Ciclos em Revista Vol. 2 – Implicações curriculares de uma escola não seriada

R$54,00

ISBN 978-85-88081-77-2

Organizadora: Andréa Rosana Fetzner

Formato: 14x21cm

148 páginas

Ano de publicação: 1º edição – / 2º edição – 2007

Resumo:

‘Ciclos em revista’ propõe-se a publicar artigos de pesquisadores, professores e gestores que tenham como enfoque o desenvolvimento de propostas escolares não seriadas, contribuindo para o estudo e o aprofundamento de temáticas educacionais, como currículo, avaliação, gestão de tempos e espaços escolares, democratização da educação, com especial relevância para a democratização do acesso ao conhecimento, e a mediação pedagógica em ambiente escolar. Estes temas, abordados sob o enfoque de áreas, como História da Educação, Psicologia Escolar, Didática, Administração Escolar e outras afins, buscam, além do aprofundamento inerente ao processo de produção de conhecimento, criar um grupo nacional interligado pela nova área de interesse em que têm se constituídos os ciclos.

Categoria:

Descrição

Andréa Rosana Fetzner

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Formada em Ciências Sociais e pesquisadora na área de educação sobre os temas: ciclos, currículo, cultura escolar e avaliação. Tem vários artigos publicados e, além de organizadora da Coleção Ciclos em Revista, pela Wak Editora, publicou, pela Editora Mediação, “Ciclos de Formação, uma proposta transformadora”.

Sumário:

APRENSENTAÇÃO

ANDRÉA ROSANA FETZNER

PARTE I

REFERENCIAIS TEÓRICOS NÃO SERIADOS

1

CICLOS DE FORMAÇÃO. O QUE PESQUISAR E REFLETIR?

MIGUEL G. ARROYO

2

CURRÍCULO E CICLOS DE APRENDIZAGEM

ELIZABETH MACEDO

3

EDUCAÇAO POPULAR, ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E CICLOS: ALGUNS DESAFIOS ESCOLARES

ANDRÉA ROSANA FETZNER

4

FAZER A PONTE

JOSÉ PACHECO

5

CICLOS E REPETÊNCIA: BREVE INCURSÃO HISTÓRICA NO RENASCIMENTO E NO INÍCIO DA MODERNIDADE

CELSO DOS S. VASCONCELLOS

PARTE II

REFERENCIAIS PRÁTICOS DA ESCOLA EM CICLOS

6

ALFABETIZAÇÃO, REALIDADE LOCAL E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: RELATO DE UM TRABALHO EM CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO

MÔNICA PINHEIRO

7

PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

VIVIANE KELLY FARIAS DE SOUZA

8

CICLOS DE FORMAÇÃO NA REDE MUNICIAL DE ITABUNA (BA): REPERCUSSÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

IRAMAIA ROCHA DE SOUZA

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?