República …………………………………………. 46

Educação na Nova República……………………………………………… 48

Considerações Finais ………………………………………………………… 50

Referências ……………………………………………………………………… 50

 

Capítulo III – Descentralização da Educação como Instrumento de Cidadania e Autonomia do Poder Local … 51

O Binômio Centralização/Descentralização ………………………….. 53

Autonomia da Escola ………………………………………………………… 54

Cidadão e Cidadania ………………………………………………………… 57

Os Pilares da Cidadania …………………………………………………….. 58

Poder Local …………………………………………………………………….. 58

Considerações Finais ………………………………………………………… 60

Referências ……………………………………………………………………… 62

 

Capítulo IV – Compreendendo o Processo Avaliativo Escolar…………. 63

O Processo Histórico Avaliativo…………………………………………… 64

Alguns Aspectos do que é Avaliar…………………………………………. 66

Avaliação Formativa versus Somativa…………………………………….. 68

Avaliação de Seletividade……………………………………………………. 70

Avaliação Escolar como Transformação Social………………………… 71

Considerações Finais…………………………………………………………. 74

Referências………………………………………………………………………. 76

 

Capitulo V – O Programa da Progressão Continuada…………………… 77

Progressão Continuada………………………………………………………. 78

Algumas Estratégias no Lapidar da Progressão Continuada………. 80

A Cultura Docente na Adequação do Currículo…………………….. 81

Educação Continuada: Prós e Contra…………………………………… 82

Considerações Finais…………………………………………………………. 86

Referências………………………………………………………………………. 87

 

Capitulo VI – Analfabetismo Funcional Como Consequência

da Política Educacional Brasileira…………………………………………….. 89

Analfabetismo e Analfabetismo Funcional…………………………….. 90

O Analfabetismo Funcional no Brasil…………………………………… 92

Políticas Educacionais………………………………………………………… 94

O Analfabetismo Funcional: um Novo Tipo de Exclusão Social… 96

Considerações Finais…………………………………………………………. 97

Referências………………………………………………………………………. 98

Capitulo VII – Educação Jovem e Adulta: O Grande Desafio do Milênio……….. 99

A Inclusão Social e Educacional…………………………………………… 101

A Educação dos Trabalhadores…………………………………………….. 103

Andragogia: um Novo Conceito Pedagógico

na Educação de Adultos……………………………………………………… 104

O Papel da Escola e do Professor na Educação

de Jovens e Adultos……………………………………………………………. 109

Considerações Finais…………………………………………………………. 113

Referências………………………………………………………………………. 114

 

Capitulo VIII – Tecnologia: A Educação do Terceiro Milênio…………. 115

A Informática na Educação…………………………………………………. 116

Os Desafios da Educação Tecnológica…………………………………… 118

A Profissão de Educar………………………………………………………… 120

A Formação de Professores na Era da Informatização………………. 122

Um Novo Repensar Pedagógico…………………………………………… 124

Considerações Finais…………………………………………………………. 126

Referências………………………………………………………………………. 127

 

Capitulo IX – Universidade: Desafios Ante a Qualidade Profissional e Educacional………………………… 129

Universidade……………………………………………………………………. 130

Qualidade em Serviços………………………………………………………. 132

A Responsabilidade Social e as Universidades………………………… 133

Avaliação Institucional do Ensino Superior: um Desafio

na Busca da Qualidade Educacional…………………………………….. 135

O Planejamento em uma Perspectiva Crítica

do Ensino Superior……………………………………………………………. 138

Considerações Finais…………………………………………………………. 147

Referências………………………………………………………………………. 149

 

Capitulo X – Educação, Pesquisa e Aprendizagem: O Limiar de uma Nova Era………………………. 151

Concepção de Educação e Aprendizagem……………………………… 152

Pesquisa em Sala de Aula……………………………………………………. 154

Delineamento da Pesquisa: Meios de Investigação………………….. 158

Os Métodos que Identificam a Finalidade da Pesquisa

e a Base Lógica da Investigação……………………………………………. 160

Educação, Pesquisa e Aprendizagem: O Êxito para a

Construção do Conhecimento…………………………………………….. 163

Considerações Finais…………………………………………………………. 164

Referências………………………………………………………………………. 166

 

Capitulo XI – A Face Oculta da Leitura no Processo Ensino-Aprendizagem: um Tabu a ser Desmistificado………… 167

Concepção de Leitura………………………………………………………… 169

Leitura e Aprendizagem: a Dualidade para a Formação

da Cidadania……………………………………………………………………. 171

A Leitura na Alfabetização………………………………………………….. 177

Dificuldades de Leitura e a Ação Psicopedagógica…………………… 180

O Professor, o Aluno e o Psicopedagogo……………………………….. 181

Considerações Finais…………………………………………………………. 184

Referências………………………………………………………………………. 186

 

Capitulo XII – A Psicopedagogia e a Teoria Construtivista: uma Utopia nas Escolas Públicas……………. 187

A Educação Escolar…………………………………………………………… 188

Política Educacional: A Teoria Construtivista………………………… 191

Psicopedagogia e a Concepção Construtivista

de Aprendizagem………………………………………………………………. 192

O Psicopedagogo e o Ambiente Escolar………………………………… 195

Considerações Finais…………………………………………………………. 197

Referências………………………………………………………………………. 198

 

Capitulo XIII – Educação Matemática: um Desafio para os Educadores………….. 201

Uma Visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais

da Matemática………………………………………………………………….. 204

Matemática: um Duelo para os Educadores…………………………… 207

Competências e Habilidades Essenciais ao

Perfil dos Professores de Matemática…………………………………….. 210

A Importância da História da Matemática na Aprendizagem

dos Conteúdos Matemáticos………………………………………………. 211

O Ensino da Matemática por meio dos Jogos………………………… 214

O Professor de Matemática e as Novas Tecnologias…………………. 218

Considerações Finais…………………………………………………………. 224

Referências………………………………………………………………………. 225

 

Capitulo XIV – Gestão Democrática na Educação: Impasses e Desafios…………….. 227

Gestão Competente e Democrática: um Elo Essencial

à Qualidade de Ensino………………………………………………………. 230

A Participação Social na Gestão Democrática………………………… 233

Os Desafios da Gestão Pública para a Inovação no

Sistema de Ensino…………………………………………………………….. 234

A Dimensão Política………………………………………………………….. 236

Os Caminhos para a Democratização Escolar………………………… 238

Considerações Finais…………………………………………………………. 241

Referências………………………………………………………………………. 242

 

Capitulo XV – A Inclusão Psicopedagógica nas Escolas com Crianças Depressivas…………. 243

Depressão………………………………………………………………………… 244

Depressão Infantil…………………………………………………………….. 246

Estratégias de Intervenção Psicopedagógicas em Sala de Aula……. 249

Formas de Trabalho com Crianças Depressivas………………………. 250

Considerações Finais…………………………………………………………. 253

Referências………………………………………………………………………. 254

 

Capitulo XVI – A Educação Psicomotora como Aliada do Processo da Alfabetização………….. 255

Aspectos Históricos e Conceituais da Psicomotricidade…………… 256

Conhecendo o Sistema Psicomotor Humano (SPMH)……………. 258

Educação Psicomotora……………………………………………………….. 259

Psicomotricidade como Ciência da Educação………………………… 261

Objetivos da Psicomotricidade…………………………………………….. 261

Psicomotricidade: uma Aliada da Alfabetização……………………… 262

Considerações Finais…………………………………………………………. 266

Referências………………………………………………………………………. 267

 

Capitulo XVII – Mídia Educacional: Novos Tempos para um Ensino Renovado………… 269

Comunicação…………………………………………………………………… 271

As Mídias e Suas Inferências……………………………………………….. 272

Media Education……………………………………………………………….. 273

Modernização Tecnológica na Educação……………………………….. 276

Considerações Finais…………………………………………………………. 279

Referências………………………………………………………………………. 280

 

Capitulo XVIII – Investimento na Educação: a Chave para o Desenvolvimento Sustentável………… 283

Escola e os Desafios Educativos…………………………………………… 284

Desenvolvimento Sustentável e as Premissas

de Sustentabilidade……………………………………………………………. 285

Importância de Novos Investimentos para a Consolidação

da Educação do Desenvolvimento Sustentável……………………….. 287

Um Enfoque da Matemática no

Desenvolvimento Sustentável……………………………………………… 289

Considerações Finais…………………………………………………………. 292

Referências………………………………………………………………………. 293

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Dimensões 17 × 24 × 3 cm

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