A prática Psicopedagógica – Processos e percursos do aprender

R$72,00

ISBN 978-85-7854-345-7

Organizadoras: Iara Caierão e Gilca Lucena Kortmann

Formato: 17x24cm

180 páginas

Ano de publicação: 1º edição- 2015

Resumo:
Esta obra apresenta a Psicopedagogia em alguns dos muitos cenários em que ela poderá se fazer presente, contribuindo para as aprendizagens que acontecem na dinâmica das relações.
O leitor encontrará a Psicopedagogia Inicial, Psicopedagogia com adultos com sua singular escuta. A recém-inaugurada Psicopedagogia com idosos, além do também novo objeto de estudos: Psicopedagogia com jovens universitários.
Encontrará, também, elementos para mediação de conflitos na escola; a importância do vínculo na mediação psicopedagógica; e o impacto da parentalidade tardia na dinâmica familiar. Em relação aos diferentes cenários institucionais, o leitor perceberá a ação psicopedagógica
institucional em um serviço de saúde; as possibilidades, a práxis e os desafios em relação à Psicopedagogia institucional; e Psicopedagogia na Universidade em uma abordagem sistêmica, além do lugar do olhar e da escuta das aprendizagens nas Instituições de Ensino Superior.
Adentrando o cenário escolar, encontraremos dados significativos sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática a partir do olhar psicopedagógico. Elementos sobre o processo da formação das pessoas que atuam nessa área e, finalmente, a atual e palpitante temática da inclusão e sala de recursos multifuncional com reflexões teóricas e práticas.
“O livro nos oferece uma grata surpresa! Ele demonstra, justamente, o avanço dos estudos e pesquisas na área da Psicopedagogia brasileira nos últimos anos. E nisso consiste sua riqueza”. (Beatriz Scoz)

Categoria:

Descrição

Autoras

Iara Caierão
Graduação em Letras e Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar. Mestrado em Educação pela PUC – RS. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formação em Psicopedagogia pela Escola. Psicopedagógica de Buenos Aires (EPsiBA). Atuação na área pedagógica por três décadas no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Coordenadora pedagógica da rede de escolas públicas estaduais (7ª CRE). Docência na Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e magistério; Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior (graduação) e Pós-Graduação, Lato Sensu. Orientadora e supervisora de estágio em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Coorientadora de dissertação mestrado. Membro de bancas de qualificação e defesa de dissertações. Parecerista e membro de conselho editorial de periódicos. Presta assessoria às escolas, às instituições educativas e à comunidade sobre os processos do ensinar e do aprender.
Membro de grupo de pesquisa Aprendizagem e TICs. Coordenadora e professora do Centro de Formação Docente – RS. Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas Psicopedagógicos – RS. Psicopedagoga clínica (crianças e jovens) e institucional (escola). Atua em formação continuada de docentes. Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção RS. Membro do Comitê Científico da ABPp-Nacional. Linha de Pesquisa: Educação e aprendizagem. Coautora de livros com temática: Educação, Aprendizagem e Psicopedagogia.

Gilca Lucena Kortmann
Graduação em Letras pelas Faculdades Unidas de Bage (1981). Mestrado (1997). Doutorado (2009) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Atualmente é professora e coordenadora da graduação e pós-graduação em Psicopedagogia do Centro Universitário La Salle. Professora do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano – UNILASALLE – Canoas. Coordena o NAPSI-Núcleo de atendimento Psicopedagógico – UNILASALLE. Tem especializações em Psicopedagogia Clínica, Educação Especial, Psicomotricidade, Estimulação Precoce para bebês com patologias, Terapia de Casal e Família (CEFI) e Neuropsicologia (UFRGS). Estudos Lacanianos em criança e adolescência pelo Centro Lydia Coriat (1993). Vice-Presidente da ABPP – RS período de 2011 a 2013. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial por mais de 30 anos, atuando principalmente nos seguintes temas: família, terapia de casal e família, educação infantil (estimulação precoce), crianças e adolescentes com dificuldades, distúrbios e transtornos do desenvolvimento/ inclusão, Psicopedagogia e educação especial. Participou en la Sesión de formación sobre Derechos Humanos, derecho a la educación y educación a los derechos humanos em Ginebra/ONU-UNESCO-2011.Pesquisas na área de Educação e Promoção em Saúde.

Sumário:

Prefácio
Apresentação
Psicopedagogia Inicial como modalidade de Atendimento Educacional Especializado: inventando espaços de aprendências para crianças pequenas
Cláudia Rodrigues de Freitas
Espessura de vida: escuta de adultos em Psicopedagogia
Neusa Kern Hickel
A alfabetização como possibilidade de autoria do pensamento em mulheres idosas
Denise Costa Ceroni
Psicopedagogia Institucional: possibilidades, práxis e desafios
Cláudia Terra Nascimento Paz
Perspectiva psicopedagógica no contexto universitário
Sílvia Maria de Oliveira Pavão
Rosanita Moschini Vargas
Psicopedagogia na universidade – uma abordagem sistêmica e familiar
Gilca M. Lucena Kortmann
Bruna Mainardi Rosso Borba
O lugar do olhar e da escuta psicopedagógica das aprendizagens na instituição de Ensino Superior
Olivia Teixeira
A escola inclusiva e a prática na sala de recursos multifuncional: implicações psicopedagógicas
Marilene Cardoso
Mediação de conflitos na escola: uma abordagem psicopedagógica
Herta Grossi
Gilca M. Lucena Kortmann
O vínculo na mediação psicopedagógica
Maria Melania Wagner Franckowiak Pokorski
O processo de ensino e aprendizagem da Matemática a partir de um olhar psicopedagógico
Joanne Lamb Maluf
O impacto da parentalidade tardia na dinâmica familiar
Sandra T. G. Guimarães
A ação psicopedagógica institucional em um serviço de saúde
Deise Catarine Schuck Steffanello
Melisa Rossa
Neusa Kern Hickel
Formação psicopedagógica: percepção de sujeitos-alunos
Iara Caierão
Posfácio

Informação adicional

Peso 0,350 kg
Dimensões 17 × 24 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?