Descrição
Priscilla Amaral
Pedagoga com habilitação em séries iniciais, Administração Escolar e com pós-graduação em Deficiência Intelectual, Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade clínica e relacional pela Universidade Cândido Mendes (UCM). Experiência de 15 anos entre Instituições e Escolas. Diversos artigos publicados. Autora dos livros “Autismo no tempo da delicadeza” e dos e-books “Deficiência intelectual” e “Transtornos do espectro autista”. Professora convidada de pós-graduação no Centro Sul de pesquisa, extensão e graduação (Censupeg) e pela Faculdade Casa Branca (FACAB) lecionando temas relacionados à saúde mental, atenção psicossocial, inclusão social e educacional. Professora de Sala de Recursos para pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo em Escola Estadual localizada na capital de São Paulo.
Cursos de especialização realizados: Processo de Inclusão; Introdução ao Autismo e Psicose Infantil; Estimulação Precoce; Prontidão para alfabetização; Estimulação para pessoas com Necessidades Especiais; Curso de Dislexia; Atitudes que favorecem o sucesso Escolar; Síndromes diversas; Educação Especial: Condutas típicas; Introdução ao Estudo das Neurociências, curso básico de libras e alfabetização para pessoas com deficiência visual. Diretora do Instituto Neuropsicopedagogiar em São Paulo – capital de cursos a distância.
Sumário
Prefácio 17
Ari Vieira
Apresentação 21
- Casuísticas 23
Carolina – caso Deficit de Atenção com
Transtorno de Personalidade tipo Impulsivo 23
Caso Renan 24
Caso Maurício 26
Caso Roberta 28
Caso Marcelo 29
- Um pouco sobre a síndrome de Down 31
Caso Luís 33
- Falando um pouco do Autismo… 35
DSM-V 35
Identificando a pessoa com autismo 36
Depoimento de uma mãe de corpo
e alma azul 38
- Minha experiência com autistas 43
Caso Maria Eduarda 48
Caso Júlio 50
Caso Rogério 53
Caso Janete 53
Caso Samuel 54
Caso Pedro 56
Caso Daniel 58
Caso Henrique 59
Caso Melissa 61
Caso Maria 62
Conclusão 64
Caso Marlene 64
Caso Lincon 66
- Trabalho realizado em Alunos com Deficiência
Intelectual 69
Deficiência Intelectual 69
HISTÓRIA… 70
Como identificar uma criança com Deficiência
Intelectual? O que caracteriza? 70
Qual é a frequência da Deficiência Intelectual? 73
O que pode causar a Deficiência Intelectual? 73
Meu trabalho com deficientes intelectuais… 75
- Estratégias metodológicas que aprimoram os
recursos da escrita 81
- Exemplos de Relatório da Sala de Recursos 83
- Exemplo de relatório de Sala de Ensino Regular 117
- Diferenças entre Deficiência Intelectual e
Dificuldades de Aprendizagem 119
Dificuldades de Aprendizagem 119
As diferenças entre Transtornos de
Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem
e Distúrbios de Aprendizagem 121
Como trabalhar com crianças que apresentam
dificuldades de aprendizagem? 123
- Diferenças entre a Sala de Recursos e
Reforço Escolar 125
- Legislação que regulamenta a Educação
Especial no Brasil 127
- Adaptações curriculares 129
- Resolução n.º 61 da LDB 133
- Inclusão 147
- As contribuições da Psicopedagogia diante
dos Transtornos de Conduta e sua repercussão
na aprendizagem 149
Daniele Galvão
- 1 Psicopedagogia versus Neuropsicopedagogia 153
- A importância dos animais para as pessoas
com necessidades especiais e também aos
neurotípicos 155
- Glossário 159
- Considerações finais 165
Avaliações
Não há avaliações ainda.