Descrição
Currículo da autora:
Camila Lima é mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora no Colégio Pedro II e integrante da Rede de Formação Docente: Experiências e Narrativas (Rede Formad). Apresenta experiência na área da Educação com ênfase em Educação de Surdos, Educação Infantil, inclusão e formação docente.
Sumário:
Coleção Educação e Surdez: alteridade e diferença
APRESENTAÇÃO: MAS COMO É QUE CHEGUEI AQUI?
1. CAMINHANDO COM A PESQUISA: (CON)VERSÕES, DESVIOS E PERCURSOS
1.1 Pesquisar com professores(as): investigação educativa e cotidiano escolar
2. EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM BREVE PASSEIO PELAS HISTÓRIAS INVISIBILIZADAS
2.1 A invenção da surdez e seus desdobramentos na educação
2.2 Como são consideradas as pessoas surdas? Pensando políticas públicas para a educação de surdos de 2001 a 2011
2.2.1 Resolução n.º 2/2001 – Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
2.2.2 Lei n.º 10.436/2002 – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais; Decreto n.º 5.626/2005 – Regulamentação da Lei de Libras
2.2.3 Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – 2008
2.2.4 Resolução n.º 4/2009 – Diretrizes Operacionais para o AEE na Educação Básica, modalidade Educação Especial
2.2.5 Decreto n.º 7.611/2011 – Dispõe sobre a Educação Especial, o AEE e dá outras providências
2.3 “Ela não sabia que as mãos mexiam”: A Libras como tática de resistência de praticantes
2.4 Inclusão escolar dos estudantes surdos: pontos e contrapontos
3. MERGULHANDO NAS NARRATIVAS DOCENTES: O QUE ELAS DÃO A LER E PENSAR?
3.1 Inclusão e seus rumos nos cotidianos escolares: leituras minhas, delas, nossas
3.2 Língua Portuguesa: a língua que “falta” aos surdos?
3.3 Encontros, gestos, acontecimentos: (des)aprendizagens docentes com os estudantes surdos
4. PALAVRAS PARA DAR A LER E PENSAR: NOTAS PARA UMA CONCLUSÃO… TALVEZ!
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.