Educação Midiática – Para uma democracia digital

R$56,00

ISBN 978-65-86095-11-1

Organizadores: Wendel Freire, Cristiane Parente e Raphael Kapa

Formato: 14x21cm

124 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020

Resumo:

“Trabalhar com mídia é assunto de escola rica”. Essa frase, que não é nada incomum de ser ouvida nos mais diferentes fóruns, traduz o desconhecimento sobre a relação entre mídia e educação. Escolas públicas no Complexo do Alemão, na Cidade de Deus e na Rocinha, todas são comunidades no Rio de Janeiro com desafiadores cotidianos, trabalham com essa didática, há anos. O assunto que sugere ter cores modernas, por incrível que pareça, é antigo, mas não datado.

“Não entendo de tecnologia, não sei gravar nem muito menos editar um vídeo”, disse-me uma professora da rede pública estadual do Acre. Outro engano é acreditarmos que, da noite para o dia, precisamos nos tornar produtores de conteúdo tal qual vários estudantes nossos. O trabalho com mídia e educação nos propicia entendermos as inúmeras veias do processo em vez de só nos atermos ao produto final.

Em “Carolina”, Chico Buarque diz que a protagonista não quis ver as maravilhas que passavam. Parafraseando, a professora e o professor que não quiserem observar a força desse debate pedagógico tendem a se isolarem em janelas cada vez mais ultrapassadas. Independentemente se pobres ou ricos, vivemos com uma geração de estudantes com sinapses makers. São meninos e meninas, de idades diversas, que querem questionar, produzir e colaborar com nossas aulas. Eles estão cantando “eu bem que avisei, vai acabar”. E aí, Carolina?

 

Thiago Gomide

Mestre pela FGV. Trabalha há mais de 10 anos com mídia-educação. Foi assessor especial na MultiRio e, hoje, é coordenador de projetos educativos na Rio Filme e professor de roteiro no NAVE.

 

Categoria:

Descrição

WENDEL FREIRE

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Consultor em Gestão do Conhecimento, em Comunicação Empresarial e em Educação e Tecnologia. Coordenou projetos de educação corporativa e de educomunicação. Foi coordenador pedagógico e diretor geral de instituições de ensino e professor de Ensino Superior. Autor e coautor de artigos e livros, entre eles Tecnologia e educação: as mídias na prática docente e Gestão no ensino superior: governança internacional, ambos publicados pela Wak Editora.

CRISTIANE PARENTE

Jornalista. Professora. Doutora em Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Consultora e assessora de projetos em Educação, Comunicação e Educação Midiática. Sócia-fundadora da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. É “Jornalista Amiga da Criança”, um reconhecimento do Unicef e da Ong ANDI por seu compromisso com a educação e os direitos de crianças e adolescentes.

RAPHAEL KAPA

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel, mestre e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professor em instituições de ensino no Rio de Janeiro. Como repórter especializado em Educação e Política, já atuou na Band, Jornal O Globo e na Agência Lupa. Foi vencedor do prêmio ExxonMobil (Esso) na categoria Educação e finalista no  prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo (Gabo) na categoria de Inovação.

 

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO            9

CULTURA DIGITAL         11

TELAS E FENDAS          29

Paradigma cartesiano-newtoniano          31

“Grades” curriculares        32

Telas digitais no/do cotidiano escolar         39

MÁQUINA DO MUNDO        43

Reprodutibilidade digital          45

Telas lenitivas         48

TELAS E AUTORIAS        53

Apropriações docentes da midiamorfose          56

Cultura digital no universo escolar      63

A produção no consumo        65

BNCC E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA          69

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA           79

Olhares e leituras que interpretam o mundo           82

Muitos conceitos, um objetivo      84

Mídia e participação         91

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

[PARA UMA DEMOCRACIA DIGITAL]      93

APONTAMENTOS PRÁTICOS        103

Combate à desinformação      106

Proteção em tempos digitais        110

Objetos de ensino e aprendizagem         111

 

REFERÊNCIAS       121

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?