Descrição
Andréa Rosana Fetzner
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Formada em Ciências Sociais e pesquisadora na área de educação sobre os temas: ciclos, currículo, cultura escolar e avaliação. Tem vários artigos publicados e, além de organizadora da Coleção Ciclos em Revista, pela Wak Editora, publicou, pela Editora Mediação, “Ciclos de Formação, uma proposta transformadora”.
Sumário:
Apresentação
Andréa Rosana Fetzner
CICLOS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Ciclos de Formação: uma nova escola é necessária e possível
Jose Clovis de Azevedo
Progressão escolar e ciclos: fundamentos e implantação
Sandra Zákia Sousa, Andrea Steinvascher,
Ocimar Munhoz Alavarse, Paulo Arcas
A escola cidadã estruturada por ciclos de formação – reflexões sobre o projeto educacional do Município de Porto Alegre de 1989 a 2004
Maria Luisa Merino Xavier
CICLOS E REFERENCIAIS PEDAGÓGICOS
Mediação pedagógica – o papel do outro no processo ensino-aprendizagem
Carmen Sanches Sampaio
Desseriar o ensino: Qual currículo? Qual conhecimento?
Andréa Rosana Fetzner Krug
Escola em ciclos: uma escola inquieta – o papel da avaliação
Claudia de Oliveira Fernandes
CICLOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
A pesquisa sobre a política de ciclos no Brasil: panorama e desafios
Jefferson Mainardes
ANEXO
Programa do II Encontro Nacional das Escolas em Ciclos: a construção de uma outra escola é possível
Avaliações
Não há avaliações ainda.