Descrição
Júlia Eugênia Gonçalves
Concluiu os créditos do doutorado em Ação, Comunicação e Conhecimento pela Universidade de León, Espanha. Mestra em Educação/Psicopedagogia pela UFF – RJ. Possui especialização em Psicopedagogia Clínica por E. PSI.B.A. – Argentina. Especialização em Psicanálise pelo Grupo Prisma Educacional, assim como MBA em Inovação e Gestão em EAD pela USP. Preside o Conselho Curador da Fundação Aprender – Varginha, MG, coordenando cursos de pós-graduação e de atualização em Psicopedagogia. Participou do Conselho Nacional da ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia. Faz parte do Conselho Nato do Núcleo Sul Mineiro desta entidade. Dedica-se há mais de 40 anos à prática clínica com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Sua atuação na formação de professores e de psicopedagogos é reconhecida nacionalmente por meio dos artigos e capítulos em livros já publicados, assim como pelos materiais instrucionais produzidos para cursos na modalidade de ensino a distância de instituições de Ensino Superior em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Blog pessoal: www.edupp.com.br
e-mail: julia@fundacaoaprender.org.br
Sumário
PREFÁCIO 9
APRESENTAÇÃO 13
INTRODUÇÃO 15
CAPÍTULO I:
Motivação e aprendizagem ao longo da vida 19
1.1. Psicopedagogia 20
1.1.1. O Adulto 22
1.1.2. Maturidade 25
1.1.3. Motivação e Aprendizagem no Adulto 28
1.1.4. Motivação Intrínseca e Extrínseca 32
1.1.5. A Lógica Formal 35
1.1.6. O Processo de Aprendizagem
no Adulto: a Andragogia 39
1.1.7. Heutagogia 47
1.1.8. Vias Preferenciais e Estilos de
Aprendizagem 49
1.2. O processo de Envelhecimento 54
1.2.1. A Velhice 56
1.2.2. Envelhecimento e Saúde 61
1.2.3. Patologias mais Comuns
na Terceira Idade 64
Referências 66
CAPÍTULO 2:
O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO COM ADULTOS E IDOSOS 69
2.1. Características Metodológicas 73
2.2. Aprender a Olhar! 77
2.2.1. A Fase de Coleta de Dados 78
2.2.1.1. Anamnese 79
2.2.2. Instrumentos Avaliativos 85
2.2.2.1. Diagnóstico Operatório 86
2.2.2.2. Vias Preferenciais e Estilos
de Aprendizagem 88
2.3. Vínculos com a Aprendizagem 99
2.4. Investigação sobre TDAH 103
2.5. Funções Cognitivas, Executivas e Conativas 112
2.6. A Sessão Devolutiva 129
Referências 138
Capítulo 3:
Intervenção psicopedagógica com adultos e idosos 141
3.1. Aspectos Relacionais e Transferenciais 146
3.2. Postura Terapêutica 149
3.3. A Intervenção 151
3.4. Técnicas e Materiais de Intervenção 155
3.5. Técnicas Literárias 156
3.6. Jogos 165
3.7. Técnicas Expressivas e Artísticas 169
FINALIZANDO 173
Referências 175
Avaliações
Não há avaliações ainda.