Descrição
Currículo da autora:
Fonoaudióloga. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente da Pós-Graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada. Professora convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando principalmente nos temas de educação, Psicomotricidade, inclusão e síndrome de Down. Autora dos livros: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União”; e “Para Entender a Síndrome de Down”, todos publicados pela Wak Editora. Participante de eventos nacionais e internacionais, ministrando palestras, cursos eworkshops. Autora, coordenadora, tutora e professora do Curso Para Entender a Síndrome de Down da GPEC – Educação a Distância – Formação e Aperfeiçoamento.
Sumário:
Introdução
1 – Incluir?
2 – A educação inclusiva facilitada pela educação e reeducação psicomotora
Psicomotricidade e Música
Método Dalcroze
Principais Características Eurritmia
Alguns exercícios propostos em Dalcroze
3 – A Família
4 – O que uma equipe multiprofissional pode fazer por uma pessoa com necessidade especial?
5 – Escola ou escola especial?
6 – A capacitação do professor
7 – As práticas educacionais usadas com as pessoas com necessidades especiais
8 – Perfil do educador inclusivo
9 – Desenvolvimento neuropsicológico das crianças prematuras e pós-maturas
10 – A sexualidade
11 – A educação inclusiva e a arteterapia: uma abordagem junguiana
12 – A lei em vigor está sendo respeitada?
A declaração de Salamanca
A nova constituição para as crianças
Estatuto da criança e do adolescente
Conclusão
Anexos
Referências
Glossário
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