Descrição
Rosana Prado
Licenciada em Pedagogia. Bacharel em Jornalismo. Mestrado e doutorado em Educação
pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora adjunta e coordenadora de
Curso do Departamento do Ensino Superior – DESU do Instituto Nacional de Educação
de Surdos – INES. Professora permanente do mestrado profissional em Diversidade e
Inclusão – CMPDI/UFF. Possui experiência em ensino na Educação Básica e Educação
Superior. Atuante na área de Educação Especial e Inclusiva há mais de 30 anos, com
especialização em Educação de Surdos e certificação para uso e ensino de Libras no
Ensino Superior pelo Pró-Libras – MEC. Pesquisadora nas áreas de Educação inclusiva,
Educação de surdos, formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas,
ensino de LIBRAS como primeira língua e Português como segunda língua para surdos,
alfabetização e letramento visual, produção de materiais pedagógicos e atendimento
educacional especializado.
Glaura Cristina Oliveira Braga
Pedagoga pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Psicopedagoga pela
Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestrado em Diversidade e Inclusão pela
Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora do Curso Normal pela
SEEDUC/RJ. Atualmente, atua como professora da Equipe de Educação Especial da
Secretaria Municipal de Educação de Niterói – FME/SME. Possui experiência com
atuação e formação de professores para educação inclusiva, Sala de Recursos e
Atendimento Educacional Especializado – AEE, deficiências múltiplas e transtornos
globais do desenvolvimento.
Sumário
PREFÁCIO ………………………………………………………….. 13
APRESENTAÇÃO ………………………………………………… 15
1. Escola: um lugar aberto à diversidade ………………… 17
2. Você sabe o que é AEE? …………………………………. 19
3. A que visa o AEE? ………………………………………… 21
4. Por que esse tipo de organização e atendimento? …… 23
5. Como organizar o AEE na escola? …………………….. 25
6. A quem se destina o atendimento? ……………………. 27
6.1. Vamos entender cada um desses aspectos
de forma bem resumida. ……………………………………. 28
7. O aluno que não se encaixa como público-alvo
do AEE pode ser atendido? ………………………………… 33
8. Como trabalhar com alunos – público-alvo
da educação especial? ……………………………………….. 35
9. Como se caracteriza o atendimento? ………………….. 37
10. Por quanto tempo e qual a assiduidade
do atendimento de AEE? …………………………………… 39
11. Quem é o professor do AEE? …………………………. 41
12. Quais as atribuições do AEE,
de acordo com o MEC? …………………………………….. 43
13. SRM: Salas de Recursos Multifuncionais …………… 45
14. Em quais modalidades e níveis de ensino? ………….. 49
15. O AEE realiza… …………………………………………. 51
15.1. Refletindo sobre o que é a mediação pedagógica… 51
15.2. Em que situações acontece
a mediação pedagógica? …………………………………….. 52
15.3. Quem são os principais mediadores
no espaço escolar?…………………………………………….. 53
15.4. Há outros profissionais de apoio responsáveis
pelo suporte aos estudantes no ambiente escolar.
Quem são eles? ……………………………………………….. 58
16. Qual o papel da família no processo educativo ……. 61
17. Adequações e adaptações do fazer pedagógico …….. 65
17.1. Qual a importância de pensar sobre o currículo? .. 66
17.2. O currículo pode e deve ser adaptado,
sempre que necessário! ……………………………………… 67
17.3. As adaptações curriculares podem ser de grande
e de pequeno porte ………………………………………….. 68
17.4. Afinal de contas, alunos surdos precisam ou não
de adaptação curricular? …………………………………….. 71
17.5. As Tecnologias Assistivas também são
adaptações necessárias! ……………………………………… 72
18. Adequações curriculares ……………………………….. 77
18.1. Instrumentos para o processo de avaliação
e de elaboração do Plano de AEE e do PEI ……………… 77
18.2. Organização do atendimento educacional
especializado ………………………………………………….. 89
18.3. Plano de Atendimento
Educacional Especializado …………………………………. 92
18.4. Plano Educacional Individualizado – PEI ……….. 101
19. Anexos: materiais para a consulta ……………………. 111
1. Ficha de Anamnese ………………………………………. 112
2. Modelo de Avaliação da Educação Especial …………. 120
3. Protocolo de Indicadores de Gravidade do
Desenvolvimento e de Necessidades de Suportes ………. 125
4. Termo de Compromisso dos Responsáveis ………….. 130
5. Termo de Autorização para os Responsáveis
por Alunos com Deficiência ……………………………….. 131
6. Modelo de Autorização de Imagem …………………… 132
7. Modelo de PEI ……………………………………………. 133
8. Orientações para a elaboração/quadro do PEI ………. 138
9. Modelo 2/ PEI ……………………………………………. 141
10. Orientações para a escrita do Portfólio ……………… 145
11. Orientações para a escrita do Relatório ……………… 148
12. Roteiro sugestivo para a escrita de relatório para o
professor de apoio ……………………………………………. 151
13. Ficha de Encaminhamento para o Posto de Saúde .. 153
14. Ficha de acompanhamento de conversa
com o responsável …………………………………………… 155
15. Ficha de Contribuições dos Professores Regentes …. 156
16. Ficha de Recibo para a instituição …………………… 158
17. Ficha de Registro de Atendimentos/atividades ……. 159
20. Referências 161
Avaliações
Não há avaliações ainda.