Práticas para Avaliação Escolar

R$46,00

ISBN 978-85-7854-176-7

Autor: Geraldo Peçanha de Almeida

Formato: 14x21cm

108 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2012

Resumo:

Avaliar, valorar, dar valor, fazer avaliação, tudo é muito difícil. A avaliação é, sem dúvida, o campo mais espinhoso da escola. E isso não se deve ao fato de que não sabemos fazer, mas simplesmente porque temos medo de fazer. O medo vem da ideia preliminar de que faremos mal àquele que estamos avaliando caso ele não se sai bem. Assim tenho visto os processos de avaliação acontecerem. Sejam nas empresas ou nas escolas, os avaliadores costumam ter medo do resultado negativo da avaliação quando, na verdade, avaliar é justamente trazer o que tem efetivamente ali à tona, e se assim o é, tanto faz se o resultado for negativo ou positivo. A avaliação será um norteador para novas atitudes e novos procedimentos, todos com a finalidade de melhorar o indivíduo que se encontra no caminhar do processo.

Este livro traz um conjunto de instrumentos, sem medo, sem dogmas e sem rodeios. Alunos, professores e diretores escolares estão contemplados. Ele apresenta fichas, relatórios, atividades, modelos de provas, de testes, de avaliação cognitiva e até baterias de exercícios para verificar a aprendizagem a curto e médio prazo.

Estas contribuições não têm a intenção de serem totalizantes, mas de apresentar possibilidades concretas no caminho da avaliação que traz benefícios ao aluno.

As fundamentações, as intenções, as teorias e os argumentos filosóficos para cada instrumento são apresentados, quando possível, no item denominado – POSTURA DESEJADA.

Categoria:

Descrição

Currículo do autor:

GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.

Sumário:

APRESENTAÇÃO

O PROCESSO DE ESCOLHAS DE TÉCNICAS PARA AVALIAÇÃO ESCOLAR

Primeira sugestão de avaliação bimestral e composição de média final

Segunda sugestão de avaliação bimestral e composição de média final

Terceira sugestão de avaliação bimestral e composição de média final

ATIVIDADES PARA AVALIAR LEITURA E ESCRITA EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO: Primeiros anos do ensino fundamental de nove anos

Gêneros textuais em cada uma das séries – divisão para o trabalho de leitura

Gêneros textuais em cada uma das séries – divisão para o trabalho de escrita

EXEMPLO DE PROVAS USANDO GÊNEROS DO DISCURSO – anos iniciais

Provas para alunos de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos – final do primeiro semestre

Provas para alunos de segundo ano do ensino fundamental de nove anos – final do primeiro semestre

Provas para alunos de terceiro ano do ensino fundamental de nove anos – final do primeiro semestre

Provas para alunos de quarto ano do ensino fundamental de nove anos – final do primeiro semestre

EXEMPLOS DE ATIVIDADE PARA AVALIAR LEITURA EM VOZ ALTA, DO MÉTODO FONÉTICO

Tabela para reestruturação textual

PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA CÉLULA ESCOLAR

O que é bom e o que não é bom para a carreira de um profissional de educação?

Modelo de ficha para avaliação institucional do trabalho do professor

EXEMPLO DE PARECER DESCRITIVO QUE APRESENTA TODO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

Programa de apoio e de intervenção aos critérios avaliativos não atingidos pelo aluno

REFERÊNCIAS ACADÊMICAS PARA CONSULTA SOBRE O ASSUNTO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Informação adicional

Peso 180 g
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?