O orientador educacional, o mediador escolar e a inclusão

R$60,00

ISBN 978-85-7854-298-6

Autora: Marise Miranda Gomes

Formato: 14x21cm

124 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014 / 2º edição – 2024

Resumo:

Este livro é recomendado para educadores e pais envolvidos com a inclusão, pois mostra todas as faces do complexo processo de interação entre incluídos e includentes, mostrando os benefícios para ambas as partes. Revela, também, os trâmites legais da inclusão, a importante figura do mediador escolar e as suas atribuições dentro de uma unidade de ensino.

Defende a visão de que a escola precisa considerar a natureza das manifestações da nossa sociedade, bem como compreender a questão da diversidade no processo de Educação Inclusiva e repensar seu projeto de homem com os olhos voltados para os paradigmas arrolados na era da Pós-modernidade. Sinaliza a necessidade mais urgente de mudança na concepção de homem, no princípio da tolerância, não como forma de consentir tacitamente, mas como forma de respeitar e compreender a coexistência da multiplicidade e da ética mínima que deve reinar entre os indivíduos.

Descrição

Currículo da autora:

Marise Miranda Gomes é mineira, formada em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional pela UFRJ. Pós-graduação em Supervisão Escolar pela UERJ. Administração Escolar pela UGF. Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNESA. Atua como orientadora educacional do Centro de Educação e Cultura e, atualmente, preside a ASFOE (Associação Fluminense de Orientadores Educacionais). 

Sumário:

Colocamos a nossa pedra………………………………….   13

Apresentação……………………………………………………   15

Introdução………………………………………………………   19

O sentido da inclusão……………………………………….   19

Surge a figura do mediador ou facilitador………….   24 

CAPÍTULO 1

Consolidando a inclusão………………………………….   27

Legislação pertinente………………………………………..   29

Leis internacionais que preconizam a inclusão…..   30

Educação Inclusiva e a Legislação Nacional……….   35

CAPÍTULO 2

Adaptações da escola às mudanças…………………….   49

A escola como instituição de aprendizagem cognitiva e social………………………………………………   50

O docente, a formação e a inclusão……………………   56  

CAPÍTULO 3

Novo ator em cena – mediador ou facilitador escolar…………………………   63

Perfil do mediador escolar ou facilitador escolar………………………………………..   70

Papel do mediador escolar ou facilitador escolar: uma visão da clínica………………………………………….   71

Situações de mediação……………………………………..   80

As entrelinhas das leis: o respaldo legal para a atuação do mediador escolar ou facilitador escolar………………………………………..   88 

CAPÍTULO 4

A contribuição do especialista em educação………   95

O orientador educacional na instituição escolar…………………………………………….   97

O orientador educacional como parceiro da ação docente……………………………………………….. 104

SOE – Serviço de Orientação Educacional – Código de Ética do Mediador Escolar…………… 107

Processo de Educação Inclusiva……………………….. 108     

CAPÍTULO 5

Considerações finais……………………………………….. 111

Referencias……………………………………………………… 115

Site pesquisado ……………………………………………….. 122

Instituições consultadasdurante a pesquisa ………. 126

Informação adicional

Peso 0,210 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

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