Descrição
Currículo das organizadoras:
Fabiani Ortiz Portella
Pedagoga – Orientadora Educacional; Psicopedagoga; Mestre em Educação pela PUC-RS; Professora de cursos de Pós-graduação em Psicopedagogia; Presidente da ABPp – Seção RS.
Fabiane Romano de Souza Bridi
Educadora Especial; Psicopedagoga; Mestre em Educação pela UFRGS; Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre; Professora do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; Membro da Diretoria da ABPp – Seção RS.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1
Aprender através dos tempos
Os tempos de aprender e aprender através dos tempos – Bettina Steren dos Santos
Sobre o tempo e o aprender – Marisa Faermann Eizirik
Capítulo 2
O tempo de aprender na escola
Infância – Início de um aprendizado para toda a vida – Laura Monte Serrat Barbosa
Educação Inclusiva: o tempo de aprender na escola – Elaine Milmann
O tempo de aprender na escola – diferentes perspectivas – Elza Adele Guerra Gobbi
Capítulo 3
O tempo no tratamento psicopedagógico – Albertina de Mattos Chraim
O tempo clínico em Psicopedagogia Terapêutica – Dalva Rigon Leonhardt
Capítulo 4
O aprender
Atrasos maturativos e dificuldades de aprendizagem: atualização teórica e dados clínicos – Helena Vellinho Corso
O aprender em cena – Luciane Bonamigo Valls
O Tempo de Aprender da Criança Pequena – Laura Monte Serrat Barbosa e Sônia Küster
Tempo de Aprender: O Explícito e o Tácito – Evelise Maria Labatut Portilho e Maria Silvia Todeschi de Sousa
Terapia Cognitivo-Comportamental: Uma Nova Perspectiva para a Psicopedagogia – Clara Geni Berlim
Consciência fonológica e alfabetização: estratégias metafonológicas – Sônia Maria Pallaoro Moojen
Capítulo 5
Relato de Experiência
A vida adulta em questão: pontos e contrapontos – Denise Dalpiaz Antunes e Fabiani Ortiz Portella
Apoio psicopedagógico ao discente – Fabiane Romano de Souza Bridi
Psicopedagogia e Arteterapia: a construção do saber criativo – Vanessa Steigleder Neubauer e Fátima Terezinha Lopes da Costa
A importância da relação afetiva entre professor e aluno na construção do conhecimento: um desafio para o século XXI – Maria Angélica Marinho dos Santos
Psicomotricidade relacional e Psicopedagogia: o trabalho com uma criança com traços psicóticos e autistas – Janine Taís Homem Palanques e Mônica Pagel Eidelwein
Intervenção psicopedagógica em um caso de trocas auditivas – Maria Luiza Quaresma Soares da Silva e Sandra Regina kirchner Guimarães
Avaliações
Não há avaliações ainda.