Descrição
Currículo do autor:
Vitor da Fonseca é professor catedrático agregado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Mestrado em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade de Northwestem (Evanston – Chicago).
Especializado em Psicopedagogia, Neuropsicologia e Psicomotricidade, tem sido responsável clínico ao longo de 30 anos, em vários centros de observação e reeducação psicoeducacional privados, dedicados a crianças com atrasos de desenvolvimento e a crianças com as mais diversas dificuldades desenvolvimentais.
Desenvolve ações de formação há vários anos com professores, psicólogos, médicos e terapeutas no país e no estrangeiro, especialmente no Brasil.
É autor de várias obras e artigos no domínio da Psicomotricidade, da Antropologia, das perturbações do desenvolvimento, das dificuldades de aprendizagem, da estimulação precoce, da educação especial e inclusiva, da Psicopedagogia geral e especial, da Neuropsicologia e da educação cognitiva, publicados em Portugal e no estrangeiro.
É formador especializado pela Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação (com sede em Paris), pela qual foi distinguido com o título de professor Honoris Causa em 2010.
Exerce consultoria clínica e realiza conferências e cursos de formação especializada em perturbações do desenvolvimento, Psicomotricidade, dificuldades de aprendizagem, educabilidade cognitiva e Neuropsicopedagogia.
Sumário:
- – Introdução à noção de Praxia como paradigma entre o Psiquismo e a Motricidade
- – Concepção neuropsicológica da praxia em Wallon
- – Concepção neurofuncional da praxia em Luria
- – As três unidades funcionais e os sete módulos psicomotores da Organização Práxica
4.1. – Concepção Sistémica da Praxia e da Dispraxia
4.2. – Primeira Unidade da Tonicidade e da Postura
4.2.1. – Módulo da Tonicidade
4.2.2. – Módulo da Postura
4.3. – Segunda Unidade da Somatognosia e da Ecognosia
4.3.1. – Módulo da Lateralização
4.3.2. – Módulo da Somatognosia
4.3.3. – Módulo da Ecognosia: objeto, espaço e tempo
4.4. – Terceira Unidade da Planificação e da Execução Práxica
4.4.1. – Módulo da Praxia global (macropraxia)
44.2. – Módulo da Praxia fina (micropraxia)
- – Implicações da Organização Práxica para a avaliação dinâmica e para a Intervenção
5.1. – Implicações para a Avaliação Psicomotora Dinâmica
5.2. – Implicações para a Intervenção Psicomotora (reeducativa e o terapêutica)
Avaliações
Não há avaliações ainda.