Ciclos em Revista Vol. 4 – Avaliação, desejos, vozes, diálogos e processos

R$84,00

ISBN 978-85-7854-019-7

Organizadora: Andréa Rosana Fetzner

Formato: 14x21cm

252 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2008

Resumo:

Neste livro são apresentadas discussões que buscam responder- O que pretendemos e o que é possível pretender com a avaliação escolar?; Qual avaliação a escola propõe-se a praticar?; Qual avaliação ela diz praticar e qual avaliação efetivamente ela pratica?; Quais os limites da ação avaliativa na escola?; O que mobiliza nossas práticas?; A que processos e resultados temos chegado?

Categoria:

Descrição

Andréa Rosana Fetzner

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Formada em Ciências Sociais e pesquisadora na área de educação sobre os temas: ciclos, currículo, cultura escolar e avaliação. Tem vários artigos publicados e, além de organizadora da Coleção Ciclos em Revista, pela Wak Editora, publicou, pela Editora Mediação, “Ciclos de Formação, uma proposta transformadora”.

Sumário:

Apresentação
Andréa Rosana Fetzner

PARTE I
A AVALIAÇÃO E O DESEJO DE CONTROLAR O OUTRO NA ESCOLA
A mediação em contexto pedagógico – contributos de uma leitura psicanalítica em educação
Filipa Seabra e José Augusto Pacheco

Dar voz, silenciar, tomar a palavra. Democratização e subalternidade na avaliação escolar cotidiana
Maria Teresa Esteban

PARTE II
DAS POSSIBILIDADES DE AVALIAR SEM REPROVAR
Avaliação sem reprovação: elementos para o debate
Claudia de Oliveira Fernandes

Compreendendo o exame nas escolas (não) seriadas
Karla Righetto Ramirez de Souza

Avaliação escolar no ensino organizado em ciclos
Márcia Aparecida Jacomini

PARTE III
VOZES DA ESCOLA
Progressão continuada e avaliação: o que dizem os alunos?
Paulo Arcas

Inventar e investigar: a luta cotidiana por aprender a ler e a escrever a palavramundo na escola
Luciana Alves

Professores e ciclos: o que muda na prática docente?
Isabela Bilecki da Cunha

PARTE IV
DIÁLOGOS ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS
Da avaliação classificatória às práticas avaliativas participativas: esta migração é possível?
Andréa Rosana Fetzner

Avaliação na escola de ciclos de formação: teoria – prática
Jussara Margareth de Paula Loch

Dos saberes, dos conhecimentos – e da avaliação…
Ivam Martins de Martins

PARTE V
SOBRE PROCESSOS AVALITIVOS E RESULTADOS
As escolas com ciclos e seus resultados no processo de ensino-aprendizagem
Elba Siqueira de Sá Barreto

Ciclos: inclusão escolar?
Sandra Zákia de Sousa

Avaliação da aprendizagem e escola em ciclos: uma revisão de literatura (2000-2006)
Jefferson Mainardes
Ana Cláudia Gomes

Informação adicional

Peso 0,350 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?