O Aluno TDAH – A pedagogia e a realidade do transtorno

R$48,00

ISBN 978-85-7854-460-7

Autora: Priscila Romero

Formato: 14x21cm

100 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2019

Resumo

Falar sobre TDAH não é tarefa difícil. Difícil é conviver com suas características mais marcantes como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Neste livro, você encontrará a vivência da autora de como trabalha o transtorno no seu dia a dia de educadora. Afinal, temos notado que muitos alunos mais agitados ou dispersos convivem com o rótulo de TDAH, erroneamente ou não.
“Não tenho vergonha do mesmo. E questiono se existe alguém ‘normal’, mas a ‘epidemia’ de tal transtorno tem confundido muitos pais, professores e especialistas. Como consequência, o uso de medicalização tem aumentado. E como bons profissionais devemos conhecer para atuar! Será que todos nossos alunos mais agitados ou desatentos têm, realmente, TDAH? Quem é o aluno TDAH? Vamos descobrir juntos! Boa leitura”. Priscila Romero

 

Descrição

Currículo da autora:

Priscila Romero
Graduada em Direito (UGF) e licenciada em Pedagogia (UCM). Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica (AVM), Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (UERJ), Educação Especial com Ênfase em Autismo (CENSUPEG), Docência no Ensino Superior (UCL) e Psicopedagogia (UERJ). Comprometida com o atendimento de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais. Engajada em uma política educacional que favoreça o crescimento do indivíduo.

 

Sumário

PREFÁCIO 11

INTRODUÇÃO 13

I – UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA COMO TDAH 17

II – VAMOS FALAR SOBRE TDAH? 37
2.1 – conceitos e características 38
2.2 – legislação 49

III – COMORBIDADES 51
3.1 – Transtorno Depressivo Maior 52
3.1.1 – Sintomas emocionais 52
3.2.2 – Sintomas físicos 53
3.1.3 – Sintomas cognitivos 53
3.2.4 – Sintomas motivacionais 54
3.2 – Transtornos de Ansiedade 54
3.2.1 – Síndrome do Pânico (TP) 55
3.2.2 – Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) 55
3.2.3 – Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) 56
3.3 – Transtornos Disruptivo, do
Controle de Impulsos e da Conduta 56
3.3.1 – Transtorno de Oposição-Desafiante (TOD) 57
3.3.2 – Transtorno de Conduta (TC) 58
3.3.3 – Transtorno Disruptivo de Desregulação
do Humor 60
3.4 – TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)
E TRANSTORNOS RELACIONADOS 61
3.4.1 – Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) 61
3.5 – TRANSTORNO DO
NEURODESENVOLVIMENTO 61
3.5.1 – Transtorno de Tiques 62
3.5.2 – Transtorno do Espectro Autista (TEA) 62
3.6 – TRANSTORNO BIPOLAR E TRANSTORNOS
RELACIONADOS 64
3.6.1 – Transtorno Bipolar Tipo I 64

IV – CONSEQUÊNCIAS QUANDO NÃO TRATADO 65

V – CONSELHOS AOS PAIS, PROFESSORES E “TDAHs” 69

VI – TRABALHANDO COM ALUNOS: “TDAHs” OU NÃO 79

CONCLUSÃO 89

ANEXO 91

REFERÊNCIAS 95

Informação adicional

Peso 200 g
Dimensões 14 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?