Descrição
Currículo da autora:
MARIA DOLORES FORTES ALVES
DOUTORA em EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP e Universidade de Barcelona-UB; MESTRADO em EDUCAÇÃO: Currículo pela PUC/SP, MESTRADO em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade de Santo Amaro – UNISA(2004). Pós- graduação em Disturbios de Aprendizagem pela Universidade de Buenos Aires -UBA; graduação em PEDAGOGIA pela UNISA (2001); Professora convidada da UB, Docente de pós-graduação. Consultora Educacional. Pesquisadora ECOTRANSD-Ecologia dos saberes, Complexidade e Transdisciplinaridade. (CNPq) , ADESTE- A Adversidade Esconde um Tesouro-e RIES – Rede Internacional Ecologia dos Saberes. PALESTRANTE, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: autoria de pensamento, valores humanos, inclusão, psicopedagogia, eco-formação, autoconhecimento, complexidade, inter e transdisciplinaridade . Site pessoal: www.edupsicotrans.net,mdfortes@gmail.com
Sumário:
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1
OS VALORES NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA DOS VALORES
CAPÍTULO 2
OFÍCIO PROFESSOR: DA TEORIA À AÇÃO
2.1. A Realidade do Professor e o Professor na Realidade
2.2. O que desejamos desta prática pedagógica tão especial da qual depende o futuro da humanidade, ”o humano do humano” ?
CAPÍTULO 3
PSICOPEDAGOGIA: EM BUSCA DO SUJEITO-AUTOR
3.1. O Encontro com a Psicopedagogia
3.2. O Sujeito da Psicopedagogia: autoria e autonomia
CAPÍTULO 4
ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA PSICOPEDAGÓGICA
4.1. A Pesquisa e o Campo
4.2. Questionamentos: a realidade e a realidade in locu
4.3. Lendo a realidade
4.4. Um olhar psicopedagógico diante dos valores do professor
CONSIDERAÇÕES FINAIS
APONTANDO ALGUNS CAMINHOS
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.