Descrição
Currículo da autora:
Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
Licenciada em Educação Artística (Licenciatura Plena-Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro).
Psicopedagoga, palestrante e escritora. Arte-educadora, cantora e compositora.
Participou de importantes eventos internacionais de música incluindo o Pori Jazz na Finlândia, onde representou o Brasil por dois anos consecutivos, evento esse que já contou com nomes como Gilberto Gil, Hermeto Pascoal e os internacionais Elton John e Norah Jones. No mesmo país, ministrou com sua equipe workshops nos anos de 2011 e 2012.
Ministra palestras e workshops que possuem temas diversos, e algumas características que norteiam seu trabalho: interatividade, objetividade e exemplos práticos. Oferecendo assim, condições para que o profissional da educação leve a Arte (música, teatro, expressão corporal e artes visuais) e a alegria do brincar para sua prática cotidiana.
Sumário:
I PARTE – ARTES, JOGOS E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1 PRELÚDIO
2 APRENDER JOGANDO COM ARTE
2.1 A Arte na Escola
3 A DIMENSÃO SIMBÓLICA
3.1 Consciência
3.2 A Fronteira da Linguagem
3.3 Quando a Linguagem vira Arte
4 ARTE ONDE O TUDO E O NADA CABEM
4.1 Linguagens da Arte
5 ARTE E EDUCAÇÃO
5.1 Arte na Escola
5.2 Arte: A Produção de Formas
5.3 Arte para Quê? O que Queremos?
6 NO JOGO
6.1 Conceitos
7 SOU INTELIGENTE?
7.1 Voltando um Pouco na História
7.2 As Sete Inteligências
7.3 Inteligência Linguística
7.4 Inteligência Lógico-Matemática
7.5 Inteligência Espacial
7.6 Inteligência Musical
7.7 Inteligência Corporal-Cinestésica
7.8 Inteligência Pessoal
7.9 Inteligências
7.10 Um Olhar a Luz das Inteligências Múltiplas
8 JOGOS & ARTE – ESTIMULANDO AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
II PARTE – A PRÁTICA
1 INTRODUÇÃO
2 EXPRESSÃO CORPORAL, MOVIMENTOS E ARTE VISUAIS. ESTIMULANDO AS INTELIGÊNCIAS: ESPACIAL, CINESTÉSICO-CORPORAL, INTRAPESSOAL E EXTRAPESSOAL
2.1 Espaço com Equilíbrio
2.2 Brincando no Espaço – Diferentes Velocidades e Imagens
2.3 Brincando com o Corpo – O Ar que Entra, o Ar que Sai
2.4 espaço, Equilíbrio, Lateralidade
2.5 Explorando os Planos
2.6 Circuito – Artes Visuais
2.7 Observação, Atenção e Expressão
2.8 Refinando Sentidos
2.9 Jogo – Eu sou seu Espelho
2.10 Jogo das Bolinhas Coloridas
2.11 Jogo da Escultura Viva
2.12 De que eu sou Feito?
3 IMPROVISAÇÃO TEATRAL – CRIANDO HISTÓRIAS, BRINCANDO COM AS PALAVRAS E ESTIMUNDANDO AS INTELIGÊNCIAS: LINGUÍSTICA E PESSOAIS
3.1 A Nossa História
3.2 Improvisação Teatral – A Partir de um Tema
3.3 Improvisação Teatral – Palavras
3.4 Criando Frases e Improvisando
3.5 Imagens e Histórias
3.6 Contando Histórias com Objetos
4 MÚSICA, EXPRESSÃO CORPORAL E PLÁSTICA. ESTIMULANDO A INTELIGÊNCIA: MUSICAL
4.1 Meu Nome, Meu Ritmo, Meu Movimento
4.2 Releitura
4.3 Brincando com o Timbre e a Intensidade
4.4 Jogo da Memória Musical
4.5 Que Som é Esse?
4.6 que Instrumento é Esse?
4.7 Roda de Sons – Corpo
4.8 Roda de Sons – Percussão
4.9 Melodia, Ritmo, Letra
4.10 As Alturas
4.11 Conhecendo a Voz e Cantando
5 ARTES VISUAIS. INCENTIVANDO A INTELIGÊNCIA: LÓGICO-MATEMÁTICA
5.1 Formas
5.2 As Formas Geométricas e Alfredo Volpi
5.3 Jogando com Tangram
5.4 A Arte Matemática do Mosaico Polígonos Lado a Lado sem Espaços Vazios
5.5 Projeto: As Carpas e o Dia das Crianças no Japão
5.6 Gincana de Arte e Matemática
5.7 O Quarto de Van Gogh
5.8 Brincando com Origamis
AOS COLEGAS EDUCADORES
AGRADECIMENTOS
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.