Escola não é depósito de crianças

R$62,00

ISBN 978-85-7854-199-6

Autor: Wolmer Ricardo Tavares

Formato: 14x21cm

188 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2007 / 3º edição – 2011

Resumo:
Este livro está dividido em cinco partes, das quais quatro são teóricas e têm como foco esclarecer os problemas da educação em vez de equacioná-los, para buscar um ensino de qualidade. O conteúdo da obra baseia-se em experiências e em farta bibliografia, incluindo autores renomados, defensores de uma educação não manipuladora, exercida por uma elite dominadora.
O leitor perceberá que, para oferecer uma educação de qualidade, será importante trabalhar conceitos como família e como ela deve exercer sua função no processo de educar, fator que ocorrerá antes mesmo de o aluno entrar na escola. O item educação e escola trabalha com o viés social, pois a educação extrapola os limites da escola.
Toda educação implica um devir que deve levar o educando a um protagonismo social, item discutido neste trabalho, pois é a educação que faz o indivíduo sair da condição de sujeito néscio para a condição de sujeito cognoscente. Este assunto é tratado na quarta parte do livro. O autor analisa ainda a profissão de docente, que, apesar de ser uma atividade subjugada, é a mais importante para a construção do cidadão, do profissional e de homens de bem.
A última parte do livro apresenta estudo de caso de uma instituição que saiu da condição de “escola castigo” e passou a ser “escola modelo”. O estudo mostra os vários reveses pelos quais esta escola passou e deixa claro que, com a atitude de professores dedicados e o comprometimento das famílias, é possível resgatar a dignidade de docentes e educandos e oferecer melhores perspectivas.

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Descrição

Currículo do autor:

Wolmer Ricardo Tavares é mestre em Educação e Sociedade. Especialista em Educação Ambiental e Patrimonial. Especialista em Análise de Negócios e Informação, especialista em Análise de Sistemas. Escritor, congressista, palestrante e professor universitário.
Para mais informações, acesse: www.wolmer.pro.br
Contatos:
E-mail: wolmertavares@gmail.com
Facebook: wolmertavares
URL: www.wolmer.pro.br

Sumário:

Apresentação
Família
1.1 A omissão da família
1.2 Socialização
1.3 Família: exemplo para o educando
1.4 Família: a gênese do caráter
1.5 Accountability
1.6 Disciplina
Educação e escola
2.1 Visão sociológica
2.2 Corrupção e educação
2.3 A deseducação no Brasil
2.4 Atrofia da curiosidade
2.5 Desigualdades sociais
2.6 Ostracismo
2.7 Entre a pedagogia e a administração
2.8 Buraco negro na educação pública
2.9 A escola e o seu papel social
2.10 Ecopedagogia: mais que um modismo
Devir e protagonismo social
3.1 Devir na educação
3.2 Cultura de aprendizado
3.3 Tecnologia da informação para o desenvolvimento cognitivo e não “emburrecimento” de nossos educandos
3.4 Educação Pública: teoria do conflito
3.5 Do sujeito néscio ao sujeito cognoscente
3.6 Observando os hipócritas
3.7 Controle de pensamento
3.8 A idiotização dos alunos das escolas públicas elitiza as escolas federais
3.9 O Ensino Público defenestrando a educação brasileira
Docência: profissão ou serviço de utilidade pública?
4.1 Educação versus Sacerdócio
4.2 Importância do professor para o desenvolvimento do país
4.3 Docência: mais que um descaso dos políticos
4.4 Educação é também um ato político
4.5 Profissão Perigo
4.6 Inversão de valores
4.7 Docência: infeliz realidade
4.8 Psicólogo da Educação: um profissional que faz a diferença
4.9 Docência e a Sociedade do Conhecimento
Escola que fez a diferença: estudo de caso
5.1 Escola e comunidade escolar: parceria perfeita
5.2 Escola Municipal Jair Noronha
REFERÊNCIAS

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

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