Psicopedagogia Para Adultos e Idosos – Diagnóstico e intervenção

R$58,00

ISBN 978-85-7854-497-3

Autora: Júlia Eugênia Gonçalves

Formato: 14x21cm

180 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020 / 2º edição – 2022

Resumo:

Este livro é fruto de um projeto de educação a distância iniciado em 2005, desenvolvido pela Fundação Aprender – MG, do qual a autora foi a mentora, coordenando a produção de conteúdos. O tema desperta seu interesse, desde então, pela compreensão de que o processo de aprendizagem transcorre durante toda a vida e necessita ser estudado pela Psicopedagogia como uma maneira de resgatar e estimular o prazer de aprender no público adulto e idoso que tem procurado, cada vez mais, a clínica psicopedagógica.

A proposta é trazer uma reflexão inicial a respeito dos conceitos de maturidade e senescência e, em seguida, apresentar as possibilidades que cercam o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica com adultos e idosos, a partir da práxis construída pela autora durante seu percurso como psicopedagoga clínica.

Este livro permitirá ao leitor adentrar no universo da Psicopedagogia Clínica a partir da perspectiva teórica de Alicia Fernández, focando na atuação com o público adulto e idoso.

Traz informações a respeito das especificidades deste grupo em relação ao processo de aprendizagem, objeto de estudo da Psicopedagogia, analisando os aspectos implicados na motivação para aprender, nas vias preferenciais e nos estilos de aprendizagem que compõem o substrato necessário para a apreensão da realidade.

Trata também das características cognitivas que estão presentes na maturidade e no processo de envelhecimento e como as funções executivas e conativas jogam um papel relevante no aprender destas pessoas.

Descreve o plano diagnóstico, com suas técnicas e testes específicos, assim como os materiais que asseguram uma intervenção psicopedagógica com adultos e idosos, voltada para a manutenção da qualidade de vida, trazendo informações teórico-práticas relevantes para o profissional que deseja ampliar seu trabalho terapêutico, atendendo este público.

Descrição

Júlia Eugênia Gonçalves

Concluiu os créditos do doutorado em Ação, Comunicação e Conhecimento pela Universidade de León, Espanha. Mestra em Educação/Psicopedagogia pela UFF – RJ. Possui especialização em Psicopedagogia Clínica por E. PSI.B.A. – Argentina. Especialização em Psicanálise pelo Grupo Prisma Educacional, assim como MBA em Inovação e Gestão em EAD pela USP. Preside o Conselho Curador da Fundação Aprender  – Varginha, MG, coordenando cursos de pós-graduação e de atualização em Psicopedagogia. Participou do Conselho Nacional da ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia. Faz parte do Conselho Nato do Núcleo Sul Mineiro desta entidade. Dedica-se há mais de 40 anos à prática clínica com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Sua atuação na formação de professores e de psicopedagogos é reconhecida nacionalmente por meio dos artigos e capítulos em livros já publicados, assim como pelos materiais instrucionais produzidos para cursos na modalidade de ensino a distância de instituições de Ensino Superior em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Blog pessoal: www.edupp.com.br

e-mail: julia@fundacaoaprender.org.br

 

Sumário

PREFÁCIO                                                                  9

APRESENTAÇÃO                                                      13

INTRODUÇÃO                                               15

 

CAPÍTULO I:

Motivação e aprendizagem ao longo da vida          19

 

1.1. Psicopedagogia                                       20

1.1.1. O Adulto                                            22

1.1.2. Maturidade                                        25

1.1.3. Motivação e Aprendizagem no Adulto        28

1.1.4. Motivação Intrínseca e Extrínseca    32

1.1.5. A Lógica Formal                                35

1.1.6. O Processo de Aprendizagem

no Adulto: a Andragogia                            39

1.1.7. Heutagogia                                        47

1.1.8. Vias Preferenciais e Estilos de

Aprendizagem                                            49

1.2. O processo de Envelhecimento              54

1.2.1. A Velhice                                           56

1.2.2. Envelhecimento e Saúde                   61

1.2.3. Patologias mais Comuns

na Terceira Idade                                                      64

Referências                                                    66

CAPÍTULO 2:

O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO COM ADULTOS E IDOSOS  69

 

2.1. Características Metodológicas                73

2.2. Aprender a Olhar!                                              77

2.2.1. A Fase de Coleta de Dados               78

2.2.1.1. Anamnese                           79

2.2.2. Instrumentos Avaliativos                  85

2.2.2.1. Diagnóstico Operatório      86

2.2.2.2. Vias Preferenciais e Estilos

de Aprendizagem                           88

2.3. Vínculos com a Aprendizagem              99

2.4. Investigação sobre TDAH                                  103

2.5. Funções Cognitivas, Executivas  e Conativas 112

2.6. A Sessão Devolutiva                               129

Referências                                                    138

 

Capítulo 3:

Intervenção psicopedagógica com adultos e idosos                                141

3.1. Aspectos Relacionais e Transferenciais   146

3.2. Postura Terapêutica                                            149

3.3. A Intervenção                                         151

3.4. Técnicas e Materiais de Intervenção      155

3.5. Técnicas Literárias                                              156

3.6. Jogos                                                                    165

3.7. Técnicas Expressivas e Artísticas                       169

 

FINALIZANDO                                                                    173

Referências                                                            175

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?