Descrição
Currículo da Autora:
Ana Maria de Albuquerque Lima
Psicóloga, formada pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1999, trabalha na área de inclusão digital. Consultora do Programa de Atenção às Dependências Químicas, da Universidade de Brasília – PRODEQUI/UnB.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Parte I
Inovações tecnológicas do século XX e a democratização da Internet
Capítulo 1: Inovações tecnológicas do século XX
1.1 – Origem da Internet: um pouco de história
1.2 – Web participativa: como surgiu?
1.3 – You Tube: como tudo isto começou?
1.4 – Redes Sociais: O que são? Para que servem?
1.4.1 – Orkut
1.4.2 – Facebook
1.4.3 – Twitter
1.5 – Software Livre: como surgiu?
1.6 – Futuro da Internet: Para onde caminhamos?
Capítulo 2: Democratização da Internet.
2.1 – Democratização do acesso à rede mundial de computadores
2.2 – O uso da Internet por jovens no Brasil e no mundo
Parte II
Principais riscos que os jovens enfrentam ao usar as tecnologias digitais
Capítulo 3 – Bullying tradicional e sua relação com o cyberbullying
3.1- Bullying tradicional: principais características
3.2- Cyberbullying e sua relação com o bullying tradicional
3.3- Estatísticas sobre cyberbullying no Brasil
3.4 – O fenômeno do cyberbullying em outros países
3.4.1- Canadá
3.4.2 – Estados Unidos
3.4.3 – Finlândia
3.4.4 – Japão
3.3 – Cyberbullying, complexidade e ecologia da ação
Capítulo 4 – Prevenção ao cyberbullying
4.1 – Orientando pais e professores
4.1.2 – Sintomas das vítimas de cyberbullying
4.1.3 – Alguns sinais dos agressores de cyberbullying
4.2 – Outras sugestões aos pais e professores
4.3 – Dicas para crianças menores de oito anos
4.4 – Dicas para crianças entre 9 e 12 anos
4.5 – Dicas para adolescentes entre 13 e 15 anos
4.6 – Dicas para adolescentes entre 16 e 18 anos
4.7- Dicas de prevenção ao cyberbullying nas escolas e nos telecentros
4.8 – Trabalho de prevenção com educadores realizados pela Safernet
4.9 – Dicas de enfrentamento às práticas de cyberbullying
Capítulo 5 – Características dos comportamentos de risco online
5.1 – Exposição a conteúdos online problemáticos
5.2 – Sobrecarga de informações (Overload)
5.2.1- Principais características da sobrecarga de informações
Capítulo 6 – Uso patológico de jogos eletrônicos e outros aplicativos
6.1 – Características dos jogos online
6.2 – Jogos violentos
6.3 – Jogos e saúde
6.4 – Jogos educativos
6.5 – Características do uso patológico dos jogos eletrônicos
6.6 – Sintomas do uso patológico dos jogos eletrônicos
6.7 – Fatores de risco pessoais
6.8 – Fatores de risco ambientais
6.9 – Fatores de risco sociais
6.10 – Alguns sinais de alerta
6.11 – Medindo o grau de dependência de jogar na rede
6.12 – Fatores de proteção
6.13 – O que fazer quando se detecta o uso patológico da rede?
Parte III
Usos saudáveis e criativos das tecnologias digitais
Capítulo 7 – Criatividade em ambientes enriquecidos pelas tecnologias digitais
7.1 – Aspectos teóricos da criatividade
7.1.1 – Modelo sistêmico da criatividade
7.1.2- Teoria do investimento
7.2 – Criatividade em ambientes enriquecidos pelas tecnologias digitais
7.3 – Características das escolas criativas na era da inclusão digital
7.3.1- Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
7.3.2 – Colégio Dante Alighieri em São Paulo
7.4 – Experiência inovadora de políticas públicas de inclusão digital
7.4.1 – Projeto Um Computador por Aluno
7.5 – Características dos jovens criativos e talentosos
7.6 – Barreiras à criatividade
Capítulo 8 – Outros recursos disponíveis
8.1 Bullying tradicional
8.2 Cyberbullying e uso seguro da Internet
Referências
Anexos
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