Como Ensinar Bem e Avaliar Melhor

R$52,00

ISBN 978-85-7854-658-8

Autor: Hamilton Werneck

Formato: 14x21cm

116 páginas

Ano de publicação: 7º edição – 2024

 

Resumo:

Os tempos mudam, e Camões dizia: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; tudo muda”.

Assim acontece com alguns livros que podem perder o foco ao longo do tempo. Como ensinar bem e avaliar melhor é um título do livro correspondente à reformulação de um anterior, conhecido por Prova, provão, camisa de força da educação, que atingiu a nona edição.

Na verdade, o título do livro antigo e seu conteúdo careciam de mudanças, dado que o “provão” do Ministério da Educação já foi substituído, e algumas considerações sobre aspectos negativos de alguns professores avaliadores já estão superadas.

Do lançamento do livro até hoje, a questão da avaliação está muito mais ligada ao ato de ensinar em si, em que o bom professor, aquele que sabe ensinar, passa a ter problemas menores ao avaliar.

Assim, concebi um novo título dentro de uma nova forma de conteúdo, em que priorizei a questão do ensinar bem e que está intimamente ligada ao avaliar melhor. Enfoquei muito mais os professores-avaliadores em seus aspectos positivos porque reconheço que muito já se trabalhou em relação a erros.

Hoje, em nosso mundo educacional, sabemos bem o que não devemos fazer; importante se torna, então, buscar com persistência o que deve ser feito.

Está, portanto, em suas mãos, prezado professor e professora, uma visão reformula da, buscando melhor ensinar e avaliar.

 

Professor Hamilton Werneck

 

Descrição

Professor Hamilton Werneck é pedagogo. Administrador escolar. Orientador educacional. Professor para o Ensino Superior. Doutor em Educação pela Wester Christian University, USA. Autor de 29 livros, nove DVDs educativos. Ex-secretário de educação do município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Ex-conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Reúne experiências em educação desde as classes multisseriadas até a pós-graduação. Já proferiu mais de 2.300 palestras em todo o Brasil.

 

 

SUMÁRIO

PREFÁCIO …………………………………………………… 9

Reflexão de abertura ………………………………… 11

1 Por que os alunos não aprendem? …….. 17

2 o professor “João de Barro” (a metáfora de um excelente professor) …… 21

3 o castor (mais um professor excelente) …………………………………. 27

4 Professor-Abelha (um herói quase perfeito) ………………………… 33

5 Consequência do estudo errado ……………. 37

6 Mudando a imagem do educador ……… 43

7 Avaliando pela pergunta do aluno …….. 51

8 Avaliando pelo debate dos alunos …….. 55

9 Avaliando pela síntese verbal ………………. 61

10 Avaliando as diferenças das inteligências múltiplas ………………………. 67

11 Reforçando as diferenças …………………… 73

12 Avaliando pelas sínteses grupais ……… 79

13 Avaliando tarefas sequenciadas ……….. 85

14 Quando a prova é inevitável ……………… 93

15 A pergunta do professor ……………………. 97

16 Avaliando além do cognitivo …………….. 103

17 A autoavaliação de Deus ……………………. 111

Informação adicional

Peso 200 g
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?