Descrição
Mírian Paura Sabrosa Zippin Grinspun
Referência nacional no campo da orientação educacional, é autora de dezenas de livros que destacam a necessidade desse profissional nas escolas. Pedagoga. Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas. Doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho. Atuou como orientadora educacional e coordenadora do Serviço de Orientação Educacional da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Foi professora da UERJ – Faculdade de Educação, estando à frente de programas sobre Juventude & Educação.
Renata dos Santos Reis
Pedagoga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Compôs o quadro de orientadora educacional em municípios do Estado do Rio de Janeiro (Queimados, Seropédica). Atualmente é orientadora educacional do CIEP 497 – M. Profa. Sílvia Tupinambá em Itaguaí/RJ e do Interactivo Colégio e Cursos. Leciona na Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC) no curso de pós-graduação em Orientação Educacional e Pedagógica. Coordena a linha de pesquisa Orientação Educacional & Psicologia Complexa do Laboratório de Psicologia e Informações Afrodescendentes (LAPSIAFRO) da UFRRJ. Organiza anualmente o Fórum de Orientação Educacional & Psicologia.
Sumário
Prefácio: Nós: quando a vida conversa 9
Adriana Alves Fernandes Costa
Apresentação 13
Renata dos Santos Reis
Capítulo 1
A ESCOLA POSSÍVEL PARA OS NOVOS TEMPOS:
O PAPEL DOS ORIENTADORES EDUCACIONAIS 19
Capítulo 2
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: UMA PROPOSTA
DE INTERVENÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL 31
Capítulo 3
A DIMENSÃO POLÍTICA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
E SEU DIÁLOGO COM A PSICOLOGIA COMPLEXA 49
Capítulo 4
GRUPO TERAPÊUTICO TEMÁTICO (GT2): PRÁTICAS
DA PSICOLOGIA COMPLEXA NO ESPAÇO ESCOLAR 69
Capítulo 5
O RAP COMO INSTRUMENTO PARA O PROCESSO
DE INDIVIDUAÇÃO 87
Capítulo 6
A ESCRITA COMO REPRESENTATIVIDADE DO CONTEXTO
EDUCACIONAL E SOCIAL 103
Capítulo 7
O ENSINO DE HISTÓRIA E A RELAÇÃO COM
OS ESTUDANTES 121
Capítulo 8
A GEOGRAFIA DOS ALUNOS SEM RUA 135
Capítulo 9
AS AULAS PASSEIOS: NOVOS OLHARES PARA
UMA PRÁTICA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS 147
Capítulo 10
EU, TU E ELES: O DESFECHO DA HISTÓRIA 159
Avaliações
Não há avaliações ainda.