Descrição
Currículo do organizador:
Vilson Sérgio de Carvalho
Brasileiro. Carioca. Doutor em Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela mesma universidade (1997). Graduado e licenciado em Psicologia pela UFRJ. Trabalha como professor da AVM Faculdade Integrada do Rio de Janeiro desde 1998, atuando nas áreas de docência, pesquisa e desenvolvimento, nos âmbitos do ensino presencial e a distância com ênfase em diferentes temáticas, como Ensino Superior, Educação Ambiental, Psicologia, Didática e Práticas de Ensino. Já publicou alguns livros e vários artigos nessas áreas e atuou em projetos de relevância na área ambiental. Seu trabalho mais recente está relacionado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas no NIEP/AVM – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas da AVM Faculdade Integrada onde tem estudado os potencias e possibilidades da interface entre Educação Ambiental e Educação a Distância.
Sumário:
PREFÁCIO
Vilson Sérgio de Carvalho (org.)
PARTE I – AS REFLEXÕES
DESAFIOS À DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR VIA EAD
Vilson Sérgio de Carvalho
FAVORECENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DAS NOVAS TICS
Glória Jesus de Oliveira
QUANDO O(A) DOCENTE TAMBÉM É DISCENTE: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE TICs e TACs
Ana Paula da Silva Conceição Oliveira
A DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DA EDUCAÇÃO: UMA INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Vilson Sérgio de Carvalho
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Leonardo Silva da Costa
EDUCAÇÃO AMBIENTAL A DISTÂNCIA EM AÇÃO: VALORIZANDO A REALIDADE AMBIENTAL DO ALUNO NA AVM FACULDADE INTEGRADA
Fernanda Sansão Ramos Mattos
SABERES E COMPETÊNCIAS DO(A) PROFESSOR(A) EM CONTEXTOS DE EaD
Reginaldo Guedes
DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL: O CASO DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA AVM FACULDADE INTEGRADA
Fábio Maia
SER TUTOR(A)-EDUCADOR(A) NO ÂMBITO DA EaD
Ana Paula da Silva Conceição Oliveira
Vilson Sérgio de Carvalho
PARTE II – A PESQUISA
Vilson Sérgio de Carvalho
1. DE ONDE PARTIMOS
2. CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A INTEFACE EA/EaD
3. O PAPEL DA EaD NO ENSINO SUPERIOR
4. OBJETIVOS DA PESQUISA: GERAL E ESPECÍFICOS
5. HIPÓTESE
6. JUSTIFICATIVA
7. DA EQUIPE DE PESQUISA
8. DOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO
9. O UNIVERSO PESQUISADO: A AVM FACULDADE INTEGRADA: SEUS CURSOS, RECURSOS E PERCURSOS
10. DA METODOLOGIA DA PESQUISA ADOTADA
11. DA ANÁLISE DOS RESULTADOS
12. CONCLUSÕES GERAIS
13. REFERÊNCIAS
14. DOCUMENTOS CONSULTADOS
ANEXOS
Avaliações
Não há avaliações ainda.