Agressividade, agressão e violência no cotidiano escolar
R$54,00
ISBN 978-85-7854-333-4
Autora: Selma Inês Campbell
Formato: 14x21cm
132 páginas
Ano de publicação: 1º edição- 2015
Resumo:
Professores, frequentemente, têm sob sua responsabilidade o controle de situações conflitantes em que os alunos ultrapassam os limites aceitáveis do comportamento social, ficando aquém das expectativas da aprendizagem escolar.
Os educadores precisam de uma visão que relacione a problemática da agressividade com os aspectos da aprendizagem ao contrário da visão que habitualmente isola os dois fatos no contexto educacional, apontando os pontos críticos dessa relação para que possam esclarecer a origem dos conflitos e levantar possíveis soluções por meio de ideias colhidas no próprio ambiente da prática pedagógica.
Em geral, a opinião pública e os meios de comunicação associam violência à criminalidade e agressão física, que causam especial impacto na vida social. Como veremos, estes não são os únicos modos de manifestação da agressividade, agressão e violência.
Para se enfrentar a cultura da violência, é necessário fazer um trabalho de conscientização e reeducação das pessoas: lutar por uma educação que enfatize os valores sociais e humanos, a ética e a solidariedade.
Descrição
Currículo da autora:
Selma Inês Campbell
Graduada em Economia pela UFRJ. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Habilitada ao Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Tutora On-line no Curso de Redação de Textos Acadêmicos pela CECIERJ. Curso de Qualificação de Professores na Área de Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant. Licenciada em Letras Português e Literaturas pela UFF. Escritora e palestrante.
Blog: www.selmainescampbell.blogspot.com
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
1 – INTRODUÇÃO
2 – FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO DOCENTE
3 – AGRESSIVIDADE
3.1 – Agressividade e Aprendizagem
4 – AGRESSÃO
4.1 – Estabelecimento de regras na escola
4.2 – Agressão: normalidade ou patologia?
5 – DISTRAÇÃO, AGITAÇÃO OU TDAH?
6 – INDISCIPLINA PARA OBTER ATENÇÃO
7 – LIMITES
7.1 – Imposição de limites
8 – AUTORIDADE VERSUS AUTORITARISMO
9 – VIOLÊNCIA
10 – VIOLÊNCIA PRODUZIDA PELA ESCOLA
10.1 – Imposição de conteúdos
10.2 – Propósitos da avaliação de aprendizagem
11 – VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR
12 – BULLYING
13 – PRECONCEITO
14 – TROTE
15 – VIOLÊNCIA E MÍDIA
16 – BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA
17 – PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA
18 – ÉTICA, CORRUPÇÃO E CRIME
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.