Descrição
Currículo da organizadora:
Andréa Rosana Fetzner
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Formada em Ciências Sociais e pesquisadora na área de educação sobre os temas: ciclos, currículo, cultura escolar e avaliação. Tem vários artigos publicados e, além de organizadora da Coleção Ciclos em Revista, pela Wak Editora, publicou, pela Editora Mediação, “Ciclos de Formação, uma proposta transformadora”.
Sumário:
Apresentação
Andréa Rosana Fetzner
Utilizar pedagogicamente as diferenças entre alunos: uma prática de tutoria entre iguais
David Duran
O avesso do avesso: (re)construindo práticas pedagógica por meio da heterogeneidade
Delma Marcelo dos Santos
Mediações pedagógicas no processo de produção de textos
João Wanderley Geraldi
Diálogo das diferenças no cotidiano da sala de aula: interrogações para o processo de ensinar e aprender?
Carmen Sanches Sampaio
Possibilidades de mediação pedagógica em uma escola ciclada
Virgínia Louzada Launé
Possibilidades para o trabalho cooperativo na educação física e na escola
Marcos Miranda Correia
A prática da docência compartilhada e os conselhos de classe como dispositivos pedagógicos implicados na constituição do aluno
Maria Luisa M. Xavier; Clarice Salete Traversini;
Maria Bernadette Castro Rodrigues;
Nádia Geisa Silveira de Souza;
Lisandra Veiga dos Santos;
Sarah Louise Sonntag; Tatiani Prestes Soares.
Escola em ciclos, processos de aprendizagem e intervenções pedagógicas: algumas reflexões
Jefferson Mainardes
Resenha: IMAGENS QUEBRADAS – (trajetórias e tempos de alunos e mestres), de Miguel Arroyo.
Ivam Martins de Martins
Avaliações
Não há avaliações ainda.