Descrição
WENDEL FREIRE
Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Consultor em Gestão do Conhecimento, em Comunicação Empresarial e em Educação e Tecnologia. Coordenou projetos de educação corporativa e de educomunicação. Foi coordenador pedagógico e diretor geral de instituições de ensino e professor de Ensino Superior. Autor e coautor de artigos e livros, entre eles Tecnologia e educação: as mídias na prática docente e Gestão no ensino superior: governança internacional, ambos publicados pela Wak Editora.
CRISTIANE PARENTE
Jornalista. Professora. Doutora em Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Consultora e assessora de projetos em Educação, Comunicação e Educação Midiática. Sócia-fundadora da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. É “Jornalista Amiga da Criança”, um reconhecimento do Unicef e da Ong ANDI por seu compromisso com a educação e os direitos de crianças e adolescentes.
RAPHAEL KAPA
Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel, mestre e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professor em instituições de ensino no Rio de Janeiro. Como repórter especializado em Educação e Política, já atuou na Band, Jornal O Globo e na Agência Lupa. Foi vencedor do prêmio ExxonMobil (Esso) na categoria Educação e finalista no prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo (Gabo) na categoria de Inovação.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 9
CULTURA DIGITAL 11
TELAS E FENDAS 29
Paradigma cartesiano-newtoniano 31
“Grades” curriculares 32
Telas digitais no/do cotidiano escolar 39
MÁQUINA DO MUNDO 43
Reprodutibilidade digital 45
Telas lenitivas 48
TELAS E AUTORIAS 53
Apropriações docentes da midiamorfose 56
Cultura digital no universo escolar 63
A produção no consumo 65
BNCC E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA 69
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA 79
Olhares e leituras que interpretam o mundo 82
Muitos conceitos, um objetivo 84
Mídia e participação 91
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
[PARA UMA DEMOCRACIA DIGITAL] 93
APONTAMENTOS PRÁTICOS 103
Combate à desinformação 106
Proteção em tempos digitais 110
Objetos de ensino e aprendizagem 111
REFERÊNCIAS 121
Avaliações
Não há avaliações ainda.