Descrição
Currículo dos Autores:
Adriano Vargas Freitas
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática e Ciências Contábeis. Professor do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Educação Básica da Unigranrio. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática direcionada para a Educação de Jovens e Adultos.
Lígia Silva Leite
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Doutorado Em Educação – Temple University (1990) e Pós-Doutorado em TecnologiaEducacional – Universidade de Pittsburgh (1994). Atualmente é orientador do programa de doutorado em educação – Nova Southeastern University (EUA), vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT),professora adjunto do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Mestrado Profissional em Avaliação, da Fundação CESGRANRIO, e da Nova Southeastern University (EUA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas:educação a distância, tecnologia educacional, ensino-aprendizagem, formação de professores, construção de conhecimento e avaliação. Possui também livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior.Considerações iniciais
CAPÍTULO 1 – A EDUCAÇÃO E A ESCOLA NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA
1.1 – A sociedade tecnológica
1.2 – Formar o cidadão globalizado e incluído na sociedade tecnológica
1.3 – Novos currículos para escolas interativas
1.4 – Formação do professor e currículo: uma íntima ligação
1.5 – As políticas públicas e os novos papéis do professor
1.6 – O professor brasileiro e a sociedade tecnológica
1.7 – Homo Sapiens, Homo Faber ou Homo Zappiens?
1.8 – Projetando uma escola onde caiba o mundo
CAPÍTULO 2 – O PROJETO CONEXÃO PROFESSOR
2.1 – Breve panorama das escolas e dos professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro
2.2 – Conexão Professor: implementação do projeto, história e embates
2.3 – A reação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro ao projeto Conexão Professor
2.4 – Algumas vozes, no Plenário e no Governo
2.5 – A voz do Professor
CAPÍTULO 3 – ENCONTROS COM PROFESSORES
3.1 – O começo da conversa
3.2 – A reação dos professores em relação ao recebimento do laptop
3.3 – Segunda parte do encontro: Entrevistas
3.3.1 – Entrevista: Professor Marcos
3.3.2 – Entrevista: Professora Eliane
3.3.3 – Entrevista: Professor Renato (não recebeu o laptop seguindo determinação do SEPE)
3.3.4 – Entrevista: Professora Patrícia (representante da Direção da unidade escolar Selecionada)
3.3.5 – Entrevista extra: Professor Rodolfo e o projeto “Quadro Digital”
3.3.6 – Entrevista extra: Professor Gilson e o projeto de uma empresa multimídia
3.4 – Considerações a respeito das entrevistas
CAPÍTULO 4 – CONCLUSÕES E ALGUMAS RECOMENDAÇÕES
4.1 – Algumas considerações
4.2 – Considerações finais
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.