Descrição
Currículo das autoras:
Josele Teixeira da Silva
Pedagoga pela UERJ. Especialista em Psicopedagogia (UCAM) e em Administração e Supervisão Escolar (UCAM). Professora de universidades particulares do Rio de Janeiro,nas disciplinas de Teoria da Aprendizagem, Avaliação Escolar, Gestão de Projetos, Didática e Orientação de Monografias.
Liliane Martins Nunes da Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela UCAM, em Alfabetização pela UFRJ. Professora do Ensino Fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro.
Sumário:
Prefácio
Introdução
I. – Ampliando a consciência do que fomos para transformar o que somos. O que diz a história da educação?
1. 1. – Conhecendo a História da avaliação por meio das contribuições de Michel Foucault
1.2- Do castigo à premiação: trilhando os percursos da avaliação no período Imperial
II – Atribuindo novos significados para a questão do erro no processo de aprendizagem
2.1 – O erro como fonte de reflexão
2.2 – A personificação do poder: apontamentos sobre a questão do erro no cotidiano escolar
2.3 – Mudanças de paradigmas: quando o erro se coloca a serviço da educação
III – Como e para que avaliar?
3.1 Avaliação um contexto paradoxal
3.2 Colocando em pauta a necessidade de uma avaliação formativa.
IV – Da somativa à diagnostica: os diferentes tipos de avaliação
4.1 – Os diferentes tipos de avaliação
4.1.1 – Avaliação diagnóstica
4.1.2 – Avaliação formativa
4.1.3 – Avaliação mediadora
4.1.4 – Avaliação somativa
V – Da teoria à prática: aspectos essenciais de uma avaliação formativa
5.1 – Professor como agente potencializador de uma Avaliação Democrática
5.2 – O papel do professor na Avaliação Formativa
VI – Uma perspectiva freiriana da avaliação: da divisão social à cidadania
VII – Avaliação no ciclo de formação: enfoques e trajetórias
7.1 – Ciclo de formação
7.2 – Currículo e avaliação no ciclo de formação
7.3 – Tecendo um olhar sobre a avaliação no primeiro ciclo de formação
7.4 – Promoção automática?
VIII – Técnicas de avaliação.
8.1 – Educando o olhar da observação: tecendo comentários sobre a importância do registro
8.2 – Oportunizando ao aluno de compartilhar sua aprendizagem – avaliando por meio de portfolio
8.3 – Rubricas: trazendo a objetividade para a avaliação
8.4 – Aprendendo a sentir para aprender avaliar – repensando a autoavaliação
8.5 – Alguns equívocos em relação à prova
IX – Histórias de sucesso: trazendo à tona exemplos que deram certo.
9.1 – Projeto Político Pedagógico e avaliação
9.2 – Conselho de Classe – um conselho feito pelos e com os alunos
Para não concluir
Anexo I – Modelo de Rubrica
Anexo II – Modelo de Registro
Anexo III – Modelo de Registro
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.