Aprendizagem Integradora e Inclusiva – Teoria e prática para uma escola criativa e para todos

R$94,00

ISBN 978-85-7854-512-3

Organizadoras: Maria Dolores Fortes Alves, Marilza Vanessa Rosa Suanno e Vera Lucia Pontes dos Santos

Formato: 17x24cm

256 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2021

Resumo

Este livro foi organizado a partir das palestras proferidas no Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras, Inovadoras e Inclusivas. As reflexões soam a partir do tema “saberes necessários para inteireza do ser”. O evento foi realizado em Maceió, com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com vários grupos de pesquisa sediados em vários pontos do país e a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), cujos estudos têm como denominador comum a teoria do pensamento complexo formulada e desenvolvida, originariamente, por Edgar Morin.

 

O livro traz contribuições para o alargamento de concepções sobre a educação e o ensino. Aborda temas sobre escolas criativas, estratégias de ensino e aprendizagem, formação de professores, educação especial, educação em vários níveis. Todos os temas estão ligados a formas de efetivação na escola da teoria da complexidade, da transdisciplinaridade e da ecoformação.

Os capítulos deste livro vêm reforçar a necessidade de os educadores brasileiros, além dos dissensos e divergências em torno de finalidades e de formas de funcionamento da escola e do ensino, buscarem uma pauta comum em torno da articulação dos conteúdos, das metodologias e das vivências dos alunos, visando ao desenvolvimento global da personalidade, em contraposição à visão instrumental, utilitarista e aligeirada de ensino corrente nas políticas educacionais brasileiras atuais. Especificamente, os temas abordados neste livro podem ajudá-lo no enriquecimento da formação inicial e continuada de professores de modo a empoderá-los no seu trabalho na escola e na sala de aula.

 

Categorias: ,

Descrição

Maria Dolores Fortes Alves

Professora de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL CEDU PPGE. Doutora e mestre em Educação: Currículo – PUC/SP-CNPq e UB (Barcelona). Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga – UNISA. Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Buenos Aires). Especialista em Educação em Valores Humanos. Líder do Grupo de Pesquisa PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras).

Marilza Vanessa Rosa Suanno

Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona – UH. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Vera Lucia Pontes dos Santos

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão e Planejamento Educacional (FATEC/PE) e em Tecnologias em Educação (PUC/RJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas. Pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação da UFAL, atuando na gestão do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (PROFORD).

 

SUMÁRIO

 

 

PREFÁCIO

José Carlos Libâneo…………………………………………………    21

 

 

APRESENTAÇÃO……………………………………………………….    29

 

 

 

CAPÍTULO 1

EDUCAR NA BIOLOGIA DO AMAR E DA

SOLIDARIEDADE

Maria Cândida Moraes……………………………………………..    37

 

        CAPÍTULO 2

UMA ESCOLA CRIATIVA EM TEMPOS DE CRISE:

ATITUDES E ESTRATÉGIAS

Maria Antònia Pujol-Maura………………………………………    57

 

        CAPÍTULO 3

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR E

PERSPECTIVAS DE AUTOFORMAÇÃO

Izabel Petraglia e Mariangélica Arone…………………………..    63

 

        CAPÍTULO 4

SABERES DOCENTES E INTERAÇÕES

SOCIOAFETIVAS EM ECOSSISTEMAS DIGITAIS

DE APRENDIZAGEM

Vera Lucia Pontes dos Santos,

Luís Paulo Leopoldo Mercado,

Maria Dolores Fortes Alves e

Maria Aparecida Pereira Viana……………………………………    77

 

        CAPÍTULO 5

ESTRATEGIAS DE APRENDIZAJE TRANSDISCIPLINAR

EN EL AULA UNIVERSITARIA: UN ACERCAMIENTO

A LA TEORÍA EDUCATIVA TRANSCOMPLEJA

Juan Miguel González Vlasco……………………………………    93

 

        CAPÍTULO 6

O ELOGIO DA EDUCAÇÃO: UMA ETNOPEDAGOGIA

POÉTICA ACOMPANHADA DE UM IMAGINÁRIO

SOBRE A VOCAÇÃO DE EDUCAR

Carlos Rodrigues Brandão…………………………………………   109

 

CAPÍTULO 7

PODEMOS (E DEVEMOS) OUSAR! VINTE ENSAIOS

E DEVANEIOS DE BUSCAS DE CAMINHOS EM RUMOS

EM DIREÇÃO A UMA OUTRA EDUCAÇÃO

Carlos Rodrigues Brandão…………………………………………   129

 

        CAPÍTULO 8

A LITERATURA TRANSCENDENDO AS DISCIPLINAS:

PROJETO DE ENSINO TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO

MÉDIO (CEPAE-UFG)

Allysson Fernandes Garcia, Glauco Roberto Gonçalves,

Marilza Vanessa Rosa Suanno e Vivianne Fleury de Faria….   139

CAPÍTULO 9

REDE INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRIATIVAS (RIEC):

DA ORIGEM À POLINIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS

EDUCACIONAIS TRANSDISCIPLINARES E

ECOFORMADORAS

Marlene Zwierewicz…………………………………………………   159

 

        CAPÍTULO 10

PROJETO SWADHARMA: ACOLHENDO O PROFISSIONAL

DA SAÚDE

Álvaro A. Schmidt Neto……………………………………………   171

 

CAPÍTULO 11

TENSÕES ENTRE BILINGUISMO, BICULTURALISMO

E POLÍTICA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Henrique Jorge Simões Bezerra, Giselle Silvestre de Jesus

e Marcela Marques de Queiroz……………………………………   177

 

CAPÍTULO 12

INCLUSÃO: UM DIREITO À CIDADANIA

Maria Dolores Fortes Alves e

Adalberto Duarte Pereira Filho…………………………………..   193

 

CAPÍTULO 13

REDE TEMÁTICA NA EJA DE MACEIÓ –

DIALOGICIDADE COMO EXPERIÊNCIA CURRICULAR

LIBERTADORA

Abdizia Maria Alves Barros, Marinaide Freitas e

Valéria Campos Cavalcante……………………………………….   203

 

        CAPÍTULO 14

PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS

E INOVADORAS: DESENVOLVENDO SABERES

NECESSÁRIOS PARA A INTEIREZA DO SER

Maria Dolores Fortes Alves, Karina de Mendonça Vasconcellos

e Marly do Socorro Peixoto Vidinha……………………………   229

 

        CAPÍTULO 15

REFLETINDO SOBRE A ESCUTA EMPÁTICA PARA OS

PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Maria Dolores Fortes Alves, Adalberto Duarte Pereira Filho

e Álvaro A. Schmidt Neto…………………………………………   243

 

Informação adicional

Peso 0,450 kg
Dimensões 17 × 24 × 04 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?