Interfaces Entre a Educação a Distância e Educação Ambiental

R$80,00

ISBN 978-85-7854-300-6

Organizador: Vilson Sérgio de Carvalho

Formato: 17x24cm

200 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014

Resumo:

Para melhor entender o valor dessa obra e sua abordagem, propomos uma rápida reflexão: Imaginem dois temas bastante instigantes no âmbito da Educação, como Educação Ambiental e Educação a Distância. Pensem por um instante sobre a considerável teia de relações que poderia existir entre esses dois campos de tal modo que um se beneficie do outro. Visualizem por fim um grupo de professores e pesquisadores de diferentes áreas de estudo que abraçaram o desafio de estudar a fundo essa teia desvelando sua riqueza e complexidade.
Este livro é o resultado de um esforço coletivo de responder esses questionamentos por meio do desenvolvimento de uma pesquisa no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas (NIEP) da AVM Faculdade Integrada. Esperamos que esta obra sirva de base a novos estudos e, principalmente, a novos questionamentos.

Descrição

Currículo do organizador:

Vilson Sérgio de Carvalho
Brasileiro. Carioca. Doutor em Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela mesma universidade (1997). Graduado e licenciado em Psicologia pela UFRJ. Trabalha como professor da AVM Faculdade Integrada do Rio de Janeiro desde 1998, atuando nas áreas de docência, pesquisa e desenvolvimento, nos âmbitos do ensino presencial e a distância com ênfase em diferentes temáticas, como Ensino Superior, Educação Ambiental, Psicologia, Didática e Práticas de Ensino. Já publicou alguns livros e vários artigos nessas áreas e atuou em projetos de relevância na área ambiental. Seu trabalho mais recente está relacionado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas no NIEP/AVM – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas da AVM Faculdade Integrada onde tem estudado os potencias e possibilidades da interface entre Educação Ambiental e Educação a Distância.

Sumário:

PREFÁCIO
Vilson Sérgio de Carvalho (org.) 

PARTE I – AS REFLEXÕES
DESAFIOS À DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR VIA EAD
Vilson Sérgio de Carvalho
FAVORECENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DAS NOVAS TICS
Glória Jesus de Oliveira
QUANDO O(A) DOCENTE TAMBÉM É DISCENTE: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE TICs e TACs
Ana Paula da Silva Conceição Oliveira
A DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DA EDUCAÇÃO: UMA INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Vilson Sérgio de Carvalho
EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Leonardo Silva da Costa
EDUCAÇÃO AMBIENTAL A DISTÂNCIA EM AÇÃO: VALORIZANDO A REALIDADE AMBIENTAL DO ALUNO NA AVM FACULDADE INTEGRADA
Fernanda Sansão Ramos Mattos
SABERES E COMPETÊNCIAS DO(A) PROFESSOR(A) EM CONTEXTOS DE EaD
Reginaldo Guedes
DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL: O CASO DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA AVM FACULDADE INTEGRADA
Fábio Maia
SER TUTOR(A)-EDUCADOR(A) NO ÂMBITO DA EaD
Ana Paula da Silva Conceição Oliveira
Vilson Sérgio de Carvalho

PARTE II – A PESQUISA
Vilson Sérgio de Carvalho
1. DE ONDE PARTIMOS
2. CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A INTEFACE EA/EaD
3. O PAPEL DA EaD NO ENSINO SUPERIOR
4. OBJETIVOS DA PESQUISA: GERAL E ESPECÍFICOS
5. HIPÓTESE
6. JUSTIFICATIVA
7. DA EQUIPE DE PESQUISA
8. DOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO
9. O UNIVERSO PESQUISADO: A AVM FACULDADE INTEGRADA: SEUS CURSOS, RECURSOS E PERCURSOS
10. DA METODOLOGIA DA PESQUISA ADOTADA
11. DA ANÁLISE DOS RESULTADOS
12. CONCLUSÕES GERAIS
13. REFERÊNCIAS
14. DOCUMENTOS CONSULTADOS
ANEXOS

Informação adicional

Peso 350 g
Dimensões 24 × 17 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?