Avaliação psicopedagógica – História de um percurso

R$78,00

ISBN 978-85-7854-246-7

Autora: Anete Fernandes

Formato: 16x23cm

216 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2013

Resumo:
O livro “Avaliação Psicopedagógica” destina-se a todos os profissionais que trabalham com crianças, adolescentes e até mesmo adultos, com problemas de aprendizagem.
Para os iniciantes na área, pode ser interessante, pois é um modo de se introduzir na clínica. Para os profissionais mais experientes, fornece modos diferenciados de olhar para a questão dos problemas de aprendizagem.
O conteúdo do livro poderá interessar a psicopedagogos, psicólogos, estudantes de Pedagogia, Psicologia e Psicopedagogia.
O livro traz vários procedimentos que são utilizados no trabalho com indivíduos com problemas de aprendizagem, dentre eles, o Jogo de Areia, como um espaço potencial, em uma releitura do procedimento, a partir de um enfoque winnicottiano.

Descrição

Currículo da autora:

Anete Fernandes
Formada em Pedagogia pelo Mackenzie e em Psicologia pela PUC-SP. Mestrado em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, orientada pelo Professor Dr. Gilberto Safra. Formação em Psicopedagogia com Ana Maria Rodrigues Muniz (psicopedagoga Argentina). Formação em Psicanálise pelo Curso de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, em formação, na Sociedade Brasileira de Psicanálise winnicottiana. Professora e supervisora do curso de especialização em Psicopedagogia da PUC-SP. Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, na disciplina de Processos e Métodos de Investigação Psicológica I, II, III e IV.
Pertencente ao Departamento de Fundamentos de Educação da Faculdade de Pedagogia da PUC-SP.

Sumário:

Prefácio
Apresentação
INTRODUÇÃO
1 REFLETINDO A FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
1.1 A formação e suas repercussões na construção do ethos: uma concepção ética
1.2 O curso de Psicopedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1.3 Diagnóstico psicopedagógico: concepções teóricas
1.3.1 Concepção de diagnóstico psicopedagógico
1.3.2 A concepção psicanalítica de Piera Aulagnier
1.3.3 A concepção psicanalítica de Donald. W. Winnicott
1.4 Etapas do processo de diagnóstico psicopedagógico
JOGO DE AREIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO CONCEITO DE ESPAÇO POTENCIAL
2.1 Sobre o procedimento: Jogo de Areia − histórico e conceito
2.1.1 A caixa de areia
2.1.2 A areia
2.1.3 As miniaturas
2.1.4 Os slides
3 A CONCEPÇÃO DE JOGO
3.1 Concepção de jogo em Winnicott
3.2 O Jogo de Areia como espaço potencial
3.3 O Jogo de Areia na formação de sentidos
4 CENAS PSICOPEDAGÓGICAS: CONSTRUÇÕES A PARTIR DO JOGO DE AREIA
4.1 Construção de cenas psicopedagógicas
4.1.1 Cenas ilustrativas do processo vivido pelos alunos com o Jogo de Areia, durante a disciplina Diagnóstico Psicopedagogico
4.1.2 Retomada das cenas pela projeção de slides após uma semana
4.2 Palavras, frases, pensamentos, sentimentos: os alunos sintetizando as vivências no processo de diagnóstico, com o Jogo de Areia
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Dimensões 16 × 23 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?