Descrição
Currículo do autora:
Fátima Alves
Fonoaudióloga. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, UNIPLI. Docente da Pós-graduação presencial e coordenadora do curso de pós-graduação em Psicomotricidade da AVM/UCAM e da Licenciatura a distância em Pedagogia da Faculdade Unyleya. Orientadora de monografia dos cursos de Psicomotricidade e Arteterapia da AVM/UCAM. Professora convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Professora convidada na formação em Arteterapia no Ateliê de Marise Piloto. Docente e orientadora de TCC da Laureate International Universities IBMR Centro Universitário. Docente do Child Behavior Institute of Miami. Docente da Faculdade Tecnologia de Palmas. Docente da FAMESC. Docente da UNISAÚDE Pádua. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Psicomotricidade, Inclusão e Down. Presidente da ABP, gestão de 2008 a 2010. Conselheira da ABP. Autora dos livros pela Wak Editora: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União”, “Para Entender a Síndrome de Down”, “A Psicomotricidade e o Idoso: uma educação para a saúde” e “A Infância e a Psicomotricidade: A pedagogia do corpo e do movimento”. Participante em alguns livros, como “Compartilhar em Terapia – Seleções em Ramain-Thiers “Escola Competente”, “Que Cérebro é esse que chegou à Escola?”, “Guia Prático de Neuroeducação”. Participante em eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação como ministrante em palestras, cursos e workshops. Autora, coordenadora, tutora e professora do curso: “Para Entender a Síndrome de Down” da Ofbox Educação.
Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/6438159784076273
Sumário
Prefácio
Introdução
PARTE I – Sentimentos para transformar e aprender a incluir
Capítulo I – Ter Prazer: afeto, plenitude, vínculo, interesse e educação
Capítulo II – Nossos desejos para transformar
Capítulo III – Inclusão: permitindo, ampliando e democratizando
PARTE II – Inclusão, educação, família e o corpo
Capítulo IV – A inclusão impulsionando a educação
Capítulo V – A Família: de corpo e alma
Capítulo VI – O Corpo na inclusão: abrindo possibilidades
Capítulo VII – Psicomotricidade – atividades e jogos psicomotores inclusivos
PARTE III – Notícias e depoimentos
Capítulo VIII – Notícias
Capítulo IX – A Inclusão sobre o olhar de…!
Referências
Posfácio