O Primata Que Aprende – Como a educação começou a acontecer

R$108,00

ISBN 978-85-7854-541-3

Autor: Carlos Rodrigues Brandão

Formato: 17x24cm

324 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2022

Resumo

 

Como a educação começou a acontecer?

“O Primata que Aprende” não é mais um livro de história da Educação.

Ele é um livro de Antropologia remota da educação.

Ele não convida apenas a uma leitura. Ele convida a uma viagem!

Eis um livro resultante de longas pesquisas documentais em busca de respostas a uma pergunta até aqui raramente pensada entre os livros de Pedagogia: Como entre os nossos primeiros ancestrais a educação terá surgido?  E como ela se terá diferenciado e se difundido?

Como o ensinar-e-aprender, tão essenciais em nossas vidas e na trajetória da Humanidade no Planeta Terra, terão surgido entre nós?

Como aprendemos a sermos educadores e, também, aprendizes?

Como em suas primeiras origens surgiu entre os seres humanas a “aventura do educar”?

E como isso, a que damos o nome de “Educação”, terá então se transformado ao longo da presença dos seres humanos aqui na Terra?

E, chegados ao desafiador momento da história humana em que vivemos e partilhamos a vida agora, qual será o destino da educação?

E, por meio dela, o destino da própria humanidade?

Categoria:

Descrição

Carlos Rodrigues Brandão é um antropólogo, um educador e um professor desde 1967.
Percorreu muitos caminhos. Lecionou em várias universidades e tornou-se “doutor honoris-causa” ou “professor emérito”, por cinco delas, inclusive a UNICAMP, de onde foi docente e pesquisador por muitos anos.
Ao longo de sua vida, trabalhou “em sala de aulas” durante seis décadas.
Divide seus estudos e suas pesquisas entre a cultura popular, o mundo camponês e a Antropologia da Educação.
Ao longo de sua vida, entre a Literatura, a Antropologia e a Educação, escreveu e publicou pouco mais de 80 livros.

Sumário

Quando? Onde? Como? Por quê? – introdução ………………… 11

Um certo pintor francês no Taiti

Adendo à introdução …………………………………………………… 21

Sobre um quadro de Paul Gauguin que nos acompanhará neste livro

1. A estranha ausência ……………………………………………. 25

A evidência da ausência ………………………………………………………….. 32

2. Nós, os humanos ……………………………………………….. 51

Peludos, feios, frágeis… humanos …………………………………………….. 51

Da natureza à cultura, sem deixar de ser natural …………………………. 63

Adendo ao capítulo ……………………………………………….. 65

Como os achados da Pré-História são descobertos? …………………….. 65

3. A natureza, a cultura e o “despertar da cultura” ……… 69

A natureza, a cultura ……………………………………………………………… 69

A sequência de eventos do despertar da cultura ………………………….. 81

A Revolução Neolítica e a Revolução Cognitiva …………………………. 90

Nós – os seres naturais… da cultura ………………………………………….. 94

4. O símbolo, a linguagem, o falar e o dizer …………….. 103

Algumas situações sequentes
a respeito da caça e dos caçadores …………………………………………… 114

O falar, o dizer e o dizer-se: do conhecimento à consciência ……….. 128

Eu, o outro e o outro eu ……………………………………………………….. 131

A linguagem dá sentido ao sentimento ……………………………………. 131

5. O primata imaturo, imperfeito e humano …………….. 143

Nascidos nus na Terra ………………………………………………………….. 143

Nascidos antes da hora …………………………………………………………. 146

A neotenia e nós ………………………………………………………………….. 150

6. Dar, receber e retribuir ………………………………….. 157

O primata que coopera e partilha …………………………………………… 157

Dar – receber – retribuir – a reciprocidade, a troca e a dádiva …….. 165

Trocar bens, trocar pessoas e trocar mensagens …………………………. 171

O que se pensa e o que se diz como troca e reciprocidade …………… 186

7. Árvores, amebas, tamanduás,
macacos e humanos: a vocação de aprender …………. 193

Um menininho e um chimpanzé ……………………………………………. 193

Algumas raízes do saber e aprender entre árvores e macacos ………… 195

“Programado para aprender” …………………………………………………. 200

Por entre escalas do trabalho de aprender ………………………………… 205

O ser que ensina o saber ……………………………………………………….. 211

8. O falar e o fazer e o ensinar e o aprender ……………… 219

Da instrução com o gesto à educação com a palavra ………………….. 225

O que é que se aprende quando se aprende?

E o que é que se ensina quando se ensina?………………………………… 230

Sinais no corpo, sons entre palavras –

o saber como atribuição de identidade……………………………………… 238

O que nos pode ensinar uma “briga de galos” em Bali? ……………… 240

Dimensões do falar quando ele é um dizer ………………………………. 245

9. O acontecer da educação …………………………………… 251

Entre as “revoluções” do passado ancestral,
por que não uma “revolução pedagógica?” ……………………………….. 256

Entre crianças que querem ser como os adultos
e adultos que sonham voltar a serem crianças …………………………… 266

Entre a modelagem e o condicionamento,
e a autonomia e a liberdade …………………………………………………… 269

10. “Para onde vamos?” ……………………………………….. 283

11. O conhecimento e a consciência

O pensamento e a imaginação ……………………………….. 299

12. A educação entre a vocação de aprender
e a vocação de ensinar ………………………………………….. 307

Livros citados e escritos de leitura indicada …………………… 319

Informação adicional

Peso 0,600 kg
Dimensões 17 × 24 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?