Descrição
Currículo das autoras:
Beatriz Acampora e Silva de Oliveira
Psicóloga – CRP 05/32030
Jornalista. Arteterapeuta. Professora da Universidade Estácio de Sá.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8083783572894169
Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira
Psicopedagoga. Arteterapeuta. Especialista em Educação Infantil. Professora da Universidade Estácio de Sá.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4830432551005073
Maria Clara Montalvão de Oliveira (Clara M. O.) – poesias do livro
Militante da vida. Atriz. Estudante de Ciências Sociais da UFF.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1864562012858279
Sumário:
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
SEÇÃO 1
Por que as crianças são maltratadas?
A sociedade discute a educação sem violência
SEÇÃO 2
Medo ou admiração?
Aprendizagem por reforço
A criança agredida cria estratégias comportamentais
SEÇÃO 3
A agressão não é um bom caminho
A agressão Psicológica
O estresse em função da agressão
SEÇÃO 4
A transferência para outras “mães”
O reflexo no rendimento escolar
Ouvindo crianças, jovens e adultos que já apanharam
SEÇÃO 5
Construindo Laços familiares por meio do afeto positivo
Famílias funcionais
Como educar sem bater
SEÇÃO 6
Pedagogia Positiva (não violenta): estabelecendo limites realistas e adequados
Exemplos de combinados e regras que podem dar certo
Algumas dicas para que a parceria entre família e escola prospere
SEÇÃO 7
Filho não é saco de pancada
A quem denunciar maus-tratos contra crianças e adolescentes
Comentando alguns artigos do ECA que contribuem para a discussão
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO
Lei Menino Bernardo
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