Avaliação escolar – Da teoria à prática

R$70,00

ISBN 978-85-7854-010-4

Autoras: Josele Teixeira e Liliane Nunes

Formato: 14x21cm

232 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2008 / 2º edição – 2014

Resumo:

O tema que move este livro, composto por uma coletânea de textos, procura compreender alguns elementos que nos auxiliam a pensar a avaliação da aprendizagem enquanto um paradigma que deve vir a ser um processo de inclusão, que busca integrar o educando em seu contexto social.

Categoria:

Descrição

Currículo das autoras:

Josele Teixeira da Silva
Pedagoga pela UERJ. Especialista em Psicopedagogia (UCAM) e em Administração e Supervisão Escolar (UCAM). Professora de universidades particulares do Rio de Janeiro,nas disciplinas de Teoria da Aprendizagem, Avaliação Escolar, Gestão de Projetos, Didática e Orientação de Monografias.

Liliane Martins Nunes da Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela UCAM, em Alfabetização pela UFRJ. Professora do Ensino Fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro.

Sumário:

Prefácio

Introdução

I. – Ampliando a consciência do que fomos para transformar o que somos. O que diz a história da educação?

1. 1. – Conhecendo a História da avaliação por meio das contribuições de Michel Foucault

1.2- Do castigo à premiação: trilhando os percursos da avaliação no período Imperial

II – Atribuindo novos significados para a questão do erro no processo de aprendizagem

2.1 – O erro como fonte de reflexão

2.2 – A personificação do poder: apontamentos sobre a questão do erro no cotidiano escolar

2.3 – Mudanças de paradigmas: quando o erro se coloca a serviço da educação

III – Como e para que avaliar?

3.1 Avaliação um contexto paradoxal

3.2 Colocando em pauta a necessidade de uma avaliação formativa.

IV – Da somativa à diagnostica: os diferentes tipos de avaliação

4.1 – Os diferentes tipos de avaliação

4.1.1 – Avaliação diagnóstica

4.1.2 – Avaliação formativa

4.1.3 – Avaliação mediadora

4.1.4 – Avaliação somativa

V – Da teoria à prática: aspectos essenciais de uma avaliação formativa

5.1 – Professor como agente potencializador de uma Avaliação Democrática

5.2 – O papel do professor na Avaliação Formativa

VI – Uma perspectiva freiriana da avaliação: da divisão social à cidadania

VII – Avaliação no ciclo de formação: enfoques e trajetórias

7.1 – Ciclo de formação

7.2 – Currículo e avaliação no ciclo de formação

7.3 – Tecendo um olhar sobre a avaliação no primeiro ciclo de formação

7.4 – Promoção automática?

VIII – Técnicas de avaliação.

8.1 – Educando o olhar da observação: tecendo comentários sobre a importância do registro

8.2 – Oportunizando ao aluno de compartilhar sua aprendizagem – avaliando por meio de portfolio

8.3 – Rubricas: trazendo a objetividade para a avaliação

8.4 – Aprendendo a sentir para aprender avaliar – repensando a autoavaliação

8.5 – Alguns equívocos em relação à prova

IX – Histórias de sucesso: trazendo à tona exemplos que deram certo.

9.1 – Projeto Político Pedagógico e avaliação

9.2 – Conselho de Classe – um conselho feito pelos e com os alunos

Para não concluir

Anexo I – Modelo de Rubrica

Anexo II – Modelo de Registro

Anexo III – Modelo de Registro

Referências

Informação adicional

Peso 0,450 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?