Supervisão Psicopedagógica – Da reflexão à ação

R$58,00

ISBN 978-85-7854-388-4

Autoras: Luciana Queiroz Bem Portela e Suely Fermon de Morais Oliveira

Formato: 14x21cm

124 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2017

Resumo:
Nesta obra, inovadora e pioneira, “Supervisão Psicopedagógica – da Reflexão à Ação”, as autoras fazem um mergulho em suas vivências como supervisoras e, com sua apropriação, tecem um texto simples e delicado, conduzindo o leitor em seus caminhos de autoria e pensamento autônomo, em que, amparadas pela experiência clínica de vários anos em atendimentos e de uma construção sólida de seus habitus, ofertam um instrumental oportuno, delineando conceitos, procedimentos e um novo parâmetro postural para esse supervisor que nasce!
Com a proposição de um marco teórico inédito, o livro cria um diálogo aberto e franco entre conteúdo e leitor, de modo a tornar muito acessível e prático o pensamento estruturado para a busca desse ideal de se tornar um supervisor psicopedagógico. Relatos de casos, indicação de textos e teóricos, exposição de estratégias e técnicas fazem destes escritos um material indispensável ao psicopedagogo que almeja tornar-se, a seu tempo da práxis psicopedagógica recomendável, um supervisor psicopedagógico.
O livro “Supervisão Psicopedagógica: da reflexão à ação” foi pensado a partir de algumas questões nas quais as autoras se detinham, devido à ausência de literatura abordando a temática. Refletindo nessa lacuna textual, o movimento reflexivo surge entre ambas, em um diálogo urgente e necessário sobre essa escrita, de como orientar e sistematizar a construção de um supervisor psicopedagógico. O resultado do trabalho é uma obra pioneira na área, o que certamente será um instrumento importante para a profissionalização do psicopedagogo.
Com linguagem clara e embasada teoricamente em autores relevantes na área “Psi”, a obra oferece um traçado a partir da historicidade da supervisão como um processo indissociável da formação continuada, traz experiências das autoras enquanto supervisionandas e supervisoras, elucida a construção dessa identidade profissional e o lócus subjetivo no qual a supervisão psicopedagógica acontece e convida o psicopedagogo a se instrumentalizar, elaborando ele próprio o seu campo de atuação como supervisor psicopedagógico, considerando o Código de Ética proposto pela ABPp, a experiência clínica em atendimentos e a prática institucional. Descreve o processo de iniciação na supervisão das autoras e oferta aos psicopedagogos uma significativa contribuição aos pretendentes a se tornarem, também, supervisores psicopedagógicos de forma responsável e madura.

Descrição

Currículo das autoras:

Luciana Queiroz Bem Portela
Psicopedagoga com prática Clínica e Institucional. Arteterapeuta. Formação em Psicanálise. Supervisora Psicopedagógica. Coordenadora de Grupos de Estudos em Psicopedagogia. Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública com experiência na rede privada e pública de ensino no Estado do Ceará. Gestora FIRMATO Desenvolvimento Humano e Organizacional conduzindo o Programa de Formação Continuada do Educador. Professora em Cursos de Graduação e Pós-graduação na área da Educação: Pedagogia, Educação Infantil, Educação Inclusiva, Gestão-Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia, supervisionando estágios Clínicos e Institucionais. Membro titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Ceará, triênio 2017 a 2019. Vivência na Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Ceará, contribuindo como coordenadora geral e supervisora do Projeto Social Lumiar e membro da Diretoria de 2011 a 2016. Conselheira eleita da ABPp Nacional, gestão 2014 a 2016, compondo a Comissão Científica onde tem participação como coautora no livro “Estudos de Caso em Psicopedagogia – da escuta à escrita” (ABPp / WAK Editora – 2015).

Suely Fermon De Morais Oliveira
Pedagoga. Psicopedagoga com prática Clínica e Institucional. Formação em Psicanálise.
Docente do Ensino Superior em cursos de Graduação em Pedagogia e cursos de Pós-Graduação em Especialização em Psicopedagogia, Gestão e Coordenação Escolar, Educação Infantil, com experiência em estágio supervisionado nas áreas Clínica e Institucional. Supervisora Psicopedagógica e coordenadora de atividades em grupos de estudo. Pesquisadora no GEPAD – Grupo de Estudos em Processos de Aprendizagem e Diversidade, da UFPB. Diretoria da Tríade Formações e Eventos Corporativos. Membro titular Nacional da ABPp. Coordenadora do Núcleo da ABPp-PB. 

Sumário:

PREFÁCIO 15

APRESENTAÇÃO 19

INTRODUÇÃO 23 

 CAPÍTULO 1 –

SUPERVISÃO E INTERVISÃO

O Lugar do Outro… Esse Também é Meu Lugar 27 

 CAPÍTULO 2 –

APRENDIZAGEM TEÓRICA E APRENDIZAGEM PRÁTICA

Um Caminho de Mão Dupla 47 

 CAPÍTULO 3 –

SUPERVISÃO CONTÍNUA I

O Cuidar Compartilhado 63 

 CAPÍTULO 4 –

SUPERVISÃO CONTÍNUA II

Um Espaço Imaterial Cheio de Concretude 81

 CAPÍTULO 5 –

SUPERVISOR PSICOPEDAGÓGICO

Não Mais uma Ausência, uma Necessidade 97

EPÍLOGO 115

REFERÊNCIAS 119

APRESENTAÇÃO PROFISSIONAL DAS AUTORAS

E SEUS CONTATOS 121

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?