Ciclos em Revista Vol. 3 – A aprendizagem em diálogo com as diferenças

R$54,00

ISBN 978-85-88081-91-8

Organizadora: Andréa Rosana Fetzner

Formato: 14x21cm

148 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2008

Resumo:

Este terceiro volume da publicação ‘Ciclos em Revista’ traz contribuições para o trabalho com turmas escolares heterogêneas em conhecimentos, por meio do estudo de algumas questões, como – Quais são as possibilidades pedagógicas de trabalho com a heterogeneidade? Quais práticas têm sido desenvolvidas pelas professoras e pelos professores, por meio da concepção de trabalho com as diferenças? Como a mediação pedagógica realizada nas escolas tem interferido no escritor e no leitor que temos formado? Quais as alternativas para um trabalho escolar compartilhado, cooperativo e solidário? Qual o espaço escolar para a transformação das relações sociais? Os diferentes textos foram trazidos por autores que, desde a pesquisa e o ensino, tentam dialogar com as diferenças e contribuem com um dos maiores desafios das experiências de organização escolar em ciclos o trabalho com a heterogeneidade.

Categoria:

Descrição

Currículo da organizadora:

Andréa Rosana Fetzner

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Formada em Ciências Sociais e pesquisadora na área de educação sobre os temas: ciclos, currículo, cultura escolar e avaliação. Tem vários artigos publicados e, além de organizadora da Coleção Ciclos em Revista, pela Wak Editora, publicou, pela Editora Mediação, “Ciclos de Formação, uma proposta transformadora”.

Sumário:

Apresentação

Andréa Rosana Fetzner

Utilizar pedagogicamente as diferenças entre alunos: uma prática de tutoria entre iguais

David Duran

O avesso do avesso: (re)construindo práticas pedagógica por meio da heterogeneidade

Delma Marcelo dos Santos

Mediações pedagógicas no processo de produção de textos

João Wanderley Geraldi

Diálogo das diferenças no cotidiano da sala de aula: interrogações para o processo de ensinar e aprender?

Carmen Sanches Sampaio

Possibilidades de mediação pedagógica em uma escola ciclada

Virgínia Louzada Launé

Possibilidades para o trabalho cooperativo na educação física e na escola

Marcos Miranda Correia

A prática da docência compartilhada e os conselhos de classe como dispositivos pedagógicos implicados na constituição do aluno

Maria Luisa M. Xavier; Clarice Salete Traversini;

Maria Bernadette Castro Rodrigues;

Nádia Geisa Silveira de Souza;

Lisandra Veiga dos Santos;

Sarah Louise Sonntag; Tatiani Prestes Soares.

Escola em ciclos, processos de aprendizagem e intervenções pedagógicas: algumas reflexões

Jefferson Mainardes

Resenha: IMAGENS QUEBRADAS – (trajetórias e tempos de alunos e mestres), de Miguel Arroyo.

Ivam Martins de Martins

 

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?